sexta-feira, abril 15, 2011

O SIGNIFICADO DA FESTA!!


Bom dia queridas amigas do Elas São Des Blog, neste dia maravilhoso nós queremos dividir com vocês o significado da festa da Páscoa. O artigo veio do site B Bel Um Estilo de Vida, já muito conhecido e apreciado por nós, com texto da equipe fabulosa do mesmo site.

Acompanhem por favor e aprendam hoje.

O texto afirma que esconder ovos de chocolate para as crianças e comer bacalhau são alguns dos rituais para comemorar a Páscoa, mas o que eles significam e por que são praticados? Para responder a essas questões, é preciso entender a origem da Páscoa.

Mesmo antes de Jesus nascer, os judeus já celebravam o Pessach, que é a Páscoa Judaica. Mas o significado é diferente no cristianismo.

Enquanto os cristãos comemoram a ressureição de Jesus Cristo, que representa a reunificação do espírito e do corpo do filho de Deus, os judeus festejam a libertação escravista do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II.

Para os judeus, a Páscoa significa passagem, e é comemorada durante oito dias, já para os cristãos significa celebrar uma nova vida. A data da Páscoa cristã varia anualmente, mas é sempre no primeiro domingo após a primeira lua cheia do outono, no hemisfério sul.

Símbolo dos últimos dias de vida de Jesus Cristo, sua morte e ressurreição para a vida eterna, a semana santa inicia-se no domingo de Ramos e termina no domingo de Páscoa.

O domingo de Ramos relembra a entrada triunfal de Jesus Cristo na cidade de Jerusalém, poucos dias antes de sofrer a paixão, crucificação e ressurreição.

É assim chamado porque o povo forrou o chão por onde Cristo passou com ramos de árvores e folhas de palmeiras nas mãos, o que causou a ira dos governantes que, temerosos de perder o poder, iniciaram uma trama para condenar Jesus à morte.

Rituais e a origem dos ovos

A Sexta-Feira Santa ou da Paixão é o dia em que os cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultamento de Jesus Cristo. Nesse dia não se celebra a Eucaristia, banquete sagrado em que a hóstia é entregue.

A Igreja pede aos fiéis que façam alguma penitência, em respeito à morte de Jesus Cristo, convidando-os ao jejum e abstinência da carne durante os quarenta dias que precedem a Páscoa, chamados de Quaresma. O prato principal do banquete de Páscoa costuma ser à base de peixes e frutos do mar.

A origem dos ovos de chocolate e da imagem do coelho está ligada à fertilidade (coelhos são animais que costumam ter uma grande prole). No Egito, o coelho também significava o nascimento de uma vida nova, e alguns povos da antiguidade o consideravam símbolo da lua.

É possível que esse simbolismo se dê pelo fato da lua determinar a data da Páscoa e pelo fato de podermos ver um "coelhinho" quando a lua está cheia.

A tradição de esconder ovos possivelmente veio da Alemanha. A lenda conta que uma senhora muito pobre, que não tinha como presentear os filhos, fez ovos de galinha cozidos e coloridos e os escondeu em um ninho no quintal. Desde então, a brincadeira de esconder os ovos é cultivada.

Para os alemães, os ovos dados no domingo de Páscoa trazem saúde e sorte o ano todo. Mas o ovo de chocolate como conhecemos hoje só se tornou comum no século XVIII, quando confeiteiros franceses decidiram inventar ovos mais gostosos para presentear.

Abraços para todas

Elas São Des

Por

Iris de Queiroz

Coordenadora do Projeto

Nenhum comentário:

Postar um comentário