terça-feira, abril 02, 2013

COM O BOLSO CHEIO EM 2013





Olá meninas da Ramep, saúde e prosperidade para vocês.

Hoje falaremos sobre um plano de 31 dias para vocês se livrarem as dívidas.

O crédito é de Adriane Schultz - Edição: MdeMulher e Conteúdo NOVA.

A autora afirma que as despesas das últimas festas sociais ou religiosas tais como carnaval ou semana santa, não são desculpa para ter dívidas. Diz ainda que com este calendário, vocês vão encher a carteira e ficar ricas por todo o ano de 2013!

Continuando ela nos manda seguir uma dica por dia durante um mês para nos livrar-mos dos gastos desnecessários.

Vamos apreciar e aprender com a Diva.

1º Adeus, fiado

Guarde o cartão de crédito bem longe - vale até pedir para o namorado ou para a sua mãe escondê-lo. E não resgate o bendito. Isso evita as compras por impulso. Porque aquela calça amarela pode pesar na carteira e ficar anos no guarda-roupa.

2º Louca da lista

Anote as despesas para o mês (aluguel, gasolina...) e, na hora de listar os presentes, pense em um gasto médio e coloque ao lado do nome de seus amigos e parentes. E siga a dica de Augusto Saboia, consultor financeiro, de São Paulo: o valor total dos presentes não deve passar de 50% do seu rendimento (só gaste isso se você tem várias pessoas queridas - e ama dar presentes).

3º Luxo por menos

Claro, você merece ir àquele restaurante depois de tanto stress. Mas agora é hora do detox: resista! Se quiser relaxar, faça um jantar em casa. Não cozinha? Providencie as bebidas e peça para cada amiga levar um prato diferente.

4º Nem tão pequenos

Sabe a Coca Zero que você toma todo dia? O custo parece baixo, mas, se você fizer a conta, vai perceber que torra quase 100 reais ao mês com um supérfluo nem um pouco saudável, vamos admitir.

5º Inspiração pura

Para seguir em frente, é bom você ter uma fonte de inspiração. Quer fazer uma viagem para Nova York em 2013? Coloque uma foto da Estátua da Liberdade (ou do Justin Timberlake: você pode ter outros motivos para gostar dos americanos) como fundo de tela do seu computador. Foco!

6º Planejar é preciso

Em janeiro aparecem despesas pesadas: IPTU, IPVA, matrícula da pós... Por isso, reserve uma grana para não começar o ano com dívidas. Use o 13º para quitar essas contas - e pague tudo à vista. Os descontos são bons; o do IPVA chega a 10%.

7º Mais noção, por favor

Você quer impressionar as pessoas que ama, compreensível. Só que não dá para extrapolar no luxo se o seu salário não for igual aos cachês da Julia Roberts. Algo mais pessoal (como um álbum de fotos da sua infância para os seus pais ou uma edição especial do DVD da banda preferida do seu namorado) é mais certeiro do que um jeans de marca.

8º Alívio anual

É fato: o 13º salário dá aquela turbinada. Mas mulheres inteligentes usam a grana extra com parcimônia. Tem dívidas no cartão de crédito ou no cheque especial? Separe o dinheiro para saldá-las. Melhor começar o ano novo com tudo no azul do que torrar todo o respiro.

9º Shopping liberado

Pode ver as vitrines! Mas não se empolgue tanto. Nada de sair comprando como se não houvesse amanhã. Esse primeiro passeio é para pesquisar o preço dos presentes. Quer dar um aparelho de DVD para o marido? Se estiver sem paciência para andar em mil shoppings, aproveite a internet. Sites como Buscapé e Bondfaro são ótimos para comparar valores.

10º Débito zero

Hoje é dia de fazer uma desintoxicação completa: não compre nada além do básico, ou seja: alimentação e transporte. Nada, nada! Se der tremedeira, faça uma terapia assistindo às nossas consumistas preferidas: Carrie, Samantha, Miranda e Charlotte. Sonhar com o closet delas é grátis!

11º Renegocie, meu bem

É chato, mas tente revisar suas contas fixas. Tem um plano de celular que é pouco vantajoso? Negocie um sob medida com a sua operadora (ou com outra, se for o caso). Veja se o seu perfil é melhor para pré ou pós-pago: se você tem um gasto mensal sempre parecido, pós provavelmente é a opção mais vantajosa. Agora, se em um mês você coloca 10 reais no celular e no outro 80 reais, fique no pré. A mesma coisa vale para internet, TV a cabo....

