quarta-feira, outubro 17, 2012

VAI ADOTAR?


Oi meninas, tudo ótimo com vocês?

Hoje nosso assunto vem do site M. de Mulher, conteúdo do site ANAMARIA, onde se dão 10 mandamentos para adotar uma criança.

Os articulistas afirmam que a decisão é complicada, mas é possível adotar uma criança e construir uma família muito feliz! 

Vejamos as dicas:

Pode ser por infertilidade, por vontade de ter mais filhos ou por querer fazer uma criança feliz. Não importa: a adoção é sempre um ato de amor. Devemos adotar uma criança para fazer o bem para alguém e a nós mesmos, diz Eliana Gavioli, autora do livro Quartinho Solitário (Ed. Viva). Ela é mãe de quatro filhos adotivos, com idades entre 18 e 22 anos. Veja abaixo algumas dicas que ajudarão quem escolhe uma criança para dar amor, carinho e uma chance na vida. Talvez você descubra que esse é o caminho para ser mãe.

Antes de tudo, confira os dez mandamentos para adotar uma criança.

1. Ter certeza de que o seu marido quer muito também. A cumplicidade é fundamental.

2. Se for solteira, tenha consciência de tudo o que a espera como mãe solteira. Deve estar certa de ser capaz de amparar a criança.

3. A preparação psicológica é fundamental. Os pretendentes devem passar por um curso. Em Curitiba (PR), por exemplo, há o Grupo de Apoio Adoção Consciente (GAACO). Junto com a Vara da Infância e Juventude, fazemos a preparação”, diz Hália, presidente do GAACO e mãe de duas filhas adotivas.

4. Buscar os meios legais para conduzir o processo.

5. Evitar contato com os pais biológicos.

6. Falar do assunto abertamente. Não pode ser tabu.

7. Jamais tentar justificar a atitude da criança por ela ser adotiva.

8. Nunca fazer referências aos pais biológicos diante de um traço negativo da personalidade da criança.

9. Não idealizar demais o filho. Na adoção, principalmente quando a criança é maior, criam-se expectativas demais. Provavelmente, não serão satisfeitas, e isso gera frustração.

10. Saber que a criança traz uma história curta ou longa de abandono. Respeite essa história e diga sempre que ela foi desejada e esperada por você e por sua família.

E se o filho adotivo quiser conhecer os pais biológicos?

Isso é comum. Não é insatisfação com a família adotiva. A pessoa tem necessidade de saber suas raízes para se fortalecer como adulta. Quase sempre acontece a decepção com esses pais consanguíneos. Por isso, é bom conversar e analisar se é o melhor para ele, afirma Hália.

É preciso falar a verdade

A criança tem o direito de saber sua história, que deve ser tratada de forma natural. Precisa ser um assunto aberto, livre de cochichos e ares de compaixão. Vale contar historinhas de personagens e animais que foram adotados e ver filmes sobre o tema.

Será que ele pode ter a má índole de sua família?

A personalidade é formada pelo tipo psicológico, herdado dos pais, e pelo caráter, que é o sistema de valores construído através da influência dos pais, professores, vizinhos, amigos, programas de TV, livros etc. É o caráter que vai fazer com que a criança consiga aproveitar bem suas qualidades e habilidades naturais e diminuir suas fraquezas, explica Eliana.

Um abraço carinhoso para todas e até amanhã com muito amor.


Elas São Des

Por

Iris de Queiroz

Projetos Sociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário