quinta-feira, julho 14, 2011

VOCÊ PAGARIA O PREÇO PARA MUDAR DE PLANO??


Olá amigas e seguidoras do Elas São Des Blog eu desejo a todas um lindo e poderoso dia.

Nosso tema hoje é sobre mudança de plano na carreira profissional. Um artigo feito pelo pessoal da redação do site

Os autores contam Histórias inspiradoras de quem deixou de lado uma carreira tradicional e transformou sua trajetória

Acompanhem os detalhes por favor

Caso você tenha escolhido a medicina, a advocacia ou a administração, provavelmente sua família adorou e deu a maior força. Mas e se você der a notícia de que quer ser uma maquiadora, esteticista, depiladora ou massagista? Ou, pior, comunicar que vai deixar sua carreira promissora pra se dedicar ao que muitos consideram um subemprego ou um simples hobby, cujo objetivo é apenas ajudar nas contas do fim do mês? Qual seria a reação das pessoas próximas?

A maquiadora e visagista Raphaella Bahia trabalha em uma clínica no Rio de Janeiro. A jovem de 23 anos abandonou a faculdade de desenho industrial, já no final do curso e, ao invés de designer, optou pelas sombras e blush. Hoje, é a queridinha de uma marca famosa de maquiagem.

Raphaella diz que sua família ficou um pouco decepcionada com sua decisão de não terminar a faculdade quando faltava apenas um ano e meio. Depois eles me apoiaram, pois viram que eu corri atrás dos meus objetivos. Hoje pretendo trabalhar com consultoria de imagem e também não abri mão de ter um diploma universitário.

A maquiadora fala que as pessoas informadas sabem que cabeleireiros, maquiadores e outros profissionais dessa área são bem sucedidos. Muitos ganham mais do que pessoas que trabalham em bancos ou em outras grandes empresas. E, em tempos de crise, ela garante que seu público alvo não deixa a beleza de lado.

Raphaella diz que o mercado é promissor e trata-se de um ambiente bastante competitivo. Quem quer se tornar um bom profissional precisa estudar, viajar e se aperfeiçoar.

Da propaganda para o spa

Um acidente de carro que poderia limitar e acabar com a carreira de uma jovem profissional promissora transformou a vida de Blanch Marie, 30 anos, esteticista.

Formada em publicidade e rádio e TV, ela era uma produtora bem sucedida que em pouco tempo acumulou trabalhos em importantes emissoras. O resultado eram noites mal dormidas e muita correria.

Um dia, após uma festa, Marie entrou por engano em uma rua contra mão e seu carro colidiu com um ônibus. Foi tão traumatizante que eu não me lembro de nada. Tive uma fratura exposta de joelho e perdi muito sangue. O médico queria amputar minha perna, mas meu pai entrou em contato com um ortopedista e tentamos uma cirurgia.

A esteticista lembra que perdeu a força e o movimento de sua perna. Ao todo, foram três anos de fisioterapia, pois ela quase que diariamente precisava recomeçar do zero todos os movimentos que conseguia realizar.

Os médicos não davam esperança e sempre deixaram claro para Marie que sua perna não seria mais a mesma. Eu dizia que minha perna não só iria voltar ao normal, como ela iria ficar muito melhor do que era antes.

A fisioterapia trouxe muito mais do que a recuperação de Marie. As doloridas sessões despertaram o interesse pelo estudo do corpo humano, anatomia e fisiologia. Todo o esforço era necessário para retomar a carreira de publicidade.

Marie frequentou cursos de massagem, yoga, acupuntura ¿ tudo que pudesse acelerar o processo de sua recuperação. Logo começou a dar aulas e sentia a reprovação por parte de suas amigas, pois como produtora de propaganda tinha certo status. Já o trabalho com a estética era vista como um subemprego.

Elas falavam que minha perna já estava boa, e me perguntavam quando eu voltaria a ser publicitária, de uma forma bem depreciativa. No início de nosso relacionamento, meu namorado perguntou se eu fazia meu trabalho por hobby. Com muito jeito eu expliquei que eu ganhava mais do que ele, brinca a esteticista.

Depois de muitos cursos e sucesso com as alunas, a vida da ex-publicitária mudou de rumo. Hoje, Marie conta com uma equipe e se diz muito feliz e realizada com seu SPA, localizado em um bairro privilegiado de São Paulo. Eu acho muito bonita essa área de saúde, pois, ao contrário da publicidade, eu consigo ver a evolução na saúde e no bem-estar das pessoas.

Quanto ao acidente, que poderia ter acabado com a carreira de Marie, ela é taxativa: A última coisa que eu me lembro daquele dia, antes de entrar na rua, foi ter pensado que eu estava indo no caminho certo. Depois disso, minha vida se transformou.

E aí meninas, vocês pagarão o preço da mudança?

Abraços para todas e até amanhã

Elas São Des

Por

Iris de Queiroz

Coordenadora do Projeto

Nenhum comentário:

Postar um comentário