terça-feira, novembro 06, 2012

FAÇA A DIFERENÇA!




Olá amigas e seguidoras do Elas São Des, saúde para todas.

Hoje eu trouxe do site Minha Carreira um artigo de Paula Carina, direcionado em primeiro lugar para quem é funcionário público, intitulado: Seja uma ilha onde só tem mar.

Vamos apreciar, pois as dicas servem para todas as profissões.

Há pouco mais de um mês, os concurseiros de plantão levaram um susto. O governo federal suspendeu a realização de concursos públicos e a admissão de candidatos aprovados. Motivo? Pretendem fazer um corte de R$ 50 bilhões no Orçamento Geral da União este ano. Parece que a Presidente Dilma chegou com vontade de colocar a casa em ordem!

No início de fevereiro estive em Brasília e fiquei impressionada com o número de pessoas estudando na Biblioteca Nacional de Brasília, em uma tarde ensolarada, mais ou menos 16h. Ao conversar com a bibliotecária responsável, ela me disse que é muito comum esse grande movimento, pois as pessoas se dedicam aos inúmeros concursos públicos que a Capital Federal oferece.

Já faz 2 anos e 7 meses que trabalho em uma universidade federal e, por isso, acredito que esta experiência me permite falar com clareza sobre o serviço público. Os primeiros meses foram conturbados e inúmeras vezes eu tive vontade de procurar um novo trabalho, entretanto, tive paciência e resolvi encarar as dificuldades. Garanto que valeu a pena.

Apesar da má fama da carreira pública brasileira, as ações em prol das melhorias e do progresso são muito fortes. Presenciei mudanças reais que beneficiaram a mim e a meus colegas, tive a oportunidade de expressar minha opinião, meu esforço em qualificar-me foi reconhecido e hoje posso dizer que estou muito satisfeita.

Contudo, é preciso lembrar que nada vem de graça. Precisamos e devemos buscar o que nos deixa feliz, é necessário diferenciar-se no meio da multidão. Por uma questão de bom senso e responsabilidade sempre deixo bem claro que para mim, ser servidora pública é uma responsabilidade que pesa muito, pois estou a serviço de inúmeras pessoas e ser ético é indispensável, pois oportunidades para seguir por caminhos tortuosos não são raras!

Mesmo com os cortes do governo federal, sugiro aos que buscam uma vaga no setor público que continuem seus estudos e aproveitem esse tempo sem novos editais de concursos, para encontrar os pontos que precisam melhorar. Vale também tentar conhecer um pouco sobre o local onde trabalhará, caso seja aprovado. Por fim, sugiro que todos os candidatos reflitam sobre as questões éticas relacionadas ao servidor público, esse pode ser o seu diferencial na futura carreira.

Um beijão para todas e até amanhã.


Elas São Des

Por

Iris de Queiroz

Projetos Sociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário