segunda-feira, janeiro 13, 2014

PARA SEMPRE?


Gente linda da Ramep bom dia, feliz segunda feira para vocês.

Hoje vamos aproveitar esta matéria que eu trouxe do iG/site Delas que nos apresenta as 10 lições para um casamento feliz.

Os articulistas dizem que manter o casamento feliz dá trabalho, mas não é impossível: tratar o companheiro sempre com respeito e manter o romantismo é essencial.

Vejamos as 10 dicas para se chegar lá.

Nos primeiros meses depois de casar, o relacionamento parece um conto de fadas: surpresinhas românticas, programas a dois e muita delicadeza são a regra. Com o passar do tempo, no entanto, é comum que os problemas do dia a dia interfiram na harmonia do casal e o que era motivo de alegria pode passar a ser dor de cabeça.

Mas manter o casamento feliz não é nenhum bicho de sete cabeças. Reunimos entrevistas e pesquisas que, em 10 passos, dão o caminho para um relacionamento duradouro e gostoso. Se está na hora de seu casamento passar por uma revisão, confira as lições abaixo.

1 - O valor dos pequenos gestos - É natural que, com o passar do tempo, os casais se acomodem com a rotina e deixem a paixão de lado – mas isso pode ser evitado. Para ter uma relação duradoura, é importante se empenhar e realizar pequenos gestos que reacendem a brasa do amor, como enviar mensagens românticas e positivas ao longo do dia. A psicóloga social Barbara L. Fredrickson, da Universidade da Carolina do Norte, sugere manter um diário de eventos positivos e negativos que acontecem entre você e seu parceiro, e se esforçar para aumentar a proporção dos positivos sobre os negativos, realizando pequenos gestos de amor.

2 - Não se acomode! - Quanto mais tempo de relacionamento, maior é a intimidade do casal. Toda essa proximidade pode acabar apagando a chama do amor, por conta do comodismo da situação. Um erro comum é não privilegiar o momento a dois: ao invés de checar as redes sociais e jogar videogame, que tal aproveitar para conversar sobre o dia ou trocar carinhos? Compartilhe interesses e momentos divertidos: “Muita gente mora sob o mesmo teto, mas não compartilha nada. Em função disso, não constroem uma relação”, aponta a terapeuta de casal Magdalena Ramos.

3 - Respeite os agregados - Se a vontade é levar o relacionamento adiante e construir uma vida a dois, vale lembrar que o parceiro traz consigo uma série de “bagagens”, como amigos e familiares, que devem estar presentes nessa nova fase. Fazer intrigas, apontar os defeitos dos amigos e criar uma relação negativa com a família do outro são erros fatais. “Tem que ser agregador nas relações familiares e sociais”, afirma o  psicólogo Luiz Alberto Hanns.

4 - Cuidar da saúde é cuidar do amor - Um estilo de vida mais saudável e menos estressante também é benéfico para o casamento. Um estudo apontou que se a saúde do casal vai bem, o relacionamento flui com mais tranquilidade e qualidade. "O casamento se mantém estável se estamos mal de saúde? O que descobrimos foi que existe uma relação entre a saúde e a felicidade nos dois grupos. Se eles estão bem de saúde, há mais felicidade", disse Cody Hollist, da Universidade de Nebraska, coautor da pesquisa.

5 - Mantenha a chama da paixão acesa - A história de que a paixão dura apenas por um curto período do relacionamento não é tão verdadeira assim, como afirmou um estudo. Casais de longa data mostraram que ainda se sentem apaixonados por seus parceiros – e o segredo deles não é coisa de outro mundo: carícias, maturidade e companheirismo mantêm viva a chama da paixão.

6 - Filhos mudam tudo – mas não podem mudar o amor - É inevitável: com a chegada dos filhos à vida do casal, o relacionamento acaba passando por uma série de mudanças. Para evitar desgastes, a dica é priorizar o diálogo e o companheirismo na nova fase, sem deixar o romantismo de lado. Embora a vida sexual do casal dê aquela desacelerada básica, também é importante que o casal se esforce para garantir que os momentos íntimos aconteçam ao longo da semana: “Diminuir a frequência sexual é normal, anormal é abdicar dos momentos a dois devido ao cansaço”, afirma o psicólogo Ailton Amélio.

7 - Discutir a relação – com calma – é essencial - O ato de “discutir a relação” não deve ser encarado sempre como algo prejudicial à relação, muito pelo contrário. Discordar do parceiro e enfrentar o conflito com maturidade e respeito faz com que os problemas sejam resolvidos logo no começo, evitando que eles se tornem ainda mais complicados lá na frente. Mesmo assim, vale lembrar que uma boa discussão se faz sem ofensas e gritaria.

8 - Não se iluda: é amor, não conto de fadas - Ter em mente que um casamento não é como nos contos de fadas ajuda a encarar as situações de crise com menos drama e mais maturidade. Problemas são comuns em todos os relacionamentos e não indicam uma falta de amor. Por isso, vale a pena não desistir no primeiro obstáculo e buscar uma solução na base do diálogo e da parceria.

9 - Uma noite da semana só para vocês - Para dar um respiro à rotina, uma boa estratégia é combinar com um parceiro uma noite da semana para namorar, sem amigos ou filhos a tira colo. Pode ser um jantar romântico, uma noite no motel ou algum outro programa divertido. Essa saidinha semanal ajuda a aumentar a satisfação do casal e mantém a chama da paixão acesa.

10 - Não deu certo uma vez? A segunda pode ser ainda melhor - A maturidade que advém de relacionamentos anteriores é fundamental para um casamento duradouro. Nesse estágio, o casal já sabe como lidar com as diferenças e defeitos um do outro, superando os obstáculos com mais facilidade. Equilíbrio e segurança também são um diferencial para o amor durar.

Beijão para todas e uma semana gloriosa, repleta de realizações.

Ramep

Por

Iris de Queiroz

Projetos Sociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário