terça-feira, dezembro 11, 2012

UM POR TODOS E TODOS POR UM!!



 
Olá amigas do Elas São Des Blog, saúde para vocês nesta linda terça feira de dezembro.

Nosso assunto para reflexão de hoje vem do Novo Portal Zun e trata da definição do trabalho em equipe.

Os articulistas do Portal afirma que o trabalho em equipe tem sido cada vez mais valorizado, por isso é uma das características mais exigidas pela maioria das empresas.

Vejamos os detalhes.

Atualmente o trabalho em equipe  é um dos assuntos mais discutidos nos meios que existem para sua divulgação, tais como em palestras motivacionais e treinamentos. Mas isso não se trata de um modismo, pois na verdade o trabalho em equipe tornou-se necessário nos meios corporativos para “fazer a diferença”. É a maneira existente de compartilhar objetivos para viabilizar a execução de atividades que se interdependem, em que cada um dos participantes soma a sua parte do trabalho.

Trabalho em equipe  é quando há a participação de pessoas para realizar algum tipo de trabalho, seja numa empresa ou por ações informais.

O consenso no trabalho

Em qualquer situação, esta é uma modalidade de trabalho em que as metas são compartilhadas por todos, cada parte do trabalho é bastante esclarecida de forma a se adaptar conforme cada situação e, mesmo a liderança pode ser compartilhada. Possíveis discordâncias que eventualmente surjam são resolvidas de maneira participativa em consenso nas opiniões. É o trabalho que se faz de maneira ordenada em que deve haver a manifestação de todos a fim de se tomar resoluções claras para o bom andamento de um determinado trabalho.

A participação ativa de cada um

No trabalho em equipe todos participam de acordo com a capacidade de cada um para desenvolver a tarefa. Não há, no cumprimento das mesmas, quem é o melhor ou não, cada opinião tem a mesma importância e qualquer crítica é vista como sendo de caráter construtivo para que cada tarefa leve para um resultado eficaz no final. Significa que a relação de todos para a missão a ser cumprida está definida claramente e é de responsabilidade de cada um a sua consecução.

A valorização da equipe

Valorizar a equipe é um aspecto de suma importância quando se trata do trabalho em equipe, pois valorizando o funcionário se alcança metas de maneira mais eficaz, pois o funcionário sentindo-se valorizado trabalha de forma satisfeita, desenvolvendo tarefas da melhor maneira. Dessa forma, a aprendizagem é contínua, pois se aprende e ensina-se alguma coisa, é também mútua porque há o intercâmbio de aprendizagem entre o líder e o grupo.

O trabalho em equipe traz grandes resultados não só para a empresa, pois através do conhecimento dos participantes que aceitam e respeitam às técnicas e métodos a serem utilizados, atinge-se com eficiência a realização de determinados trabalhos. São elementos que levam a bons resultados tanto na tarefa quanto no ambiente entre as pessoas, que pode levá-los a querer trabalhar sempre juntos.

Um beijão para todas e até amanhã.


Elas São Des

Por

Iris de Queiroz

Projetos Sociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário