terça-feira, outubro 16, 2012

TODA LIBERDADE TEM UM PREÇO


Olá amigas do meu blog, uma terça feira brilhante para vocês.

Hoje eu falo de Liberdade e Produtividade.

O crédito é do site: Minha Carreira por Daniel Imamura. Ele é formado em Ciência da Computação pelo IME/USP (1999) e MBA com ênfase em Gestão pela FGV (2010), trabalhou em empresas e projetos como Microsoft, Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, Petrobras, TAM, Agência Estado/Grupo OESP, Motorola, Instituto de Pesquisas Eldorado, Fundap.

Vamos aos detalhes.

Atualmente os profissionais estão em busca de empresas que são mais flexíveis, empresas que dão maior liberdade para seus funcionários. Se você também esta à procura de uma empresa assim fique atento a alguns pontos.
Não é novidade que os profissionais são cada vez mais cobrados pela produtividade e para que isto aconteça às empresas têm criado diversas formas de agradar os seus funcionários, com horários flexíveis, ambientes mais descontraídos ou com liberdade para acessarem redes sociais durante o expediente.

Se toda esta liberdade não for bem administrada, tanto pelo funcionário quanto pela empresa, ao invés de aumentar a produtividade tenderá a diminuir.

Na agência digital em que trabalho, conseguimos encontrar o ponto de equilíbrio para tal. Para começar, além do ambiente descontraído, não temos aquele velho sistema de marcação de ponto. Isso se explica pelo simples fato de que imprevistos acontecem e que você ficar várias horas na empresa também não significa que você produz mais. Isso gerou um senso de comprometimento dos funcionários com a empresa ao ponto de que termos total consciência de quando podemos sair mais cedo ou quando devemos ficar até um pouco mais tarde. Tudo ocorre de uma forma muito natural e sem “cara feia” da parte dos gerentes.

Outra questão é quanto à liberdade na internet. Já trabalhei em empresas que nem sites de banco eram acessíveis para os funcionários. Aqui na agência já é o oposto, temos total liberdade para acessar qualquer site. Isto nos auxilia na hora de fazermos pesquisas e também na hora daquelas pausas necessárias para aliviar um pouco a pressão.

Mas vejam bem, nós mesmos percebemos que as ferramentas de mensagens instantâneas tiravam um pouco a nossa atenção, pois nestes programas as pessoas normalmente querem ser atendidas rapidamente. Então criamos uma regra entre nós e não utilizamos programas de mensagens instantâneas a não ser que seja necessário falar com um cliente. Não foi necessário nenhum bloqueio em nossos acessos à internet e a produtividade continuou alta, pois todos tiveram comprometimento para seguir essa regra.

Então se você busca uma empresa que te dê total liberdade, prepare-se para lidar com ela, pois não é fácil e você precisa se policiar diariamente para que sua produtividade sempre esteja no nível esperado. E se você tem autonomia para implantar uma política mais liberal em sua empresa procure implantá-la de forma gradual e note como a produtividade de seus funcionários irá aumentar.

Um beijão para todas e até amanhã com muito carinho.


Elas São Des

Por

Iris de Queiroz

Projetos Sociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário