quinta-feira, abril 04, 2013

TENHA UM SALÁRIO MERECIDO



Meninas saúde e equilíbrio nesta quinta feira de sucesso.

Vamos falar hoje sobre Salário merecido: e como conquista-lo!

Os crédito são de Daniela Folloni e Isabel Malzoni - Edição: MdeMulher Conteúdo NOVA, ajudando-nos a conquistar o que hoje não está nada fácil: uma remuneração à altura do nosso talento.

1. A chefia só vai reconhecer financeiramente seu talento se você tiver uma boa proposta de emprego de outra empresa na manga.

Como driblar: É bem capaz que, para não perder você, seu chefe ofereça 10% de aumento e prometa um novo desafio. Mas pode ser que ouça dele um desanimador Não temos como cobrir. Além do mais, não é nada confortável ter de esperar uma proposta cair do céu toda vez que achar que seu salário está defasado. Para não ser dependente dessa disputa por seu passe, a bancária Claudia Jacomo Martinez, de 26 anos, faz com que os outros enxergassem seu talento de outra forma: valorizando o relacionamento. "Não significa simplesmente ser gente fina. Mas saber lidar com pessoas. Um exemplo: respondo aos pedidos que me fazem com prontidão.  Meu primeiro chefe me indicou para essa vaga que eu tanto almejava por acreditar no meu potencial. Meu salário aumentou 20% e agora tenho direito a bônus", diz, comemorando.

2. Mulheres ganham menos que os homens porque precisam se dividir mais entre vida pessoal e profissional quando se casam.

Como driblar: Aproveite enquanto não tem de se dividir tanto para se dedicar ao máximo e provar seu talento e sua competência. Principalmente nos momentos em que a companhia mais precisar de você, como fez a analista de importação Libni Cruz, de 26 anos. "Vi meu salário subir duas vezes. O aumento mais significativo que recebi, de 40%, foi resultado de um momento de crise, que levou muita gente a pedir demissão. Houve mudanças, de chefia e na distribuição de tarefas, que acabaram sobrecarregando todo mundo. A maior parte dos funcionários não aguentou a pressão e saiu. Eu não tinha hora para sair e assumi várias tarefas que não eram minhas. Mas hoje vejo que foi ótimo. Aprendi muito e fui reconhecida por ter me saído bem. Tanto que me promoveram a analista sênior justamente quando estava grávida", conta.

3. Para ganhar aumento, é preciso ser a queridinha da chefia.

Como driblar: Ter bom relacionamento com seu superior conta pontos, mas não é condição para ser reconhecida. A gerente de marketing Roberta Santanna, de 30 anos, investiu na seguinte estratégia: "Acumulei experiência em vários tipos de negócio e de área antes de me estabelecer em marketing, meu objetivo final", entrega.

4. Pedir aumento pode até pegar mal. O correto é dar o máximo de resultados e esperar, pois a chefia mais dia, menos dia vai se curvar ao seu empenho.

Como driblar: Ok, está errado dizer que precisa ganhar mais porque está endividada ou por outro motivo pessoal. Mas, se chegar à sala do chefe com uma proposta consistente de remuneração (leia-se: os dois lados são beneficiados), pode colher bons frutos, como fez a analista de marketing Adriana Pincherle, de 28 anos. "Fui designada para iniciar um setor de brindes na agência de publicidade em que estou há seis meses. Achei a proposta desafiadora, mas não escondi do meu chefe que achava o salário baixo. Combinei de começar com o pagamento previsto, mas negociar uma comissão passados os primeiros meses. Quando a conversa finalmente aconteceu, apontei os resultados que já havia conseguido e disse que estava tocando o departamento sozinha. Não titubeei em pedir o que achava justo, pois sabia que o máximo que poderia acontecer seria ouvir um não".

5. A empresa em que você trabalha não está em um mercado aquecido.

Como driblar: Veja por outro lado. Se a empresa não está em um mercado aquecido, provavelmente há menos funcionários disputando funções. "Eu sempre quis ser farmacêutica, mas, como não tinha o suficiente para bancar a faculdade, optei por um curso técnico e virei manipuladora de medicamentos", conta Michelle Marini, de 27 anos. "Embora essa profissão não seja tão ampla quanto a de farmacêutica, há pouca gente preparada no mercado", completa.

6. Antes de ir à sala do chefe

Falar do futuro, não do passado

Por que você merece um aumento? Provavelmente porque sua lista de realizações na empresa é enorme: ficou até mais tarde sempre que foi necessário, participou de projetos bem-sucedidos, deu ideias lucrativas e por aí vai. Mas quer saber? Seus feitos não vão render um contracheque mais gordo. A estratégia que enche os olhos do chefe é levar promessas para o futuro. Deixe a chefia com água na boca. Depois, diga que, para tal, precisa de melhores condições. Elas podem vir em forma de promoção, benefício (como carro para chegar cedo ao escritório) ou, melhor ainda, um salário que compense as horas a mais de trabalho...

Que tal pedir um curso em vez de 15% a mais?

Segundo Mac Nicol, pode ser mais vantajoso. "Quando a empresa investe em você, quer recuperar depois o investimento", explica ele. Ou seja, se ela paga um MBA, vai acabar envolvendo-a em projetos nos quais aplicará os novos conhecimentos, facilitando uma promoção. O que mais você ganha com isso? Negociar dinheiro é mais difícil do que um meio de se qualificar para continuar dando resultados ao negócio. E, além de incrementar o seu currículo, vai ganhar um salário indireto provavelmente superior ao aumento que receberia - uma especialização chega a custar 2,5 mil reais por mês.

Quando o aumento não vem mesmo:

"Talvez seja hora de demitir sua empresa", diz o professor de gestão de pessoas José Valério Macucci, do Ibmec-SP. Para se decidir, pense:

Vale a pena trocar o emprego perto de casa por outro duas horas, mesmo pagando 10% a mais? Abrir mão do chefe que ensina por outro mandão? 

Vantagens além do dinheiro também devem ser consideradas.

Você é reconhecida onde está? Recebe feedback? Se a resposta for sim, ótimo. Mostra que é respeitada. Agora, se nem sabe o que a chefia pensa, olho vivo. Pior ainda se perceber que alguém menos capacitado teve aumento e você não.

De olho no progresso meninas e até amanhã.

Ramep

Por

Iris de Queiroz

Projetos Sociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário