domingo, janeiro 13, 2013

O QUE REALMENTE FUNCIONA?




Olá meninas, lindo domingo para vocês.

Hoje vamos falar sobre o que funciona contra a celulite.

O crédito é do Site Minha Vida por Letícia Gonçalves.

A autora diz que antes de investir em tratamentos, precisamos ver  quais deles realmente trazem resultados.

Vejamos os detalhes.

Se você reclama de celulite, saiba que a queixa é parte da rotina de nove entre dez mulheres brasileiras, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. Como os furinhos tendem a piorar com o passar da idade, quanto antes você lançar mão de alternativas para combatê-los, menos surpresas desagradáveis terá na frente do espelho nos próximos anos. Mas tenha cuidado para não cair em mitos e investir dinheiro em tratamentos que não são específicos contra a celulite. Descubra o que funciona e o que pode ser deixado de lado para deter a celulite e passe o verão com a pele mais lisinha e saudável. 

Exercício físico: funciona

"A celulite se forma por causa do acúmulo de líquidos e de gorduras entre as fibras elásticas de sustentação da pele", explica a dermatologista Miriam de Oliveira, de São Paulo. Quando você pratica exercícios, principalmente aeróbicos, promove a queima de gordura e favorece a circulação, diminuindo a retenção de líquido. Isso previne celulite e ameniza o aspecto dos furinhos que já existem. 

Tratamento a laser: depende do tipo

A dermatologista Miriam explica que o laser aplicado na pele não funciona se for um tratamento mais profundo, já que a celulite é mais superficial. Já tratamentos a laser para corrigir varizes e vasinhos podem ter um efeito indireto na celulite. "Eles ajudam a melhorar a circulação, evitando o acúmulo de líquidos e o aumento de edemas que pioram a celulite", explica a profissional. Haverá uma diminuição dos furinhos, portanto, mas não tão eficaz quanto tratamentos específicos para esse problema. 

Alimentação: funciona

O que você coloca no prato pode favorecer o acúmulo de gorduras. Por isso, evite doces, massas, frituras e outras fontes de carboidratos simples e gorduras saturadas em excesso. "O refrigerante também é prejudicial, mas por causa da alta quantidade de açúcar, e não do gás", explica a dermatologista Luciana Macedo, diretora médica da Clinique des Arts, de São Paulo.

Um cardápio anticelulite pede saladas, alimentos integrais, frutas e alimentos que aumentam o metabolismo, são os chamados termogênicos, como chá verde, café e condimentos. "Mas vale lembrar que mesmo essas opções termogênicas precisam de moderação no consumo para não provocar ganho excessivo de peso", alerta Luciana.  

Produto à base de cafeína: funciona

Segundo a fisioterapeuta dermato-funcional Lucely Lustre, do Centro de Estética Alan Landecker, em São Paulo, a cafeína estimula a queima de gordura nas células da pele e impede que elas acumulem mais gorduras que darão origem à celulite. Para acertar na escolha desses produtos, consulte um dermatologista antes de comprá-los. 

Lipoaspiração: não funciona

Esse tratamento é indicado para remodelar o corpo, mas não serve para emagrecer ou eliminar celulites. "A vantagem é que, com o contorno corporal harmonizado, é mais fácil identificar a celulite e combatê-la", explica o cirurgião plástico Alan Landecker, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

O médico aponta outro procedimento cirúrgico que pode ser eficaz contra a celulite mais avançada (quando forma depressões na pele): a subcisão, que consiste na eliminação dos buraquinhos da pele e preenchimento do espaço deprimido com gordura do próprio corpo. "A recuperação da paciente costuma ser tranquila, mas exige cuidados especiais, como o uso de cinta compressiva por aproximadamente 30 dias", explica o cirurgião. 

Escova anticelulite: funciona

Prática e eficiente, a escova anticelulite ajuda a recuperar o contorno corporal e reduzir a celulite. "Além disso, ela resgata a firmeza da pele e combate a retenção de líquidos", afirma a fisioterapeuta dermato-funcional Taíssa Veronese, de São Paulo. Existem vários modelos diferentes que variam na forma de uso: com óleo, com a pele seca, durante o banho, entre outros. 

Produto com ácido retinoico: funciona

"O ácido retinoico tem o poder de ativar a circulação, estimular a formação de colágeno e reorganizar as fibras elásticas da pele que foram danificadas pela exposição solar", explica Taíssa Veronese. Como resultado, a pele fica mais lisa e firme, com menos linhas e ondulações. O uso desse produto, porém, precisa ser associado a outras técnicas de combate à celulite. 

Autobronzeador para disfarçar a aparência: funciona

Cremes autobronzeadores não eliminam a celulite, mas ajudam a disfarçar o aspecto dela. "A tonalidade mais escura da pele deixa menos visível o problema", afirma Lucely Lustre. Ganhar uma pele morena por causa da exposição ao sol não é recomendado, já que os raios solares podem aumentar a incidência de câncer de pele e acelerar o aparecimento de rugas. Mesmo com protetor solar, evite ficar muito tempo com o corpo exposto ao sol.

Saúde para todas e até amanhã.

Elas São DES

Por

Iris de Queiroz

Projetos Sociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário