segunda-feira, maio 13, 2013

SEU CHEIRO ATRAI OU REPELE?



Olá amigas e seguidoras da Ramep Blog, prosperidade para todas.

Nosso encontro hoje celebra o texto de Anita Porfírio, iG São Paulo nos ensinando a escolher o perfume o nosso perfume ideal.

A autora diz que com tantas opções no mercado, escolher o perfume perfeito pode ser muito complicado, nos mostrando dicas para que encontremos a nossa marca pessoal.

Vamos apreciar?

O mundo dos perfumes pode enlouquecer qualquer mulher. Os comerciais glamurosos, os frascos que parecem pequenas esculturas e o mais importante: as fragrâncias deliciosas. São tantas opções que a tarefa de escolher um cheiro para chamar de seu ficou complicada. Vale a pena comprar o perfume delicioso que a amiga usa? É uma boa ideia apostar no último lançamento, sem nem experimentar? 

Para Renata Ashcar, especialista em perfumes e autora do livro “Brasilessencia: A Cultura do Perfume” (Ed. Best Seller), as fragrâncias influenciam e refletem o nosso estado de espírito. Nos dias em que você acorda desanimada, por exemplo, um perfume cítrico pode levantar seu astral, já que esta família olfativa está intimamente associada à energia. Por outro lado, se a ocasião pede pela femme fatale que existe em você, os perfumes com notas de especiarias, conhecidos como orientais ou ambarados, estimulam o lado mais sensual da personalidade.

As essências ainda podem se encaixar nas famílias dos florais, dos amadeirados, dos aromáticos (ou fougères ), do chipre e do couro. Renata ressalta que os aromáticos são a família dos perfumes masculinos, pois “são aqueles cheiros típicos de relva, com um frescor particular muito apreciado pelos homens e trazem também um toque de madeira ao fundo que torna os perfumes bem viris e marcantes”. Ela ainda compara um bom perfume a uma sinfonia: várias notas se misturam em acordes que, se bem afinados, podem criar uma obra de arte. Essas notas se dividem em três categorias: as de saída, de cabeça e de fundo que, juntas, permitem a evolução do perfume ao longo das horas.

Com todas essas informações, a hora de escolher o seu frasco do coração pode parecer complicada, mas fique calma. Para ter certeza de que o cheirinho vai combinar com você - e não dar aquela dor de cabeça -, o ideal é borrifar o perfume e esperar uma hora para ver como ele se desenvolve na pele. César Veiga, coordenador do Núcleo de Avaliação de Fragrâncias d’O Boticário, ainda aconselha o teste de, no máximo, cinco fragrâncias em fitas de papel e, a partir dessa seleção, borrifar apenas três na própria pele. “Mais testes que isso podem confundir o olfato”, explica.

Veiga também destaca a importância de não se deixar levar pelo perfume da moda, pois a fragrância que ficou ótima em uma pessoa pode não combinar bem com a pele e estilo de vida de outra. É por isso, e não por curiosidade, que as atendentes costumam fazer uma pesquisa de personalidade quando vamos à perfumaria.

Assim que você escolher sua fragrância, também vale considerar se o ideal para você é um splash , uma colônia, um eau de toilette , um eau de parfum ou um perfume (ou extrato) propriamente dito. Segundo Fanny Moreau, perfumista proprietária do Mon Absolu, um ateliê de perfumes exclusivos em São Paulo, a concentração dos óleos essenciais é maior no perfume, mas isso não quer dizer que ele seja a melhor opção. Para o clima brasileiro, Fanny aconselha usar fragrâncias como as eau de cologne (colônias) e eau de toilette , pois a concentração em óleo essencial menor permite que a fórmula fique leve na pele.

Mesmo com tudo isso em mente, você ainda pode querer comprar aquele perfume famoso. Nesse caso, opte por um dos grandes clássicos da perfumaria, como os perfumes florais com óleo essencial de peônia, sugere Fanny. Essas fragrâncias são bastante versáteis e se adaptam a quase todas as ocasiões e tipos de pele.

Ao fim de toda essa busca, é normal se entusiasmar quando encontramos nossa assinatura perfumada. O problema é se empolgar demais com o borrifador e tomar aquele banho de perfume. Lembre-se: a fragrância deve ser sentida por pessoas a um metro de você. Pegue leve na hora de aplicar o perfume, assim, você atrai em vez de repelir os outros!

Um beijão de harmonia no coração de todas as poderosas da Ramep.

Ramep

Por

Iris de Queiroz

Projetos Sociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário