segunda-feira, abril 11, 2011

PARA A MAMÃE QUE AMAMENTA!!


Bom dia queridas amigas do Elas São Des Blog, saúde e luz para todas neste dia maravilhoso.

Hoje vamos falar da Alimentação da mãe durante o aleitamento materno.

Um artigo de Anna Christina Castilho, do site B Bel – Um Estilo de Vida.

O texto inicia afirmando que é preciso estar atenta a alimentação, pois o que você ingere é o que o seu filho ingere.

Acompanhem por favor.

Na fase da amamentação a mãe deve estar atenta à sua alimentação para suprir as necessidades de energia, proteínas, vitaminas e minerais necessários neste período tão especial. Para estreitar as relações entre a mãe e o bebê, o ideal é que o aleitamento materno comece em menos de uma hora após o nascimento.

Benefícios do aleitamento materno

O leite materno garante a imunoproteção ao bebê, pois é um alimento completo que contém os nutrientes nas quantidades ideais e biodisponíveis ao bebê (exceto pela vitamina D que deverá ser suplementada como recomenda a Academia Americana de Pediatria).

Amamentar fortalece a relação e o vínculo com a mãe, reduz o risco de otite, gastroenterite, asma e infecções do trato respiratório, protege contra alergias e intolerâncias, reduz o risco da criança desenvolver diabetes tipo 1 e 2, doenças cardiovasculares, hipertensão, hipercolesterolemia, obesidade e leucemia.

Vale lembrar que a OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda o aleitamento materno exclusivo durante os seis primeiros meses de vida do bebê.

Além das vantagens do leite materno aos recém-nascidos, a amamentação também traz benefícios para a mãe. Isso porque amamentar auxilia na perda de peso rápida e naturalmente, reduz as chances de complicações de saúde, como a síndrome metabólica, que engloba fatores de risco relacionados à obesidade e metabolismo, que podem indicar propensão à diabetes e a doença coronária, além de reduzir riscos de desenvolver câncer de ovário e de mama.

Quais alimentos consumir durante o aleitamento materno

O aleitamento aumenta o apetite da mãe que deverá consumir aproximadamente 500 calorias adicionais por dia enquanto estiver amamentando. Se estiver esperando gêmeos, a mãe vai precisar de 800 calorias adicionais por dia.

Fracione sua alimentação, não pule os lanchinhos!

Não pule os lanchinhos! Alimente-se bem.

Diariamente consuma alimentos fonte de cálcio (leite e derivados), mineral- que fortalece ossos e dentes- e alimentos ricos em ferro (carnes, vegetais verdes escuros, peixe, aves, feijão, grão de bico, sementes de girassol e abóbora), fundamentais no transporte do oxigênio para todo corpo.

alimentos para consumir durante o aleitamento materno.

O peixe fornece ácidos graxos ao leite materno que ajudam no desenvolvimento do sistema nervoso e da retina do bebê. Inclua-o pelo menos três vezes por semana na alimentação. Beba ao menos oito copos de líquidos diariamente (água, chá de ervas, sucos de frutas naturais, água de coco).

Quais alimentos não consumir durante o aleitamento materno

Adoçantes. Utilize o estévia que é natural ou o sucralose. Alimentos muito salgados como os enlatados, caldos industrializados, embutidos, defumados e industrializados. O excesso de sal no leite materno pode não agradar ao bebê. Uma dica para reduzir o sal da alimentação é não adicioná-lo no momento em que cozinha os alimentos. Prefira as ervas naturais e compre manteiga e queijos sem sal.

Alimentos muito condimentado.

Bebidas alcoólicas. O álcool penetra no leite rapidamente.

Café, chá preto, chocolate e refrigerantes a base de cola para evitar insônia e irritabilidade no bebê.

O mais importante durante o período da amamentação é você estar atenta às reações do bebê e se lembrar dos alimentos que consumiu no dia. Alguns bebês são sensíveis a determinado tipo de alimento que a mãe consome, mas é impossível saber previamente o que ele vai sentir e como ele vai reagir. Ele pode ficar agitado, ter cólicas ou apresentar alguma alergia. Por isso o ideal é optar por alimentos mais saudáveis e naturais

Abraçando a todas com muito carinho

Elas São Des Blog

Por

Iris de Queiroz

Coordenadora do Projeto

Nenhum comentário:

Postar um comentário