quinta-feira, novembro 08, 2012

PODE SER UMA GRANDE ROUBADA?




Olá amigas e seguidoras do Elas São Des Blog, saúde para vocês nesta linda quinta feira de novembro andante.

Hoje nosso assunto é sobre dinheiro, através do artigo de Camilla Rolim - Edição: MdeMulher e conteúdo do site VIVA!MAIS.

Ela diz que adiantar 13º pode ser uma grande roubada! E indaga:quer antecipar aquela graninha extra do fim de ano? Então, analise bem as condições. Especialista alerta que os empréstimos nem sempre são vantajosos

Vejamos os detalhes.

Se você está pensando em antecipar seu 13o, que chega no final do mês de novembro, saiba que isso pode ser uma roubada. As instituições financeiras estão facilitando as linhas de crédito que antecipam até 100% do benefício e a possibilidade de receber esse dinheiro HOJE é tentatora. Mas, vamos combinar, é preciso entender o esquema antes de entrar nele.

Antecipar esse dinheiro por meio de um empréstimo pode sair caro e fazer você se embolar numa dívida desnecessária. Os juros desse tipo de crédito variam de 3% a 4%. Não vale a pena, por exemplo, emprestar a grana pra fazer pequenas compras, como as de presente de Natal. Já para compras maiores e à vista, como uma viagem, com descontos de 10%, é vantagem, pois você economiza até 7% do valor que pagaria se fosse parcelar. O mesmo vale pra quem está enrolado com as taxas do cheque especial ou do cartão de crédito.

É pura matemática: enquanto os juros do empréstimo estão em torno de 4% ao mês, os do cheque especial ficam em 5%. Os do rotativo, então, oscilam em cerca de 11%. Você troca uma dívida mais cara por outra mais barata. "Mas isso só vale a pena se você fizer uma faxina financeira pra entrar 2013 sem dívidas", diz o educador financeiro Reinaldo Domingos.

Vale a pena antecipar o 13º quando você...

- Está enrolada no cheque especial

- Está pagando a fatura mínima do cartão de crédito

- Está revendo seus hábitos para não começar 2013 endividada

Presente de Natal: espere pra comprar

O conhecido hábito de deixar as compras de Natal pra última hora pode ser uma boa ideia em 2012! Todo ano, a gente cansa de ver reportagens falando que muitos de nós deixamos para comprar tudo nos últimos dias. O tempo passa, mas hábito não muda. Só que, dessa vez, o atraso vai valer a pena. É que bem pertinho do Natal, as lojas vão baratear o valor dos presentes. A expectativa da Confederação Nacional do Comércio é que as promoções bombem cerca de dez dias antes do feriado natalino (no meio de dezembro). Isso porque muita gente aproveitou os descontos do IPI pra comprar carro ou eletrodomésticos novos e, agora, está com a grana curta. Para atrair esses consumidores, o comércio baixará os preços. Então, programe-se e aguarde um pouco.

Quais serviços seu banco oferece gratuitamente?

Você já parou pra pensar que talvez não precise comprar os pacotes de serviço oferecidos por seu banco? Fique de olho! As instituições são obrigadas a oferecer uma série de serviços de graça. Você pode fazer, por exemplo, quatro saques e tirar até dois extratos por mês em caixas eletrônicos sem pagar nada. Essas regras são estabelecidas pelo Banco Central e nem sempre são informadas pelos bancos. Muitas vezes, eles oferecem pacotes tarifados (sem citar o que é gratuito) e você acaba comprando sem se ligar que não vale a pena. Uma dica pra não cair nessa armadilha é listar os serviços que mais usa. Quantos saques você realiza por mês no caixa eletrônico? Se for mais de quatro, compensa! Um pacote que garante dez saques por mês e oito transferências no Banco do Brasil, por exemplo, sai por R$ 17. Sem ele, seria necessário pagar R$ 71,20 pelos mesmos serviços. Portanto, o recado é claro: só contrate um pacote se for extrapolar os serviços gratuitos e ele for realmente interessante pra você. E mantenha os olhos abertos. No site do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) você encontra mais informações sobre seus direitos. O endereço é abr.io/direitos-bancos. Fica a dica.

Você tem direito a isto de graça!

4 saques por mês em caixa eletrônico do próprio banco

2 transferências entre o mesmo banco

2 extratos por mês no autoatendimento

1 cartão de débito

10 folhas de cheque

Então que ninguém diga que não foi ajuda por esse artigo e pense bem na hora de comprometer o santo décimo terceiro salário.

Beijão para todas e até amanhã.


Elas São Des

Por

Iris de Queiroz

Projetos Sociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário