sábado, março 22, 2014

JÁ NÃO SE USA MAIS?


Ei pessoal, feliz sábado.

Lembra quando na nossa infância as avós e as tias antigas da família falavam: “Só pode cortar o cabelo na lua crescente” e “depilação com lâmina engrossa os pêlos”? O iGirl falou com especialistas e nos conta porque eles já não fazem mais sentido.

Vamos ver os detalhes.

Avós costumam ser fofas e super atenciosas com as netinhas. Quando suas garotinhas se tornam adolescentes, então, as velhinhas curtem contar sobre os tempos de juventude e passar alguns ensinamentos que aprendeu com a vida, entre eles os de beleza. São nestes momentos que surgem conselhos como “corte o cabelo somente na semana de lua crescente” e “depilar a perna com lâmina engrossa os pêlos”. Apesar das nossas matriarcas serem mais vividas e mais sábias do que a gente, nós sabemos que este tipo de conselho já não faz mais tanto sentido hoje em dia. O iGirl falou com o Dr. Valcinir Bedin, médico tricologista presidente da Sociedade Brasileira de Cabelo, o Dr. Ari Christino, tricologista do Instituto de Beleza Moça Bonita, e a dermatologista Carolina Marçon e te conta porque as dicas de beleza da vovó podem estar para lá de ultrapassadas.

1- Cortar o cabelo de acordo com a lua ajuda-o a crescer mais rápido

Segundo os especialistas, este tipo de “crendice” nasceu quando as pessoas começaram a perceber a influência da lua no crescimento das plantas e nas marés. “Se você fazia as podas dos vegetais em dias de uma determinada fase, elas cresciam mais rápido”, explica Dra. Carolina. “Então, começaram a dizer que o mesmo servia para os cabelos. Mas não há nenhuma evidência científica de que isto tenha alguma influência nos fios”. “A brincadeira é cortar o cabelo na lua do cabeleireiro, quando ele estiver pra cima, de bem com a vida, o corte sempre sai bem”, ri o tricologista Valcinir.

2- Raspar as pernas com lâmina faz os pêlos engrossarem

Quando não conseguir marcar uma sessão de depilação com cera, pode recorrer à lâmina de barbear sem problemas, sem medo de ficar mais peluda. “Quando você raspa, você corta o cabelo mais próxima da base, região em que ele é mais grosso, e isto dá esta impressão errônea”, explica Valcinir. O ângulo do crescimento da fibra também ajuda a confundir as garotas. “O pêlo nasce em um ângulo de 90º, quando você o corta, ele começa a crescer dali, ‘apontando’. Ele precisa mais longo para ceder e ficar mais macio”, diz Ari.

3- Coca-cola ajuda a bronzear a pele

Era bem comum as nossas avós e mães apostarem em tudo que era receitinha para conquistar o bronzeado perfeito. Este tipo de prática assusta os especialistas. “Não ajuda, só lambuza e, mais do que isso, pode causar queimaduras graves e, até mesmo, a morte. Fuja disso”, fala Valcinir, bastante categórico. “Sol tem que ser com protetor solar dermatologicamente testado. É muito perigoso [testar estas receitas] porque o índice de radiação está muito alto e algumas substâncias podem queimar e causar manchas na pele”, completa a dermatologista Carolina.

4- Lavar o cabelo quando se está menstruada faz mal

Quem nunca levou bronca por estar andando pela casa de pé descalço depois do banho? Mas, naqueles dias, a nossa avó fica ainda mais assustada, principalmente se você estiver com os cabelos molhados. “Algumas pessoas dizem que não pode lavar porque está mais sensível”, conta Ari. “Mas não tem nada a ver”. O mito até faz sentido, já que, quando menstruamos, a imunidade abaixa e podemos ficar doente com mais facilidade. “A menstruação causa alterações hormonais, o que leva a transformações no corpo. Além disso, não muda nada”, fala Marçon.

5- Pepino nos olhos diminui as olheiras

Aqui até que a nossa avó tem um pouco de razão, porque pepino realmente diminui o aspecto das olheiras. “Mas não é um tratamento, é um efeito imediato”, explica Carolina. Isto porque a rodela geladinha faz os vasos sanguíneos da região se contraírem e tirarem o arroxeamento da região. “Mas o pepino, em si, não tem nenhuma característica que diminui o enchaço ou o endema. A única coisa boa é que ele é frio, então você pode colocar berinjela, abobrinha, desde que esteja geladinho”, afirma Valcinir.

6- Esmalte escuro faz a unha crescer mais rápido

De acordo com os especialistas, a cor do esmalte não tem nada a ver com a saúde das unhas. “Diziam, também, que o vermelho dava mais alergia, mas não muda nada”, comenta Bedin. O que dá a impressão de que a unha cresceu mais é o contraste promovido pelo esmalte escuro, além do fato de ela dificilmente quebrar quando está pintada de preto, por exemplo. “A característica química do cosmético, que é mais espesso por causa do pigmento, também oferece uma proteção maior à unha, aí ela não tende a lascar tanto quanto quando está com um claro”, finaliza Carolina.

7- Dormir de cabelo molhado faz o couro cabeludo apodrecer

Lavar o cabelo e ir direto para cama não faz o seu couro cabeludo apodrecer, mas pode acarretar outro problemas chatinhos. “[Este hábito] é ruim por dois motivos: o cabelo fica embaraçado e, para penteá-lo, você acabará quebrando alguns fios e você pode ficar resfriada”, avisa Valcinir. Caspa e seborréia também podem ser algumas consequências. “Quando a gente encosta o cabelo úmido no travesseiro, que tem várias bactérias e fungos nele, você transforma a sua cabeça em uma porta de entrada para estes seres. Aí pode desenvolver doenças como demartite”, fala Ari.

8- Pasta de dente seca espinha

Parece que, antigamente, pasta de dente servia para tudo, desde para o tratamento de queimaduras até para secar espinha. A dermatologista Carolina Marçon explica que esta última prática é bem perigosa. “Não tem que passar nada em espinha sem orientação médica. Além de piorar a acne, pode irritar a pele”, explica a especialista.

Bons tempos aqueles para as que viveram. Diz-se que se era feliz e não se sabia.

Beijão e até amanhã.

Ramep

Por

Iris de Queiroz

Projetos Sociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário