quinta-feira, janeiro 03, 2013

DICAS E SUGESTÕES




Garotas, amigas e seguidoras do Elas São Des Blog, é com muita satisfação que saúdo a todas hoje.

Para as empreendedoras do projeto e as que estão na comunidade e no Mundo, eu trouxe as 7 dicas para resolver problemas com criatividade.

Pesquisador reúne sugestões baseadas em estudos e pesquisas de universidades para estimular a solução de problemas.

O crédito é dos especialistas do iG São Paulo aos quais desde já sou extremamente grata pela permissão da divulgação do seu conteúdo em nosso espaço.

Vejamos os detalhes.

Escreva, represente, discuta: atitudes que aumentam a criatividade e ajudam na solução de problemas.

O psicólogo Jeremy Dean, pesquisador da University College London, reuniu em seu blog 7 dicas - baseadas em pesquisas - para ter mais criatividade. E, com ela, resolver problemas mais facilmente. Acompanhe:

1. Pense no que poderia ter sido

Imaginar como as coisas estariam caso algo diferente tivesse acontecido - ou deixado de acontecer - ajuda a estimular a criatividade. Brincar com as possibilidades do famoso "e se...", de acordo com um estudo da Ohio University e da University of California, dobra sua capacidade de pensar criativamente.

2. Agarre mais de um problema de uma vez

Pode parecer estranho, mas lidar com dois problemas torna sua criatividade mais efetiva do que com um só por vez. Isso acontece porque as pessoas resolvem problemas de forma analógica - elas se lembram de algo parecido e utilizam a mesma fórmula. Mas é difícil se lembrar de fórmulas bem-sucedidas usadas há muito tempo, e debater-se com duas situações que exigem solução conjuntamente parece estimular essa analogia.

3. Escreva e substitua

Descreva o seu problema em palavras. Agora, reveja o texto e troque os verbos que você usou por outros mais genéricos. Parece simples, e é. Mas, segundo um estudo da Eastern Kentucky University, esse singelo expediente melhorou em até 100% a performance na solução de um problema. Tratar o problema em termos genéricos ajuda a mente a pesquisar uma solução analógica - ou seja, uma solução bem sucedida aplicada em uma ocasião anterior.

4. Use sinônimos e novas representações

Além da mudança nos verbos, representar o problema de formas diferentes pode ajudar. Analise o tipo de problema que você tem em mãos e descubra que tipo de estrutura ele apresenta. Esquemas, rabiscos e desenhos podem ajudar a tornar mais clara a natureza do problema - e, consequentemente, aclarar a solução.

5. Discuta, combata, brigue

Evitar o confronto não melhora a criatividade. Pelo contrário: quando as pessoas se envolvem em discussões, tendem a abrir um pouco mais sua visão. Quatro estudos da Universidade de Amsterdam, na Holanda, determinaram que a criatividade na solução de problemas pode ser fomentada pelos conflitos sociais, já que eles motivam a pessoa a agir focada em um objetivo.

6. Pare de sonhar acordada

"Incubar" ideias sem colocá-las em prática parece vantajoso, já que você imagina toda a solução e não gasta esforço algum. Parece natural que uma boa ideia surja neste momento de devaneios, mas ela provavelmente não será sequer percebida por você. É o que diz um estudo da University of Toronto.

7. Mude-se para outro país

A última sugestão é radical: mudar-se para um país estrangeiro e aprender a língua. Cinco estudos promovidos pela INSEAD, escola de administração na França, provam o vínculo entre a experiência de viver em outro país ao aumento da criatividade.

Um beijão para todas com votos de muito sucesso em 2013.

Elas São Des

Por

Iris de Queiroz

Projetos Sociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário