sábado, fevereiro 16, 2013

PARA EVITAR MUITAS BRIGAS




Olá garotas amigas e seguidoras da Ramep, lindo sábado para vocês.
Hoje nosso assunto vem do site da B.Bel por Cibele Fabichak que é médica e fisiologista e do trabalho, nos ensinando como evitar brigas de casal por causa de dinheiro.
Vejamos os detalhes.
Dinheiro causa desentendimento
Qual será a causa mais comum de brigas entre casais? Seria o ciúme? Falta de desejo? Ou dinheiro? Por que será que os restaurantes românticos do início do namoro são substituídos pela pizza de muçarela do domingo? Ou as flores e presentinhos acompanhados de bilhetinhos simpáticos desaparecem por completo após anos de convívio? Será que a relação com o dinheiro muda com o tempo do relacionamento?
É um fato inquestionável: finanças e dívidas fazem parte de qualquer relacionamento, especialmente o amoroso, e o assunto deveria ser conversado abertamente, mas não o é. Recentemente, quando houve a abertura dos salários do senado, um funcionário perdeu a noiva, que descobriu que ele não tinha o cargo de taquígrafo, mas era um mero auxiliar, com 10 mil reais a menos de salário.
Histórias diferentes com o dinheiro
Quando duas pessoas tomam a decisão de compartilhar mais do que olhares e desejos platônicos e resolvem que irão dividir suas vidas, o dinheiro é um dos elementos que permeia a vida do casal. Porém, cada um traz para o relacionamento formas diferentes de lidar com o salário adquiridas e/ou herdadas da educação, do meio em que cresceu.  Se tais diferenças forem muito grandes e se não forem equalizadas com muito diálogo e compreensão, brigas, estresse emocional e até o rompimento pode ser a resolução dramática do casal.
Em um recente estudo da Universidade de Michigan (EUA), 373 casais foram avaliados a partir do primeiro ano de casamento durante 25 anos, e detectou-se que 49% deles tinham brigas sérias frequentes sobre as finanças do casal. Pois é, o dinheiro é um dos principais motivos de conflito romântico.
Expectativas reais sobre dinheiro, como você deve gastá-lo ou se deve poupar deveriam fazer parte da conversa dos casais desde o início do relacionamento, mas infelizmente, muitos preferem evitar este assunto.
Namoro e dinheiro
As primeiras pistas de como o parceiro lidam com o dinheiro já podem ser detectadas no namoro.   Comentários espontâneos sobre dívidas com o cartão, atrasos de pagamento de aluguel ou prestações, dívidas antigas com familiares ou amigos, solicitação de empréstimos: estes são indícios de que o relacionamento com o dinheiro é um tanto preocupante.
Ou, por outro lado, o parceiro demonstra por pequenos gestos e atitudes que o dinheiro é seu bem mais precioso e por isso não o compartilha com nada nem com ninguém: não se oferece para pagar absolutamente nada, não dá nenhum presentinho, comenta orgulhoso que somente economiza cada centavo em suas atividades diárias.
Procurar alguém que tenha um relacionamento equilibrado com o dinheiro, ou seja, que saiba viver dentro daquilo que ganha, é um dos pontos importantes para garantir a felicidade do relacionamento.
Reflita sobre a relação com o dinheiro
De forma prática, que tal começar com três reflexões básicas sobre a forma como o outro se relaciona com o dinheiro?
1- Quando vocês saem ou viajam juntos, a questão do pagamento das despesas é satisfatório para ambas as partes?
2- Você se sente de algum modo explorada pelo parceiro ou sente que paga algo que não deveria?
3- Você concorda com a forma como ele (a) lida com o dinheiro? Parece que ele(a) tem muitas dívidas ou, ao contrário, é uma pessoa econômica demais?
Casamento e dinheiro
Mas, quando se vai morar junto - casado ou não - por que não conversar sobre quais devem ser os gastos em comum, sobre o quanto cada um ganha, se há uma folga que permita cobrir as despesas dos tão sonhados pimpolhos e outras coisas mais? Três reflexões simples podem iniciar uma conversa aberta:
1- Vocês já pensaram em comprar junto um bem de valor alto, como um carro ou imóvel? Se não, por quê?
2- Você acha que o salário do seu parceiro é suficiente para sustentar o casal e eventuais filhos de modo adequado, caso a opção seja de somente um deles trabalhar?
3- Se não, você acredita que há perspectiva clara de melhoria profissional do parceiro? 
Relacionamento amoroso: Uma Sociedade
O casamento ou o viver junto é uma verdadeira sociedade ou parceria. A famosa frase dos atos religiosos é tradicional: "agora vocês são um só". Isto literalmente significa que ambos precisam estar envolvidos nas finanças e em todos os outros assuntos da vida a dois.
É fundamental que desde o início o casal defina as responsabilidades de cada um (e de ambos) no quesito finanças:   criar uma poupança, manter conta conjunta ou separada, pagar e renegociar as dívidas, organizar os pagamentos mensais de contas, planejar a compra de bens de alto custo como carro, imóvel, educação dos filhos e até viagens...
Portanto, estabelecer uma rotina para lidar com o dinheiro pode ser uma saída saudável que evita desgaste e conflitos improdutivos. Assim como nas empresas existem reuniões semanais, que tal adotar uma prática de conversas semanais ou quinzenais com data e hora marcadas sobre as finanças? E se houver dúvidas, procurem se informar, juntos, com livros, blogs e fóruns sobre o tema. Afinal, "amor e uma cabana" só funcionam nas histórias e filmes de ficção, pois o mundo real tem um terceiro componente: o inevitável dinheiro!
Um beijão no coração de todas e até amanhã.

Ramep
Por
Iris de Queiroz
Projetos Sociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário