terça-feira, janeiro 29, 2013

SOLTANDO O VERBO




Olá meninas, terça feira linda para vocês.
Hoje eu trouxe um artigo excelente de Luciana Marinelli - Edição: MdeMulher e conteúdo do site CLAUDIA, onde se apresentou dicas para se perder - de vez - o medo de conversar em inglês.
O texto diz que quem passou anos estudando a língua e ainda não se sente à vontade com ela precisa deixar de lado as barreiras e soltar o verbo. Veja algumas dicas
Vamos ver os detalhes.
Acontece com muita gente. Você acha que deveria falar inglês com fluência invejável, já que estudou durante anos. Mas que nada. Diante de um simples "how are you?", a voz trava. Embora no currículo afirme que conhece o idioma, torce para que a entrevista de trabalho seja feita em português e fica gelada só de pensar em atender o telefone e ouvir um estrangeiro do outro lado da linha. Dessa forma, a língua fundamental no mundo globalizado vira uma barreira na hora de conversar com clientes, participar de seminários ou trocar ideias com profissionais do exterior.
É basicamente um problema psicológico, que não costuma afetar crianças nem quem começou a ter contato com a língua muito cedo. Mas atinge em cheio aqueles que foram aprender inglês seriamente só na idade adulta e hoje estão na fase mais agitada da carreira.
A única forma de quebrar a barreira é diminuir o grau de cobrança a si mesma, perder a vergonha e deixar de lado questões sem importância. Como o sotaque. Basta assistir a entrevistas nos canais de TV a cabo para notar que cada povo tem o seu jeito de falar. O inglês irretocável dos americanos e britânicos da gema já é quase uma lenda. Erros gramaticais também podem ocorrer. Fique atenta para corrigi-los, mas não deixe que brequem a comunicação. Até porque a impressão de que você é a única a não dominar a língua é ilusória. Dados do Grupo Catho mostram que só 44,62% dos executivos com cargo de gerência possuem fluência. Ou seja, se você falar mais devagar ou cometer alguns erros, apenas fará parte da maioria.
Faça a coisa certa
Além de aulas regulares, há outras maneiras divertidas de melhorar o inglês:
Aproveite os recursos do DVD para assistir a filmes com legendas em inglês. Você treina o ouvido e, ao mesmo tempo, confere a grafia das palavras.
Pegue a pipoca e sente-se em frente da TV para uma sessão de desenho animado com a tecla SAP acionada. O vocabulário é simples e você se familiariza com a língua.
Faça amigos estrangeiros em chats internacionais.
Ande com CDs de conversação no carro. Pintou um congestionamento, você mata o tempo treinando.
Tenha um caderninho sempre a postos para anotar palavras novas. Que tal 30 por semana? 
Em um mês serão 120. Em um ano, 1440.
Um excelente dia para todas e até amanhã.

Elas São Des
Por
Iris de Queiroz
Projetos Sociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário