quinta-feira, junho 06, 2013

APRENDA E SEJA UM SUCESSO


Olá amigas queridas e seguidoras do Ramep Blog, boa quinta feira para vocês.

Hoje nosso encontro celebra a reportagem de Tarsila Isabela / Edição: MdeMulher com Conteúdo NOVA, onde se ensina a  aceitar elogios.

A autora afirma: Da próxima vez que sua BFF disser que você emagreceu, não dispense o elogio. Saber aceitar elogios só traz benefícios Acredite: é uma das armas do sucesso!

Vejamos os detalhes.

Você passou horas se arrumando para a balada e, chegando lá, suas amigas dizem que a produção está incrível - e você até sabe. Mas sua reação é: "Imagina! Essa roupa é velha!" Tudo bem, as peças podem ser antigas. Mas por que isso diminuiria o elogio? "Somos ensinados a olhar mais para os nossos defeitos, como se fosse mais bonito ser humilde", diz o psicólogo Lucas Gonçalves, da Unesp. As mulheres são expert em menosprezar comentários positivos - e isso vem do tempo em que estávamos entrando no mercado de trabalho. "Essa geração herdou o hábito das mães e das avós, que foram obrigadas a focar apenas no que ainda precisavam conquistar, não no que já tinham", diz a psicóloga Dirce Perissinotti, de São Paulo. Só que esse costume pode ser prejudicial. Afinal, a autoestima é construída de fora para dentro, com a relação que temos com os outros - e não de dentro para fora. Quando as pessoas elogiam, é sinal de que estão prestando atenção em nós, o que nos ajuda a enxergar nossos pontos positivos. Por isso, criamos um miniguia para você se colocar para cima - e conquistar o mundo... ou quase isso. Na dúvida, a melhor resposta é sempre: "Obrigada".

COMO ACEITAR ELOGIOS...

...Da sua chefe
Você acabou de apresentar um projeto incrível que coordenou e ela reconheceu seu trabalho.

A pior reação -  Dizer que você não fez nada, que o mérito é todo da sua equipe. Bom, só se você estiver querendo ser substituída por um dos subordinados...

Também não rola - Fazer exatamente o oposto e ficar com todo o mérito - e se esquecer das pessoas que a ajudaram.

A melhor reação - "Obrigada, eu realmente trabalhei duro. A colaboração do meu time foi fundamental e eles vão adorar saber que você gostou" parece melhor do que as opções acima. É educado e justo com todo mundo. Você fez um trabalho em equipe, então é honesto dividir o louvor, sem se excluir.

...Do gato

Depois de uma noite incrível de sexo, ele faz questão de dizer quanto você é gostosa na cama.

A pior reação - Falar que ele só diz isso porque não tem alguém melhor. Então quer que ele procure prazer com outra?

Também não rola - Contar que você já teve muitas oportunidades para, hã, aprimorar seus talentos - a gente até sabe que é verdade, mas não precisa dividir isso com ele...

A melhor reação - "É que você me deixa com tanto tesão que eu me empolgo mesmo!" Opa, fazer uma gracinha e ainda elogiá-lo? Não tem como dar errado!

...Das suas amigas

Aquele jeans caiu perfeitamente no seu corpo e a sua BFF não só percebeu como comentou.

A pior reação - Comparar-se à amiga, dizendo que ela ficaria melhor com ele, e apontar os defeitos do seu corpo.

Também não rola - Achar (e dizer) que ela está só falando por falar - ou, basicamente, chamá-la de puxa-saco.
A melhor reação - "Que bom que você gostou! Aliás, posso te emprestar quando quiser." O objetivo dela é deixar você feliz - e não custa nada se sentir grata por isso. Vale até elogiar de volta, sem se colocar para baixo.

Senão, pode criar uma competição nada saudável entre vocês.

...Da sua família

Seus pais dizem que estão muito orgulhosos do seu apartamento novo - e, de quebra, sua mãe percebe que a dieta que você começou está fazendo efeito.
A pior reação - Fazer cara de tédio e afirmar que eles só falam isso porque é obrigação, já que você é filha deles.

Também não rola - Ignorá-los e mudar de assunto.


A melhor reação - "Vocês são demais mesmo, obrigada pela força! E, mãe, se você quiser, eu passo a dieta - é ótima!" O comentário pode ser sincero, embora seja verdade que os pais às vezes nos elogiam apenas para aumentar nosso ânimo. Mas não é por isso que vale desprezar o agradinho.

Um beijão para todas e até amanhã.

Ramep

Por

Iris de Queiroz

Projetos Sociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário