segunda-feira, janeiro 20, 2014

PROJETO EMPREENDENDO NA COMUNIDADE- EMANCIPANDO AS MULHERES DO BOLSA FAMÍLIA


REALIZADO EM 2012 - REALIZAÇÃO INSTITUTO PAJU COM A PARCERIA DA RAMEP.

O PROJETO CONSISTE EM LINHA DE CRÉDITO PELA CAIXA ECONÔMICA PARA AMPLIAÇÃO OU GERAÇÃO DE PEQUENOS NEGÓCIOS - PODENDO ACESSAR ESSA LINHA APENAS MULHERES DO PROGRAMA BOLSA FAMILIA OU INSCRITAS NO NIS (MESMO NÃO RECEBENDO O BOLSA FAMILIA)

Veja o resumo do projeto.

 - Metodologia.

O projeto caracteriza-se pelo desenvolvimento de um conjunto de ações integradas de promoção, formação e orientação de mulheres de baixa renda, tendo como objetivo a inclusão socio-produtiva, financeira e bancária destas pessoas.

A metodologia do projeto baseia-se nas tecnologias sociais para superação da pobreza extrema, desenvolvida pelo Instituto Palmas, replicada e ampliada pelo Instituto Pajú. Parte do princípio de que “ninguém supera a Pobreza sozinho e sem desejar supera-la”.

Por isso o projeto inicia com a divulgação dos “Encontros de mobilização, sensibilização e capacitação da comunidade” e a tomada de decisão da mulher em participar do evento no horário e local programado.
De forma em Geral, a metodologia segue as seguintes etapas de ações:

1 - Encontros de mobilização sensibilização e capacitação da comunidade: é a primeira capacitação que todos os beneficiários do projeto devem receber, respeitando-se a liberdade de quem não desejar participar. Para grupos de até 30 pessoas, 4 horas de duração, com o objetivo de orientar a organização de suas finanças pessoais e do empreendimento.

2 - Crédito Produtivo: Esse é o próximo passo do projeto. A mulher que participou do encontro, após conhecer a metodologia, procura um dos agentes locais e solicita um crédito produtivo.  É uma linha de crédito criada preferencialmente para as mulheres do Programa Bolsa Família, de contratação rápida e sem exigências. A mulher precisa apenas apresentar o cartão de beneficiária do programa ou seu registro do “nis” para que possa acessar a um primeiro crédito de até R$ 300,00 (trezentos reais), podendo evoluir até R$ 5.000,00 (cinco mil reais). As mulheres que conseguem liquidar seu crédito sem atraso, poderão renová-lo quantas vezes for necessário. Vale ressaltar que, embora a prioridade sejam para os beneficiários do Programa Bolsa Família, o projeto vai atender também outros empreendedores da Economia Popular e Solidária.

3 - Oficinas Pedagógicas: As mulheres que tiveram seu crédito aprovado participam destes encontros para até 25 mulheres por turma, 12 horas. A oficina tem o objetivo de orientar a organização de suas finanças pessoais e do empreendimento, refletir sobre as práticas cotidianas da economia solidária, do consumo consciente, da valorização da vida comunitária e associativa. É também um momento de “escuta” das dificuldades e conquistas das mulheres.
Cursos de Formação em gestão de empreendimentos: Este curso tem o objetivo de oferecer uma oportunidade a estas mulheres de gerenciarem melhor seu empreendimento com a formação em gestão de empreendimentos. Cada curso terá um total de 20 horas com a participação até 30 mulheres. É destinado as mulheres que fizeram o crédito e desejam melhorar e ampliar seus empreendimentos.

5 - Realização de seminários para Sensibilizar as mulheres para o cooperativismo e o associativismo: Após as formações de educação financeira as mulheres são orientadas a se organizarem em grupos setoriais. Realizados com mulheres que trabalham no mesmo ramo (artesanato, confecção, salões de beleza, culinária, entre outros) objetivando uma ação conjunta, com base na economia solidária tanto para a aquisição de produtos, como para a produção e comercialização em grupos produtivos, reduzindo custos e facilitando a comercialização.

6 - Acompanhamento dos grupos formados por consultores especializados: Durante 06 (seis) meses os grupos serão acompanhado por consultores especializados através de visitas diretamente aos grupos ou consultas por telefone, internet ou através do site do Instituto Pajú que terá uma área específica para isto.

8 - Feiras de comercialização dos produtos das mulheres apoiadas: Em cada município o projeto promoverá uma feira de economia solidária que irá expor e vender os produtos fabricados em empreendimentos que receberam crédito. A cada feira estima-se que em média 50 produtores estejam expondo seus produtos, desde pequenas indústrias domiciliares até prestadores de serviço. Estima-se um público de 2.000 pessoas visitantes a cada feira. Os empreendedores dos municípios próximos também podem participar.

9 - Seminários de Trocas de Experiências: A se realizar em novembro de 2012 em cada um dos municípios participantes, tem como objetivo maior mostrar os resultados do Credito Produtivo para as Mulheres do Bolsa Família e mobilizar gestores públicos da comunidade (municipal, federal, estadual), representantes do legislativo e sociedade civil para o fortalecimento e difusão da metodologia. Estima-se a participação de 150 pessoas, com 8 horas de trabalho, sendo 50 mulheres apoiadas, 50 gestores públicos, parlamentares ou representantes de organizações públicas, 50 membros das escolas e universidades locais.

10 - Encontro Regional em Fortaleza:


A se realizar em dezembro de 2012 em Fortaleza, pretende consolidar os resultados apresentados nos Seminários de Trocas de Experiências. Estima-se a participação de 200 pessoas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário