sábado, junho 15, 2013

ACHANDO UMA SAÍDA!!


Olá amigas queridas e seguidoras da Ramep, saúde e prosperidade para todas neste lindo final de semana.

Hoje vamos falar de impulsividade e oportunidade através da reportagem de Fernanda Morelli / Edição: MdeMulher com Conteúdo NOVA.

A autora indaga: Vale a pena ser impulsiva e aproveitar todas as oportunidades?

A ideia de que devemos aproveitar todas as oportunidades é o mantra do século 21. Mas curtir a vida loucamente pode atrapalhar seus planos para o futuro. Ajudamos você a decidir quando vale a pena se jogar ou esperar uma segunda chance

Vejamos os detalhes.
Quem nunca transou sem camisinha com medo de não ter outra chance com o vizinho gato? Ou perdeu uma reunião de trabalho porque tinha de experimentar todos os drinques do cardápio na noite anterior? "Viver tudo o que há pra viver", como diz Lulu Santos, é uma delícia! Tanto que esse estilo "living la vida loca" de encarar o mundo ganhou até um nome em inglês: Yolo. A sigla, que se tornou a hashtag mais utilizada nas redes sociais nos Estados Unidos, significa You Only Live Once (na tradução literal, a vida é uma só) e sugere aproveitar o momento. Tudo lindo! A não ser quando vira uma desculpa para validar aqueles impulsos "se joga!", dos quais a gente se arrepende depois. Ok, só se vive uma vez. Mas ficar achando que a oportunidade duvidosa de emprego é a única ou se contentar com um cara mais ou menos pode arruinar seu futuro. Porque, sim, depois de cada decisão impensada haverá um amanhã! Acredite no velho clichê: tudo tem seu tempo. Basta saber se chegou o seu. Pense duas (três, quatro...) vezes quando ficar em dúvida:

1. CASAR OU NAMORAR POR MAIS TEMPO?

Sinal verde - Se vocês já passaram por algumas crises, fizeram viagens longas, conhecem os defeitos um do outro e o gato faz parte da maioria dos seus planos, considere-se preparada! O medo de descobrir que o cara dos sonhos é um pesadelo sempre vai existir, mas você só vai saber se tentar. Estarem dispostos a começar uma vida a dois já é um sinal de que a relação tem futuro. Depois de levar esse plano adiante, siga fazendo outros, para nunca (jamais) cair na mesmice.

Sinal amarelo - Um dia você tem certeza de que seu namorado é "o cara". No outro, ele parece mais o seu melhor amigo. Para tirar a prova do que sente, sugira uma viagem a dois, uma espécie de test-drive de um mês. O ideal é alugar uma casa na praia, por exemplo, para ver se ele ajuda na limpeza, na cozinha, e observar para onde vão a toalha molhada e a cueca suja... E, o mais importante, se o clima continua hot mesmo depois de vários dias juntos. Deu tudo certo? Aguarde o pedido com o "siiimmm!" na ponta da língua. Não foi dessa vez? Dependendo do que rolou durante os "testes", você vai saber se vale a pena namorar mais ou partir para o próximo (ou próximos).

Sinal vermelho - Seu namorado é um fofo, bom de cama, inteligente... Mas não curte o seu seriado favorito e tem ciúme dos seus amigos. Melhor resolver esses probleminhas antes de colocar a aliança no dedo (quando a chance de se transformarem em problemões aumenta) - ou aceitar, de uma vez por todas, que ele não é perfeito. "As mulheres costumam idealizar um parceiro e desistem quando aparecem as primeiras desilusões", diz Rafael Wagner, psicólogo especializado em relacionamentos, de São Paulo. Uma dica para não se decepcionar: enxergue o cara como ele é, não como você deseja que ele seja. Outra coisa: se o seu medo é a solidão ou achar que, por ter passado dos 30, precisa de uma aliança logo, desista. Isso não é motivo para casar.

2. PEDIR DEMISSÃO OU FICAR NO EMPREGO?

Sinal verde - Seus pais ou avós estão precisando de ajuda, um problema de saúde exige repouso, você sofre bullying do chefe ou dos colegas. Todas essas situações justificam um distanciamento temporário ou a demissão. Essa é a hora de se dar ao luxo de cuidar um pouco da sua vida pessoal (principalmente se não tem filhos e dívidas) ou encarar novos desafios.

Sinal amarelo - Está insuportável encarar o escritório todos os dias, mas você não quer largar o emprego? Para saber se o problema é o local de trabalho ou você mesma, faça um teste. Se as férias ainda estão distantes, descubra se a sua empresa investe em cursos para os funcionários. Fazer uma especialização é bem-visto na maioria das empresas. E, com certeza, vai deixá-la mais estimulada. Não sentiu nenhuma diferença? Então é a hora de dar tchau.

Sinal vermelho - Se você não se sente capaz ou reconhecida, mas ama (e precisa) estar nesse emprego, não desista. Converse com seu chefe, apresente novas ideias, com exemplos concretos (algum caso bem- sucedido no exterior). E observe se seus colegas não estão contribuindo para essa insatisfação. Tédio no trabalho é contagioso: quanto mais ouvir reclamações, mais desânimo vai atrair. "Pular de galho em galho pode atrapalhar sua carreira", diz Adriana Prates, consultora de carreira e presidente da Dasein Executive Search. Às vezes, pensando nos benefícios futuros, precisamos passar por coisas que não nos agradam. É nessas horas que os bons se destacam dos medianos.

3. GASTAR AS ECONOMIAS EM UM SONHO OU CONTINUAR GUARDANDO DINHEIRO?

Sinal verde - Quem nunca pensou em tirar um ano sabático? A experiência pode ser proveitosa - se bem planejada. O objetivo é gastar com sua formação profissional? Ótimo investimento! Procure pelos empréstimos estudantis, que possuem taxa de juros baixa e podem ser pagos em suaves prestações. Estar empregada e feliz no trabalho não é motivo para deixar de realizar esse sonho. Converse com seu chefe e veja se existe a chance de ir com volta garantida. Se houver, ele enxergará como um investimento. Se não, na volta terá outro ótimo emprego à sua espera. Boa sorte!

Sinal amarelo - Com um financiamento em andamento, o orçamento fica muito apertado. É necessário ter algum rendimento. E, no auge da sua carreira, pode não ser o melhor momento para se jogar nessa experiência. Nem todas as profissões permitem essa pausa. Está feliz no trabalho? Planeje umas boas (e merecidas!) férias. Foi e sentiu que mudar de ares era exatamente o que precisava? Então faça uma viagem planejada, com cursos ligados à sua carreira. Se for o caso, busque um trabalho temporário no local. Quando voltar, continuará tudo do mesmo jeito. Exceto você, que estará mais feliz e completa!

Sinal vermelho - Gastar tudo naquele vestido incrível ou em uma bolsa de quatro dígitos, porque "a vida é uma só", não vale. Nem aproveitar os preços mais baixos no exterior. Essa atitude pode trazer problemas financeiros, além de nenhum retorno profissional. Se consumir é seu único objetivo, melhor ficar por aqui e aproveitar as liquidações em território seguro.

4. COMPRAR O PRIMEIRO APARTAMENTO OU CONTINUAR NA CASA DOS PAIS?

Sinal verde - Não é fácil largar o carinho de mãe, a comida e a roupa lavada. Mas, se você ganha um salário legal, vale a pena abrir mão desses confortos para ter sua independência. Ou se namora e o casamento está nos planos, morar sozinha antes de dividir o espaço com o gato é uma ótima ideia. Porém, isso tem um custo - e não é baixo. Se seus pais estão interferindo na sua liberdade, hora de respirar novos ares! Mas, antes de empacotar as coisas, faça as contas: "Para viver bem e não se endividar, as despesas da casa não devem comprometer mais que 40% do salário líquido", diz o professor de finanças Hsia Hua Sheng, de São Paulo. A grana vai ficar meio curta para as baladas (oba, festa na casa nova!).

Sinal amarelo - Aguentar mais um pouco os enfeitinhos de gosto duvidoso que a sua mãe põe na sala pode significar alguns dígitos de economia lá na frente. Reflita: está tão ruim assim viver sob o mesmo teto? Se o seu maior medo é se arrepender ou se sentir sozinha, faça um teste. Divida um apartamento com uma amiga. Os gastos caem pela metade e dá para ter uma ideia de como vai ser a nova fase. Não deu certo? Seus pais certamente vão receber você de volta - a não ser que o seu caso seja parecido com o do personagem de Matthew McConaughey no filme Armações do Amor.

Sinal vermelho - A relação com seus pais é excelente. Viver com eles não a impede de chegar tarde, dormir com o namorado e deixar sua cama desarrumada quando dá preguiça. Além disso, você tem planos, como estudar inglês nos Estados Unidos ou conhecer a Europa. Por que não aproveitar um pouquinho mais as vantagens de ser uma filha, digamos, bem presente? Se escolher entre um jeans incrível e um objeto de decoração não parece divertido no momento, melhor segurar a onda.

Então meninas todas conscientes agora? Vamos seguindo lindas e felizes, pois a vida pede urgência.


Beijão para todas e até amanhã.

Ramep

por

Iris de Queiroz

Projetos Sociais


Nenhum comentário:

Postar um comentário