domingo, abril 07, 2013

QUER SABER O SEGREDO?


 

Olá amigas queridas e seguidoras da Ramep, feliz domingo para vocês.

Hoje vamos refletir sobre a matéria de Andrezza Duarte - Edição: Mdemulher e Conteúdo NOVA, sobre os 5 mantras para o nosso sucesso.

Vejamos os detalhes.

Quer turbinar a conta bancária, se livrar das dívidas, comprar um apartamento, virar presidente da sua empresa? Você pode conseguir qualquer uma dessas coisas. 

Pergunte-nos como - e não conte a ninguém.

Você já parou para pensar em como a sua vida seria diferente se a sua melhor amiga fosse a Oprah - sim, aquela famosa apresentadora americana que um dia passou fome e hoje acumula um patrimônio de 2,7 bilhões de dólares? E se sua amiga fosse a Suze Orman, a guru financeira que ajudou Oprah a se tornar uma das mulheres mais ricas do mundo, com certeza você estaria na lista de celebridades poderosas.

Tudo isso porque você conheceria o segredo de Suze para ter sucesso - ela era garçonete, passou a ganhar 10 mil dólares por mês e logo transformou esse valor em 100 mil, 200 mil... Além de Oprah, Suze só revelou os mantras para conquistar seus sonhos uma única vez: durante a entrevista exclusiva a NOVA - não, eles não estão nem mesmo em seu novo livro, The Money Class: How to Stand in Your Truth and Build the Future You Deserve ("A aula do dinheiro", em tradução livre). "O primeiro passo é colocar sua mente e atitude no mesmo ritmo", diz ela. Descubra como chegar lá usando os mantras de Suze, que você pode repetir várias vezes ao dia. Dez mil reais a mais na sua conta? Tá fácil!

Mantra #1 - "Eu sou jovem, rica e bem-sucedida."

Por seis meses, Suze Orman repetiu essa frase (às vezes escrevendo, às vezes gritando dentro do carro no caminho para o trabalho) todos os dias, várias vezes ao dia. Bom, a verdade é que ela nem era tão jovem assim, não era poderosa e o salário não chegava a 5% do que ela gostaria. "Quando batia aquela insegurança, com medo das minhas dívidas e sem perspectiva na carreira, eu repetia esse mantra", conta ela. Em pouco tempo, ela se convenceu de que aquela era a sua realidade. E, quando viu, era mesmo. "Mudanças não são milagres, não acontecem da noite para o dia. O sucesso depende da quantidade de energia que você coloca para conquistar suas metas. Se você for disciplinada, não é apenas a sua mente que começa a trabalhar para alcançar seu objetivo - seu corpo também passa a demonstrar essa dedicação", diz. Por exemplo, você quer ser promovida em seis meses. Depois de estabelecer essa meta, não adianta sentar e esperar que tudo caiado céu. Se você realmente pretender engordar a carteira e crescer na empresa, automaticamente vai se dedicar a isso: vai fazer hora extra, entrar mais cedo, se esforçar para fazer o seu melhor. Não adianta, claro, traçar metas irreais. Pense: meu objetivo é verdadeiro, honesto e possível? Sim? Vai fundo!

Mantra #2 - "Eu organizo o meu dinheiro como organizo a minha vida social."

Se você pudesse espiar a agenda de qualquer editora de NOVA, veria lembretes como "happy hour com as meninas", "entrevistar a celebridade X" e, em seguida, "pagar fatura do cartão de crédito". Aprendemos com a Suze que, para não se perder entre mil e uma contas, é preciso colocar as tarefas financeiras junto com as outras - afinal, são tão importantes quanto. Combinou um cinema com o gato ou uma baladinha com as amigas no sábado? Quando for incluir um aviso no smartphone, aproveite para checar se nenhuma conta vence naquele dia, por exemplo. "Suas finanças passam a fazer parte da sua rotina diária e administrar seu dinheiro fica mais fácil. Assim, ele vira um aliado, não um problema", diz Suze.

Mantra #3 - "Sim, eu sei o que quero."

É como fazer dieta: no começo, dispensar a sobremesa é um sacrifício. Mas, quando você volta a entrar naquela calça incrível que estava jogada no armário, a perspectiva muda. E fazer dieta se torna algo mais prazeroso, pois você vê o resultado do seu esforço começar a aparecer. O mesmo acontece com dinheiro. Passar reto por vitrines em promoção e deixar de comprar outro par de sapatos pretos (que você jura que são diferentes dos outros três que você já tem) é um drama... Pode chegar a doer. Porém, no momento em que você conseguir realizar algum sonho com a grana economizada, deixar o cartão de crédito dentro da bolsa se torna bem mais fácil. "Para não desistirdo seu objetivo no meio do caminho, você precisa justificar seu esforço o tempo inteiro. E, para isso, vale ficar se lembrando sempre dos benefícios que terá a longo prazo", diz Suze.

Mantra #4 - "Faço o que gosto e tenho sucesso."

Aquela promoção não sai, o aumento não vem. Mas não é porque hoje você ganha menos do que qualquer um do seu escritório que sempre será assim. "Aquela história de que seu chefe não tem dinheiro para lhe dar um aumento nem sempre é verdade. O segredo é reverter o jogo e fazer com que a empresa precise mais de você do que você dela - e lhe ofereça uma promoção", diz Suze. Pode parecer improvável, mas acredite: dá certo. "Você deve agir como uma mulher poderosa. E poderosos não pedem aumento, afinal o chefe pode concordar ou negar - e você não quer correr esse risco", diz Suze. Em vez de pedir, você precisa dizer quanto merece ganhar. Mostre resultados! Empresa nenhuma dá dinheiro a funcionários mais ou menos. Se você provar que é indispensável, eles farão de tudo para mantê-la. E mais: ninguém pagará mais pelo serviço que você já faz. Para se destacar, ofereça qualidades diferentes das da colega da mesa ao lado - a hora de se matricular naquele MBA é agora!

Mantra #5 - "Eu sei onde está o meu dinheiro."

Você quer trocar seu computador, mas será que precisa mesmo fazer isso agora? Antes de qualquer compra, procure saber se aquele gasto é necessário ou apenas um desejo (por mais que aquela bolsa incrível pareça ser indispensável no seu armário). Agora, anote numa planilha cada centavo que saiu da sua conta em cada dia do mês - sim, você precisa anotar até a cervejinha da happy hour. Não vale arredondar ou inventar valores: vasculhe em suas gavetas notas fiscais, comprovantes de pagamentos e extrato do cartão de crédito. O importante é montar um orçamento financeiro organizado que lhe permita primeiro poupar uma quantia para seus sonhos - o casamento, a compra de um apartamento... Aí, o que sobrar, você aplica no seu novo padrão de vida - e comemora sua independência financeira com muito cosmopolitan!

Um beijão para todas com votos de um excelente e rico domingo.

Ramep

Por

Iris de Queiroz

Projetos Sociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário