domingo, abril 24, 2011

REAVALIANDO SEU CONTEXTO DE VIDA!!


E aí Meninas Poderosas do Elas São Des Blog como estão vivenciando este domingo de Páscoa?

Hoje essa reflexão cabe exatamente no perfil de todas vocês que ralam todo dia para melhorar a vida e juntamente com essa ralação toda cometem excessos.

O artigo muito esclarecedor vem do site Dicas De Mulher com texto de Luciana Kotaka. Ela é Psicóloga e especialista em Transtornos Alimentares desenvolve seus trabalhos há mais de 14 anos, nos esclarecendo hoje sobre as Mulheres multifuncionais

Ela afirma que os diversos papéis que as mulheres desenvolvem pode gerar estresse e obesidade

Quem já não conhece uma amiga, vizinha, irmã que vive correndo contra o tempo, ou mesmo você, estressada, sem tempo para cuidar de si mesma?

Com a entrada da mulher no mercado de trabalho, acabou somando mais uma identidade entre os seus diversos papéis desempenhados por elas diariamente.

O despertador toca pela manhã, caímos da cama, e correndo nos arrumamos, tiramos filhos da cama, de olho no relógio, onde os ponteiros parecem estar caminhando rapidamente.

Enfrentamos o congestionamento, deixamos os filhos na escola, e chegamos no trabalho já cansadas. Em cima da mesa papéis, e muitos e-mail na caixa de entrada para responder. Estresse total!

No meio desse turbilhão de emoções e responsabilidades, o estresse gerado pelas múltiplas atividades, o corpo pede socorro, pois o sedentarismo em conjunto com uma má alimentação, pode levar a um quadro de obesidade.

Porém temos dificuldades em organizar nosso tempo, e abrir uma brecha para podermos respirar, e até mesmo fazer nada, com o objetivo de se desligar por algumas horas e olhar somente para si mesmo.

Segundo Lucia Malagris no livro O estresse está dentro de você, é preciso reconhecer seu padrão de comportamento, identificar as características presentes, refletir sobre os efeitos deste padrão para sua qualidade de vida e o que você pode estar perdendo, experimentar o desejo de mudar e efetivamente mudar.

Faz-se necessário uma reavaliação do seu contexto de vida para que se encontre um equilíbrio entre o trabalho e as atividades que lhes proporcionam prazer, para que desta forma, possam alcançar equilíbrio com momentos de alegria, com trocas afetivas com família e amigos, deixando a comida como um momento necessário em nosso dia a dia, mas não como o prato principal.

Um lindo dia para todas, lembrando que não é bom exagerar no almoço de hoje.

Elas São Des

Por

Iris de Queiroz

Coordenadora do Projeto

Nenhum comentário:

Postar um comentário