12º Dinheiro na mão

O desafio está lançado. Hoje, você vai deixar todos os seus cartões em casa. Sim, até o de débito! Pela manhã, saque a quantidade de dinheiro que você acha suficiente para passar o dia e não desperdice um centavo a mais. Fica bem mais fácil controlar (e conseguir visualizar) a quantia de grana que está fugindo da sua carteira ao longo do dia.

13º De olho no extrato

Você tem pavor de conferir seu saldo? Pois terá que enfrentar esse medo. O ideal é olhar a sua conta uma vez por semana para controlar tudo. Comece agora e veja quanto você ainda pode esbanjar até o fim do mês sem se endividar. Lembre-se de checar os lançamentos futuros e a fatura do cartão de crédito.

14º Menos é mais

Não precisa participar de todos os amigos-secretos. Vá só aos indispensáveis, como o do trabalho e o da sua família. Se a despesa prejudicar as finanças, o ideal é falar a verdade: "Diga que não pode participar, pois está cortando gastos", diz Célia Leão, expert em etiqueta, de São Paulo. Vale sugerir uma troca de presentes mais barata: o que importa é se divertir! Caso não aceitem, diga que não vai rolar desta vez.

15º Tudo desligado

Antes de sair de casa, desligue aparelhos que ficam com a luz acesa (DVD, TV...). Com isso, a economia é de até 10% na conta de energia.

16º É o meio do caminho!

Comemore com um pequeno luxo. Que tal ir àquela balada um pouquinho mais cara? Se você costuma desembolsar 40 reais no convite, permita-se pagar uns 60 desta vez.

17º Economia básica

Se você seguiu nosso calendário até aqui, já deve estar livre das dívidas. Então, é hora de poupar. E nem precisa ser muito: 20 reais por semana todo mês renderão mil reais daqui a um ano. Férias de 2014 garantidas!

18º Fora da lista

Melhor parar de seguir os sites de compras online por enquanto - todos têm a opção de cancelar o recebimento de e-mails com as promoções, o que ajuda a não cair em tentação e a se esquecer deles!

19º Alerta para as dívidas

Um aplicativo pode mudar a sua vida: o Money Manager (para iPhone e Android, 1,99 dólar) controla o fluxo de dinheiro e avisa se vai faltar grana para fechar as contas do mês. Tudo bem que ninguém quer receber um alarme desses, mas o risco de entrar no cheque especial diminui.

20º Mais apps para você

O iDesp Money (4 reais), para iPhone, aponta as despesas por meio de gráficos. Para Android, o Finanças Pessoais organiza débitos diários em pastas e é grátis.

21º Tá barato. Será?

Evite adquirir uma roupa só porque está em promoção. Antes, vá para casa e veja se você tem peças parecidas com aquela e se a nova aquisição combina com o seu guarda-roupa.

22º Filho único

Seu cartão de crédito está longe da sua carteira. Continue assim. Mantenha o de débito. Com ele, você acessa só o dinheiro da conta corrente e é mais simples controlar os gastos. Veja também se o banco tem serviço gratuito de SMS: a cada saque, recebe um aviso de quanto é o seu saldo.

23º Só no ano novo

Deixe para fazer suas compras pessoais em janeiro ou na semana entre o Natal e o Réveillon: período das grandes liquidações! Isso vale também para comprar o presente daquela pessoa que você não vai encontrar no Natal, só depois.

24º Última hora

Apareceu uma compra urgente? Ok, mas anote a despesa para ver como isso balançou as finanças. E o resto do dia é de detox, sem nenhum gasto!

25º É festa: divirta-se!

No Natal, ficar longe das planilhas está liberado! E comprar um vinho mais incrementado também. O italiano Lambrusco Branco Dell¿Emilia é uma boa pedida e custa 30 reais.

26º Busca no armário

Se o seu guarda-roupa é lotado, pode ser que se esqueça de algumas peças antigas. Uma arara no quarto ajuda a visualizar o que você tem.

27º Antes é melhor

Faça as malas dias antes de viajar para pensar nas roupas e até pedir emprestado.

28º Troca-Troca

Erraram no presente? Pode trocar. Só seja fiel ao valor original da peça.

29º Controle no verão

Encha o seu nécessaire antes de viajar. Na praia, o preço do protetor solar é tão alto quanto o índice UV em dezembro!

30º 2014 chegou

Suas metas financeiras devem estar na sua lista de resoluções. Quer casar? Veja quanto pode pagar por isso.

31º Olá, riqueza!

Se chegou até aqui, vai começar o ano no azul.

Um beijão para todas e até amanhã.

Ramep

Por

Iris de Queiroz

Projetos Sociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário