sábado, abril 30, 2011

PRECOCE É NORMAL??


Olá meninas lindas do Elas São Des Blog, um sábado lindo para todas.

Fomos buscar no site Bolsa de Mulher, um artigo da própria redação, esclarecendo sobre menstruação precoce.

Acompanhem por favor.

Diz o texto que meninas que têm uma dieta rica em carne podem começar a menstruar antes que outras crianças. De acordo com pesquisa da Universidade de Brighton, na Grã-Bretanha, publicada pela revista especializada Public Health Nutrition, o alto consumo de carne pode preparar o corpo para a gravidez, desencadeando a puberdade antecipada. As informações são da BBC Brasil.

Os pesquisadores se basearam na comparação entre os hábitos alimentares de mais de 3 mil meninas de 12 anos. Com isso, descobriram ligação entre a dismenorréia antecipada e o consumo elevado de carne aos três anos (superior a oito porções por semana) e aos sete anos de idade (mais de 12 porções semanais).

A carne é considerada fonte de zinco e ferro, importantes para uma gravidez bem sucedida. As meninas foram separadas em dois grupos: as que já tinham começado a menstruar e as que ainda não tinham menstruado. As chances de se ter a primeira menstruação aos 12 anos de idade eram 75% maiores entre aquelas que comiam mais carne aos sete anos.

A menstruação antecipada está ligada também ao aumento do risco de desenvolver câncer de mama, segundo a pesquisa, a ligação se dá, provavelmente, pelo fato de estas mulheres estarem expostas a níveis mais altos de estrogênio.

Ainda de acordo com o estudo, no entanto, não é necessário de cortar a carne da dieta alimentar das meninas, mas moderar nas quantidades. As crianças estudadas na categoria de maior consumo exageravam na quantidade de alimentos.

Ao longo do século XX, a média de idade em que as meninas tem sua primeira menstruação caiu drasticamente e agora dá sinais de estabilização.

A melhora na nutrição da população e o crescente nível de obesidade infantil são fatores que aceleram o processo, por impactarem os hormônios diretamente.

Apesar de não levar o peso em consideração, a pesquisa confirma resultados de estudos anteriores que indicam que garotas com mais peso menstruam mais cedo.

Endocrinologistas britânicos afirmam que a primeira menstruação passou por grandes mudanças no último século e que a ligação com o consumo de carne em excesso é "plausível". Eles acreditam que o efeito da proteína nos níveis de hormônio são grandes influenciadores nos níveis de hormônio.

Abraçando a todas com muito carinho

Elas São Des

Por

Iris de Queiroz

Coordenadora do Projeto

Nenhum comentário:

Postar um comentário