quinta-feira, janeiro 23, 2014

PARA O MEU DIA SER FELIZ!!


Olá meninas lindas da Ramep, uma quinta feira formidável para todas.

Hoje quem ilumina nossa rotina é Giovanna Tavares - iG São Paulo – site Delas, apresentando as 11 ações para começar bem o dia.

A autora afirma que podemos conseguir uma postura saudável e disposta logo depois de acordar, investindo em um dia mais tranquilo e produtivo.

Vejamos os detalhes.

Insônia, café da manhã apressado, trânsito... Essas são apenas algumas situações que contribuem para que o dia comece estressante e agitado. Para garantir mais qualidade de vida à rotina, o segredo é buscar o equilíbrio e cuidar da saúde física e emocional, sem se deixar levar pela correria do dia a dia.

“Construir uma visão de mundo mais otimista e solidária é um jeito de amenizar o estresse e ter mais tranquilidade. Não é algo que acontece do dia para a noite, mas traz resultados positivos em longo prazo e que se manifesta na saúde do organismo”, afirma Ruth Yamada, psicóloga e especialista em qualidade de vida e bem estar.

Com um pouco de disciplina e organização, é possível driblar o mau humor e a indisposição para ter um dia – e uma vida – melhor. Confira nas dicas abaixo:

1. Ter um sono de qualidade

Uma boa noite de sono é fundamental para ter um dia produtivo. Mais do que a quantidade de horas, que varia muito de pessoa para pessoa, é importante a qualidade do sono – por isso, vale estabelecer um horário fixo para dormir e tomar um chá relaxante antes de se deitar. “Quando a pessoa não dorme bem, ela adoece e fica fora do prumo, atrapalhando a produtividade do dia seguinte”, explica Ruth Yamada.

2. Driblar o botão “soneca”

Não se render àqueles minutinhos extras de sono é uma saída para acordar com mais calma. “Quem levanta na pressa, atrasado, já acorda de mau humor e tende a ficar assim pelo resto do dia”, comenta José Carlos Carturan, especialista em medicina comportamental. Com o tempo livre, que antes seria gasto dormindo, é possível tomar um banho relaxante, praticar algum exercício e aproveitar o café da manhã com tranquilidade.

3. Alongar

“Alongar-se é como dar bom dia aos músculos e prepará-los para as atividades que virão”, comenta José Carlos. Para se aquecer, vale estender braços, pernas e as laterais do corpo, além de uma boa espreguiçada. Cerca de dez minutos já são suficientes para “acordar” os músculos com mais disposição.

4. Ter um bom café da manhã

A primeira e mais importante refeição do dia não deve passar em branco, mesmo que o dia seja corrido. Quem come qualquer coisa, sem levar em consideração nutrientes e vitaminas essenciais para o organismo, acaba ficando com fome mais rápido e, por consequência, mal humorado. Por isso, frutas, cereais e carboidratos integrais são importantes para começar o dia bem.

5. Cuidar da mente

A Neurociência já comprovou que sessões de meditação diárias garantem uma série de benefícios ao organismo. Meditar por vinte minutos diariamente, antes de ir trabalhar, ajuda a relaxar o corpo e preparar a mente para os compromissos ao longo do dia. “Mentalizar algo tem um efeito muito semelhante a uma situação real. Se eu penso em coisas agradáveis, meu cérebro interpreta isso como uma verdade e libera substâncias químicas que proporcionam o prazer”, explica José Carlos.

6. Cuidar do corpo

Depois de acalmar e preparar a mente, é importante exercitar o físico também, mas sem exagerar. Pela manhã, uma boa ideia é caminhar por pelo menos 30 minutos em algum parque ou fazer uma sessão de pilates ou yoga. A atividade física é revigorante para o organismo, pois há a liberação de endorfina e dopamina pelo cérebro, substâncias responsáveis pela sensação de relaxamento.

7. Ouvir música

Qualquer estímulo agradável, seja ele visual ou sonoro, faz com que o cérebro libere substâncias químicas que proporcionam prazer. Colocar suas músicas favoritas para tocar enquanto toma banho, se arruma e prepara o café da manhã é outra dica para ter um dia mais leve e feliz.

8. Tomar um banho

Não precisa ser nada de outro mundo, como vinte minutos na banheira com sais de banho. Uma ducha morna, logo depois de acordar ou de se exercitar, ajuda a despertar e relaxa os músculos, o que é ideal para se preparar para um dia agitado.

9. Focar nas metas

Preparar um planejamento semanal das tarefas contribui para um dia produtivo. “Quanto eu tenho em mente as tarefas do dia, já acordo motivado e comprometido, pois o foco é estimulante”, afirma José Carlos. Conforme as algumas metas forem sendo cumpridas, vale revisar o planejamento e agregar novas tarefas.

10. Ser gentil

É certo que não dá para ser feliz o tempo todo, todos os dias, mas um pouco de gentileza ao longo do dia também traz benefícios, tanto para quem sorri como para quem recebe o sorriso. “Nós andamos tão atarefados e individualistas que mal conseguimos nos colocar no lugar do outro. Sorrir mais e cumprimentar as pessoas com atenção são atitudes que atraem sentimentos bons e garantem um bem estar duradouro”, pontua Rita Yamada.

11. Respeitar seus próprios horários

Cada pessoa tem um período do dia quando trabalha com mais motivação. Por isso, é importante descobrir o horário perfeito para cumprir as atividades que exigem mais foco e energia, deixando as mais leves para depois, quando a mente estiver mais dispersa. “O que não dá para fazer é misturar esses horários e atividades, porque a atenção se perde. Também é preciso respeitar as pausas, como o horário de almoço”, reforça Ruth Yamada.

Beijão amigas e até amanhã.

Ramep

Por

Iris de Queiroz

Projetos Sociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário