segunda-feira, fevereiro 04, 2013

MÚSCULOS OU GORDURA - VOCÊ DECIDE!


Olá amigas e seguidoras do Elas São Des, saúde para todas.
Hoje eu trouxe uma reportagem de Stephen Perrine - Edição: MdeMulher com conteúdo Women's Health, onde se nos apresentam as 5 estratégias para perder peso e ficar linda sem morrer de fome
O artigo afirma que dentro do nosso corpo existe uma guerra travada entre as células que constroem músculos e as que criam gordura. Como ter certeza de que os músculos irão vencer?
Vejamos os detalhes.
Comerei o que der em árvores
Sua meta é encher o corpo com tantos detonadores de gordura quanto for possível. As melhores fontes são frutas e vegetais e oleaginosas, é claro. Um estudo da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, nos EUA, descobriu que uma típica pessoa com peso normal ingere cerca de duas porções de frutas por dia, enquanto aquela com sobrepeso consome apenas uma por dia. Outro estudo revelou que comer frutas no início das refeições reduz em 15% a ingestão geral de calorias. Comer o que vem da natureza também dará a você mais ácidos graxos ômega 3, que ajudam a combater a gordura abdominal. Algumas grandes fontes de ômega 3 são nozes e sementes de linhaça.
Aposte nas cinco porções diárias
Podem ser frutas, legumes e verduras, distribuídos nas refeições e lanches, sugere Maria Galdini, nutricionista da consultoria RG Nutri, em São Paulo. "Lembre-se de que uma porção de frutas equivale a uma maçã, duas ameixas, meio mamão papaia, uma fatia grossa de abacaxi ou uma fatia de mamão formosa", diz ela. Já a porção de vegetais é contada diferente. "Equivale a 3 colheres (sopa) de legumes (abobrinhas, vagem ou cenoura, por exemplo) ou a um prato pequeno de verduras (folhas verdes, tomate e cebola, por exemplo).
Truque para afinar
Coma primeiro os alimentos ricos em fibras. Você consumirá menos calorias e as fibras ajudarão a diminuir as oscilações de glicose que desencadeiam a fome.
Comerei proteínas em todas as refeições e lanches
O crescimento muscular é disparado por alimentos ricos em proteínas. Cada vez que você ingere de 10 a 15 g do nutriente, estimula uma explosão de síntese proteica que ajuda na construção da musculatura. Quando a ingestão é de 30 g, esse trabalho dura cerca de 3 horas. "Muita gente costuma comer um pão com manteiga e 1 xícara de café pela manhã, esquecendo de incluir proteínas na primeira refeição do dia", diz Maria Galdini. Saiba que 25% das calorias que você irá ingerir ao longo do dia devem estar no café da manhã, o qual deve conter 30% de proteínas. "Na prática, é mais ou menos o equivalente a ingerir um iogurte com queijo branco ou 1 copo de leite e um pão com requeijão ou ainda um pão com queijo e duas fatias de presunto." Em um estudo, pessoas que começaram o dia fazendo uma refeição com ovos perderam 65% mais peso do que aquelas que ingeriram pãezinhos.
Proteína na medida certa
Tente ingerir 0,8 g de proteína para cada quilo do seu peso. "Assim, se você tem 70 kg, deverá consumir 56 g do nutriente por dia, espalhadas pelas refeições e lanches", aconselha Maria Galdini. Não precisa contar os miligramas para ter certeza de que vai ingerir a quantidade ideal, a nutricionista recomenda distribuir, sem neuras, o nutriente ao longo do dia. "É importante sempre lembrar de comer queijo e leite, ou um iogurte e uma fatia de peito de peru, no café da manhã. No almoço, pode se servir de uma fatia de frango, de carne vermelha ou de peixe. E, na hora do lanche, recorra a um iogurte ou a um sanduíche com presunto ou peito de peru."
Truque para afinar
Coma mais derivados de leite (iogurtes e queijos). Estudos mostraram que pessoas que consumiram três porções por dia são 60% menos propensas a ter sobrepeso em relação àquelas que ingeriram um número menor de porções.
Comerei antes e depois dos exercícios
Se você adora comer, aqui vai uma boa notícia: provavelmente terá de comer mais. Fazer um lanche com proteína e carboidratos pouco antes da atividade física e outro logo depois acelera o crescimento e a recuperação dos músculos. Além disso, abastecer o estômago pode limitar os efeitos do cortisol, o hormônio do stress responsável por mandar o corpo armazenar gordura. Em consequência, você queima mais gordura enquanto está se exercitando e nas 24 horas seguintes.
Dupla infalível
Faça um lanche com 30 g de carboidratos e um pouco de proteína antes de malhar (duas fatias de pão com requeijão, por exemplo). Isso dará energia para o corpo. "Se a meta é perder peso, não se pode exagerar nos carboidratos antes, senão a atividade servirá apenas para queimar o que se comeu", explica Maria.
Truque para afinar
Tomar smoothie ou iogurte depois da malhação é uma maneira rápida e fácil de ganhar um reforço de proteínas.
Serei uma expert em salada
Saladas fornecem nutrientes extremamente importantes que ajudam a perder peso. Um exemplo perfeito é o folato, vitamina do complexo B encontrada em vegetais verdes folhosos. Um estudo revelou que pessoas em dieta que ingeriram mais folato perderam 8,5 vezes mais peso que aquelas que consumiram menos quantidade da vitamina.
Embarque na onda verde
Além de comer salada, adicione espinafre a quiches e omeletes. Faça refogados. Recheie sanduíches com alface, rúcula ou agrião.
Truque para afinar
Use cártamo (também chamado de açafrão-bastardo) como tempero. Ele contém ácido linoleico, que pode prevenir o armazenamento de gordura.
Nunca tomarei o pior café da manhã do mundo
Não estamos falando de pizza dormida é não tomar café da manhã nenhum. Quando acorda, seu corpo está sem combustível. E ficar sem comer vai desacelerar o metabolismo e deixar seus músculos famintos. Você acabará consumindo a maior parte das calorias no fim do dia. E pular regularmente o café da manhã aumenta em 450% o risco de obesidade
Abasteça bem pela manhã
Coma de 25% das suas calorias diárias de manhã. Combine proteínas com grãos integrais, frutas, vegetais e gorduras saudáveis. Se você não tem tempo nem apetite para uma grande refeição, faça duas menores sirva-se de 1 copo de leite acompanhado de pão e queijo ou de uma tigela de cereais e leve uma fruta ou iogurte para o trabalho.
Truque para afinar
Seu interesse em comer pela manhã é absolutamente zero? Pelo menos, tome 1 copo de leite desnatado isso dará a você cerca de 6 g de proteína mais cálcio, mineral que ajuda a queimar gordura.
Um beijão para todas e até amanhã.

Elas Sao Des
Por
Iris de Queiroz
Projetos Sociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário