sexta-feira, maio 25, 2012

E SE FOR GÊMEOS?


Olá meninas do Elas São Des Blog, uma excelente sexta feira para todas.

Hoje eu trouxe do Novo Portal Zun, texto de Adeni, um artigo muito esclarecedor sobre Gravidez de gêmeos e seus cuidados.

Afirma o texto que a emoção de uma gravidez de gêmeos normalmente costuma ser em dobro, porém vai exigir da mamãe atenção e cuidados redobrados.

Vamos aos detalhes.

Todos os homens sabem que para as mulheres, ser mãe é algo maravilhoso, não existindo nada igual. Ainda mais, quando se é mãe de gêmeos, então tudo passa a ser em dobro. Dobra-se o trabalho, dobram-se as fraldas, as mamadeiras, mas também as alegrias, os sorrisos e os abraços.

Antigamente, havia sempre alguma expectativa em relação ao nascimento dos filhos, pois não existiam tantos exames e aparelhos modernos capazes de comprovar a saúde e o sexo dos bebês ainda dentro da barriga da mãe, restando apenas alguns palpites dado a futuro mamãe pelo tamanho da barriga.

Como saber

Antes dos exames modernos que conhecemos hoje, algumas mães mais sensíveis até podiam “prever” a gravidez de gêmeos pelos movimentos feitos pelos bebês na barriga, porém podemos hoje imaginar a dificuldade dessas mães de antigamente na preparação do quarto, do enxoval e na hora “H” saber que serão dois bebês ou apenas um.

Hoje, tudo mudou, pois já no início da gravidez pode-se saber se é um ou mais bebês, o sexo das crianças e, então o planejamento é feito na certeza de atendê-los da melhor forma possível.

Cuidados

Na gestação de gêmeos, também chamada de múltipla, a ida ao médico é mais frequente, bem como, o número de ultrassons que em relação a um bebê somente é bem maior. Normalmente, essas consultas são realizadas a cada quatro semanas, porém, em casos de múltiplos, é recomendável fazê-las a cada duas semanas.

Os cuidados com a gravidez de gêmeos passam a ser redobrados no caso de gêmeos idênticos, os quais ficam numa mesma placenta e que têm os seus próprios sacos amnióticos. Isto porque apresenta um risco maior de complicações, como a síndrome da transfusão feto-fetal, em que um bebê recebendo menos sangue que o outro, fica debilitado.

A grávida de gêmeos precisará de uma alimentação rica em mais nutrientes, que também servirá para os bebês. Comer bem, não é comer muito, pois engordar além do limite pode provocar riscos, como a diabetes gestacional.

Além disso, prejudica também a movimentação da mulher, trazendo-lhe desconforto e perda de qualidade de vida enquanto gestante. O descanso é importante e fundamental na gravidez, ainda mais de gêmeos, o repouso é a garantia de uma gravidez tranquila, pois levar dois bebês na barriga não é uma tarefa tão fácil assim, exigindo mais do útero e do corpo da mulher.

Na gravidez múltipla, muitos cuidados e precauções serão adotados pela gestante junto ao seu médico a fim de evitar futuras complicações, normalmente o parto prematuro é uma das grandes preocupações, porém se houver um acompanhamento médico adequado e o cuidado exigido por parte da mãe, a gravidez será tranquila e saudável.

Apesar do susto da gravidez múltipla, a alegria que os gêmeos proporcionam juntos é infinitamente superior ao trabalho que eles inicialmente exigem.

Um carinho para todas e até amanhã.

Elas São Des

Por

Iris de Queiroz

Projetos Sociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário