segunda-feira, dezembro 03, 2012

O DESTAQUE NA ÁREA COMPETITIVA




Olá pessoal amigo do Blog, boa segunda feira para vocês.

Hoje nossa reflexão vem do Novo Portal Zun, sobre Relacionamento com o cliente.

Os especialistas do site afirmam que o relacionamento com o cliente é um fator abordado cada vez mais no competitivo universo das empresas, sendo alvo de constantes modificações.

Vejamos os detalhes.

O universo empresarial, diante das atuais transformações da sociedade, se transformou em um verdadeiro palco de mudanças cada vez mais bruscas nas formas de se fazer negócios. Em um momento como o nosso, as empresas cada vez mais devem aumentar sua competitividade e produtividade, e o relacionamento com o cliente tem seus paradigmas revolucionados constantemente. Tal expressividade das mudanças fez com que surgisse o Marketing de Relacionamento com o cliente, área de destaque em nossa nova era competitiva, que liga-se à ideia de terem prosperidade, nesse novo cenário, empresas que tiverem capacidade de satisfazer seus clientes, conquistando assim a fidelidade deste. Para isso, é necessário que as instituições empresariais estejam profundamente conectadas com o mercado e invistam cada vez mais no relacionamento com o cliente.

Relacionamento com o cliente na empresa

Nas empresas que buscam implantar uma política positiva de relacionamento com o cliente, este deixa de ser apenas um número, passando a atuar como parte integrante da organização. O conceito de relacionamento com o cliente tem várias ligações com a ideia de trazer o cliente para dentro da empresa, de modo que ele participe do desenvolvimento de novos serviços e produtos, criando ainda mais vínculos com a organização. A área de relacionamento com o cliente recebeu grande suporte com o avanço da tecnologia de informação, pois hoje é possível que ideias de novos produtos e serviços sejam testadas diretamente com o cliente, praticamente em tempo real. Buscar um relacionamento saudável com o cliente é fundamental, pois é este que, indiretamente, paga os salários de todos os funcionários, além de alimentar a empresa e garantir o retorno de eventuais acionistas.

Relacionamento com o cliente conceito

A conceituação do Marketing de Relacionamento com o Cliente é bastante interessante. A maioria dos teóricos interpreta tal tipo de relacionamento como um investimento feito pela empresa em seu cliente, visando com o retorno a satisfação e a fidelidade destes, aumentando os lucros para a organização. Segundo Miriam Bretzke, o Marketing de Relacionamento com o Cliente é “Uma filosofia de administração empresarial, baseada na aceitação da orientação para o cliente e para o lucro por parte de toda a empresa e no reconhecimento de que se deve buscar novas formas de comunicação para estabelecer um relacionamento profundo e duradouro com os clientes, prospects, fornecedores e todos os intermediários, como forma de obter uma vantagem competitiva sustentável.” Podemos ver, portanto, que tal conceito não apenas se direciona ao relacionamento com o cliente, mas também com todos aqueles que possam influenciar direta ou indiretamente na satisfação do cliente, tais como distribuidores, fabricantes, revendedores etc.

Relacionamento com o cliente Marketing

A prática do Marketing de relacionamento com o cliente, para muitos teóricos, deve se apoiar na experimentação e no conhecimento. Segundo McKenna, o Marketing que se baseia no conhecimento exige das empresas uma escala de informações: da tecnologia, da concorrência, do cliente, das fontes de tecnologia e da própria organização. O marketing de relacionamento com o cliente enfatiza três principais fatores: a interatividade, a conectividade e a criatividade. Com tal abordagem, as empresas devem dedicar-se a seus clientes, monitorando constantemente os concorrentes e desenvolvendo um sistema de análise, que transforme tal informação sobre o mercado e sobre a concorrência em uma nova informação sobre o produto. Tal conhecimento é essencial e deve ser aplicado fortemente no marketing de relacionamento com o cliente, pois é conhecendo o mercado que uma empresa poderá se aproximar de seu público na forma mais eficiente.

Relacionamento com o cliente livro

Através do site Buscapé  é possível encontrarmos links para a venda de diversos livros sobre o relacionamento com o cliente. Um dos mais bem recomendados é o Gestão de Relacionamento Com o Cliente, de Fábio Gomes da Silva e Marcelo Socorro Zambom, disponível pela editora Thomson Learning. O livro aborda diversos aspectos do relacionamento com o cliente, indo desde os novos paradigmas criados pela evolução tecnológica até uma análise história sobre como acontecia o relacionamento das empresas com seu público. A publicação é muito recomendada para estudantes leigos ou até mesmo acadêmicos da área.

Relacionamento com o cliente MRV

A MRV Engenharia possui um departamento de marketing que serve como exemplo na área de relacionamento com o cliente. Em sua página específica de relacionamento, a empresa disponibiliza alguns vídeos criados especialmente para os clientes, ensinando o funcionamento da compra de um imóvel. Também é disponibilizada a emissão de um boleto por e-mail, e um interessante sistema de premiação por sorteio, que gratifica com dinheiro alguns usuários que indicarem outros.

Conceitos, livros e exemplos fazem entendermos melhor o funcionamento do relacionamento com o cliente.

Vamos nos informar pessoal pois, a moeda mais valiosa nesses tempos é a informação precisa. 

Beijão para todos e até amanhã.


Elas São Des

Por

Iris de Queiroz

Projetos Sociais

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