segunda-feira, novembro 18, 2013

MEU MARIDO É GAY?


Olá meninas da Ramep, semana linda para vocês.

Nosso encontro celebra a matéria da Dra. Fátima Protti, especialista do site Delas, que responde para as leitoras que têm dúvidas sobre a sexualidade do maridão.

Vamos apreciar com muito carinho

Dra. Fátima Protti
A leitora contou para a especialista que recentemente, ela e seu marido encontraram com um amigo dele no shopping. Os dois se abraçaram fortemente e demonstraram muito carinho um pelo outro. Quando chegaram em casa, seu marido lhe contou, sem cerimônia, que aquele homem já havia sido seu namorado na juventude. Disse ainda que não conseguiu comentar nada com ele na hora, de tão chocada que ficou. Nunca soube daquele passado gay dele e agora está preocupada. Como lida com essa situação? Seu marido pode lhe trocar por um homem?

Cara leitora, pior do que a revelação é conviver com a dúvida e a insegurança de que um dia ele pode estar na cama com outro homem. Tenha um papo aberto e franco. Isso fará você entender a história e ter uma melhor visão do caminho que seu relacionamento poderá tomar a partir de agora.

É difícil dizer onde essa história antiga do seu parceiro se encaixa ou se ele poderá sentir desejos por outros homens. A explicação deve ter promovido um bem-estar e alívio para ele, mas para você os fantasmas da desconfiança e da traição se tornaram presentes. Não dá para evitar uma boa conversa e fazer de conta que nada aconteceu.

Os casais vão se conhecendo aos poucos, nem tudo é visível e nem todo passado é revelado. O risco de ter surpresas existe quando decidimos fazer a vida com alguém.

Muitos jovens não têm coragem de viver sua homossexualidade ou bissexualidade na fase adolescente, com receio do preconceito, da reprovação da família e amigos.

A religião também pode exercer uma repressão da expressão sexual. Para enfrentar tudo isso é preciso coragem e energia. Alguns optam por esconder sua orientação sexual construindo uma vida nos moldes hetero até o momento em que não consegue mais reprimir seus desejos, sentimentos e interesses. Outros criam uma vida paralela.

Um dia, o que estava oculto aparece e quem está ao lado leva um grande susto. Surgem intensos sentimentos de raiva, desconfiança, nojo e culpa por acreditar que não foi capaz de seduzir aquela pessoa. Tem a sensação de que uma nuvem negra paira sobre sua cabeça e a autoestima despenca.

Hoje, a sexualidade e suas expressões são entendidas pela ciência com uma visão ampla. Não se define a identidade apenas pela prática sexual, considera-se também o desejo por alguém do mesmo sexo, sexo oposto ou ambos. Para algumas pessoas, o fato de ter uma experiência homossexual é somente uma vivência erótica e não uma orientação homossexual.

Desde já nosso agradecimento ao site Delas e a Dra. Fátima Protti pelos esclarecimentos. A Dra Fátima é psicóloga, terapeuta sexual e de casal. Pós-graduada pela USP e autora do livro “Vaginismo, quem cala nem sempre consente". Quem quiser escrever para ela o endereço é: delas_amoresexo@ig.com.br


Beijão no coração de todas as amigas e até amanhã com muito carinho.

Ramep

Por

Iris de Queiroz

Projetos Sociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário