terça-feira, abril 05, 2011

CADA UM NO SEU QUADRADO.


Olá companheiras lindas do Elas São Des Blog, saúde e prosperidade é o que desejamos para todas nesta terça feira de sucesso.

Nosso Assunto hoje vem do site Dicas de Mulher, num artigo fabuloso de Monica Hauck. Esta Diva é tudo de bom: Diretora Executiva do Grupo Solides, desenvolve pesquisa, produtos e soluções inovadoras na área de Gestão, com foco em Gestão de pessoas e processos. É também colunista e palestrante do site RH Portal.

Na oportunidade ela nos tras os perfis comportamentais como ferramenta de gestão de pessoas e da própria vida.

Acompanhem por favor e fiquem poderosas mais ainda, hoje.

Por incrível que pareça, até músicas extremamente populares e de cunho artístico duvidoso podem ter sua sabedoria. Aqui estou eu, começando meu dia e pensando no refrão: Ado aado cada um no seu quadrado…

Pois é. Cada pessoa tem seu quadrado e no mundo corporativo é melhor identificá-lo o quanto antes. Estou falando dos Perfis Comportamentais.

Segundo a metodologia Profiler, definimos os quatro perfis em Executor, Comunicador, Planejador e Analista. Proponho um exercício: Pense no seu trabalho, na sua equipe e tente colocar cada companheiro de trabalho no seu quadrado. Sim, aqui você pode colocar cada um no devido seu lugar!

O primeiro quadrado é o dos comunicadores. Sabe aquelas pessoas, entusiasmadas, amigáveis? Pessoas que gostam de contar histórias, são otimistas, mantém o escritório rigorosamente desorganizado e estão sempre gesticulando e sorrindo com os olhos.

Conseguiu identificar? Se ainda precisa de ajuda, pense no colega que sempre chama atenção nas festas e está sempre cercado de pessoas. Este é o comunicador.

Agora pense naquele colega líder, que toma a frente das coisas, normalmente se envolve com causas. Ele está sempre fazendo muitas coisas, com pressa e atrasado, é impaciente, impulsivo tenta tomar conta de tudo, é direto ao falar e mantém contato visual firme. Normalmente é o que vibra com cada desafio e mergulha neles de corpo e alma até conseguir o melhor resultado. Conseguiu identificar? Você acaba de descobrir que tem colegas executores.

Agora preste atenção: procure um colega mais reservado, pacífico, calmo, sempre disposto a ajudar. Aquela pessoa diplomática que pode ter um ritmo lento e reações mais demoradas. Este colega é um bom ouvinte e mantém a mesa bem organizada.

Achou? Estes são os queridos planejadores. Mas antes que você o eleja como o Perfil do ano, cuidado. Planejadores são vulcões que demoram a entrar em atividade, mas quando acontece, é melhor não estar por perto!

Agora só falta um quadrado. Este é silencioso, organizado metódico e perfeccionista. Tende a evitar o contato visual, Pode parecer “frio”, pouco expressivo, possui um questionamento preciso e lógico. Possuem poucos mas bons amigos e costumam ser muito leais, ao ponto do auto sacrifício. São pessoas sensíveis, calmas e prontas a organizar sua vida. Acabamos de identificar um analista.

Pronto. Agora que você já identificou os quatro perfis e os colocou nos devidos quadrados. É bom lembrar-se que as pessoas não podem ser enquadradas em apenas um perfil comportamental. Normalmente elas possuem dois perfis predominantes e rótulo nunca é bom.

Conhecer o perfil comportamental das pessoas é uma excelente ferramenta de gestão de pessoas e Gestão da própria vida! Você pode trabalhar o aumento de performance, Gestão de conflitos, Coaching e PDI.

Abraços para todas neste dia lindo.

Elas São Des

Por Iris de Queiroz

Coordenadora do Projeto

Nenhum comentário:

Postar um comentário