terça-feira, novembro 20, 2012

ACIONANDO O DESCONFIÔMETRO




Olá amigas do Elas São Des Blog, bom dia para todas.

Hoje eu trouxe do site Delas, um artigo de Aline Viana , especial para o iG São Paulo, onde se propõe conhecer os quatro gestos que ajudam a definir se uma pessoa é confiável.

Segundo a autora, pesquisadores norte-americanos listaram quatro atitudes que, feitas em conjunto durante uma conversa, podem acionar o desconfiômetro. 

Vejamos os detalhes.

Não há aviso expresso que denuncie uma pessoa pouco confiável, mas é possível deixar sua intuição bem mais afiada para detectá-las. A fórmula foi descoberta por cientistas americanos das universidades de Northeastern, Cornell e do Massachusetts Institute of Technology Media Lab (Laboratório de Mídia do Instituto de Tecnologia de Massachussetts), que identificaram quatro gestos capazes de dedurar quem não merece nossa confiança.

Durante uma conversa, a pessoa pouco confiável tende a:

    Afastar-se do outro,

    Cruzar os braços,

    Tocar, esfregar ou apertar as próprias mãos,

    Ou tocar a si mesmo no rosto, no abdômen ou em outro local.

O experimento envolveu 86 estudantes, divididos em dois grupos. No primeiro, duplas deveriam interagir por cinco minutos pessoalmente. No segundo grupo, o contato entre duplas era feito via chat.

Depois, as duplas participaram de um jogo em que trocavam fichas, onde cada ficha própria valia um dólar e o dobro se fosse ganha do parceiro. O lucro máximo seria possível se alguém enganasse o parceiro e recebesse todas as fichas dele, sem ceder as suas. Assim, um bom desempenho dependia de avaliar o quanto se poderia contar com a cooperação do parceiro.

Ao final, cerca de 20% das pessoas se revelava completamente confiável e cedia suas fichas ao parceiro. 13% não cedia ficha alguma ao colega, ou mantinha a maior parte. E 65% compartilhavam a maior parte ou pelo menos metade.

O índice de cooperação foi similar entre os grupos, mas aqueles que conversaram cara a cara foram mais eficientes em prever as reações do parceiro. Pela análise do vídeo das conversas, foram descobertos os sinais que acionavam o desconfiômetro dos estudantes. Quando os gestos ocorriam de forma isolada não havia problema. Porém, ao surgir de forma combinada, eles soavam o alarme interno.

Contexto

Para os especialistas em linguagem corporal, afastar-se indica desconforto ou intenção de fugir do assunto; cruzar os braços forma uma barreira contra uma ameaça ou algo ou indesejável e tocar as mãos, o rosto ou o corpo indica desconforto ou mentira.

Mas a análise sempre depende de um contexto. Wanderson Castilho, especialista em análise de comportamento e autor do livro “Mentira – Um Rosto de Muitas Faces” (Matrix Editora), observa que alguém pode passar a mão pela barriga por simples mal-estar. Logo, tomar ao pé da letra os resultados da pesquisa pode induzir a erro.

Para o especialista, o acúmulo de sinais negativos foi o que alertou os participantes do experimento. “Um gesto isolado não chega a ser perceptível. O segundo reforça a imagem. No terceiro, já passou do limite”, avalia Castilho.

Segundo Mariela Parolini, coach especializada em programação neurolinguística, apenas 7% da comunicação se dá por meio das palavras. “As variações da voz são responsáveis por 38% da comunicação e 55% vem da comunicação não-verbal”, explica.

Para ela, o que causou a desconfiança nos estudantes foi a contradição entre o discurso e a linguagem não-verbal do colega. Mesmo pequenos detalhes são visíveis e contam. “Quem sorri de verdade contrai os músculos dos olhos, formando o pé de galinha. Um sorriso sem espontaneidade não tem isso”, exemplifica Castilho.

Agora que as amigas receberam essas dicas, que tal colocar em prática e ligar o desconfiômetro também?

Beijão para todas e até amanhã.


Elas São Des

Por

Iris de Queiroz

Projetos Sociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário