sexta-feira, março 02, 2012

VENDENDO VOCÊ MESMA!!


Olá queridas amigas e seguidoras do Elas São Des Blog, bom dia.

Nosso assunto hoje vem da redação do site Dicas de Mulher, dando-nos dicas de como vencer na profissão

Responda rápido: você consegue convencer as pessoas de que é uma ótima profissional no seu setor? Se a resposta foi sim, parabéns! Você é uma boa vendedora e consegue oferecer o seu “produto” com facilidade. Agora, se ficou em dúvida ou acredita que não é tão convincente assim, significa que está se focando apenas no resultado da venda, não em como fazer o seu melhor para chegar lá. Por isso, segundo o coach Luiz Claudio Gomes, autor do livro “Ser Vendedor ou Estar Vendedor”, que será lançado no dia 2 de fevereiro, na Livraria Cultura do Shopping Bourbon Pompeia, em São Paulo e, no dia 10, na Livraria Cultura do Bourbon Shopping Country, para ter sucesso é importante cultivar seus objetivos no dia a dia que o resultado será uma consequência natural.

Com o mercado cada vez mais aquecido, sai na frente quem sabe ser um vendedor, que tem o poder de convencer o cliente de que o que está sendo oferecido é o que ele precisa. E essa fórmula não se resume apenas a produtos. O coach reforça que você pode vender a sua imagem, o seu ponto de vista ou um simples pensamento. Então, é hora de deixar o “estar” para trás e aprender a “ser”. “Parto do princípio de que todos nós somos vendedores. Em primeiro lugar, a pessoa deve aprender a se ver, mudar a imagem dela e entender do que é capaz. Em seguida, acreditar na sua missão e, assim, conseguirá ser vendedora de si mesma”, pontua ele, acrescentando que essa postura positiva faz a diferença num mercado tão competitivo.

Para quem nunca trabalhou ou está fora do mercado há muito tempo, Luiz Claudio aconselha: “Não importa a condição social, profissional ou a idade, todos podem ‘ter’, ‘fazer’ e ‘ser’ o que quiser, basta querer. As pessoas querem ‘ter’, para depois ‘fazer’ e, por último, ‘ser’.

No mundo, os outros não mudam, mas você muda. Aquilo que eu quero, eu ofereço e consigo”.

O especialista ensina a “ser” em cinco lições essenciais. Então, seja e faça sucesso!

1. Crie um diálogo Ser um vendedor consultivo pode ser o diferencial na hora de fechar um negócio. Este tipo de vendedor é aquele que prevê um diálogo interativo, centrado nas necessidades do cliente. Quando os concorrentes têm o mesmo nível, a qualidade da conversa do vendedor faz toda a diferença.

Os tipos consultivos estabelecem diálogos eficientes, o que os leva a aprender mais e aprofundar os laços a cada conversa. À primeira vista, parece fácil estabelecer uma fina sintonia entre vendedor e cliente, mas isso está longe de ser uma tarefa simples e ainda são poucos os vendedores realmente consultivos. Existem diversos outros tipos como: o carismático, que usa seu charme como arma de convencimento; o técnico, ótimo em conteúdo, mas fraco na orientação para o cliente; e ainda o “matador”, que faz qualquer coisa para fechar a venda, mesmo que isso signifique sacrificar um relacionamento.

2. Esteja sempre preparado Um bom vendedor está sempre se preparando - antes e depois de cada encontro com o cliente. Ação ideal: Inicie com um planejamento estratégico. Reflita sobre seus objetivos de longo prazo e estabeleça metas imediatas para a conversa que terá com o cliente. Avalie o resultado do contato e o ritmo de sua argumentação e acelere rumo ao fechamento da venda. Nunca se esqueça de abrir espaço para o cliente falar. O próximo passo é fazer a análise do cliente. Pense nos objetivos do cliente, sua situação, necessidades e critério de decisão. Finalmente, concentre-se na preparação técnica do produto. Mostre como sua linha de produtos atende às necessidades do cliente, antecipe as dificuldades e personalize o material.

3. Confie em suas habilidades O vendedor deve adquirir confiança em si mesmo e possuir seis principais habilidades: postura, relacionamento, questionamento, compreensão, posicionamento e verificação. É importante procurar sempre aperfeiçoar essas habilidades, avaliando-as uma por uma, e assim, sua performance será melhorada.

4. Não Receie a Rejeição

A maior causa das falhas nas vendas é o medo da rejeição que, muitas vezes, representa um sinal da falta de confiança nas suas capacidades. Quem não tem uma atitude de vitória tende a encarar a rejeição para o lado pessoal. Elimine este sentimento. O cliente que não aceita uma proposta está rejeitando uma transação, e não a pessoa. Estar consciente desse fato ajuda o vendedor a se manter calmo, paciente e persistente - três dos principais requisitos para uma boa venda. Quem compra um produto ou serviço deseja melhorar a sua situação, resolver um problema ou poupar dinheiro. 5. Sorria Sempre Se você tiver motivos para SORRIR: Sorria. Se Não Tiver, Sorria. O motivo virá em seguida.

Um forte abraço para todas e até amanhã.

Elas São Des

Por

Iris de Queiroz

Projetos Sociais

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