quarta-feira, junho 25, 2014

PERGUNTE AO SEU MÉDICO!!


Olá amigas da Ramep Blog, feliz quarta feira para vocês.

Hoje eu trouxe uma matéria do site Minha Vida, já muito apreciado por nós, escrito por Marcelo Wulkan – especialista em Cirurgia plástica, onde se aborda o tema Lipoaspiração e como saber quando há indicação para o procedimento e seus derivados.

Dr.Marcelo Wulkan
O autor garante que esse tipo de procedimento remove gordura localizada, mas não é a solução para o emagrecimento.

Vejamos os detalhes.

Embora um corpo considerado saudável tenha um tônus e proporções adequadas, a beleza pode ficar aquém do desejo devido à predisposição pessoal ou hereditária de acumular gordura localizada. Mesmo pessoas jovens e que se exercitam regularmente podem se incomodar com esta situação e nestes casos só a lipoaspiração pode afinar e dar o toque final na silhueta almejada da região onde se tem gordura localizada.

As mulheres tem mais facilidade para acumular gordura nas nádegas e culotes devido à ação hormonal do estrógeno. O organismo feminino faz isso para tornar a silhueta cheia de curvas e manter um armazenamento de gordura a ser usado como energia extra numa possível gravidez e amamentação. Nos homens, a ação hormonal é distinta gerando acúmulo biológico de gordura mais na área abdominal e cintura.

Com o envelhecimento e em algumas doenças, a desproporção do corpo se deve não apenas ao excesso, mas também à escassez de volume. É como se houvesse uma migração da gordura de um lugar para outro. Nestas situações, a lipoescultura se encontra indicada para restaurar a jovialidade aumentando o volume onde é necessário e retocando o seu excesso.

A lipoaspiração, lipoescultura e a lipoenxertia estruturada refazem a silhueta do corpo da mulher deixando-a com mais curvas e mais feminina; no homem, ajuda no equilíbrio da masculinidade com um contorno corporal mais proporcional e sem excessos.

Não existe milagre

Muitos pacientes podem encarar a cirurgia plástica de contorno corporal como uma solução para a gordura indesejada e até mesmo como meio de perder peso. Este entendimento é errado e deve ser esclarecido pelo médico durante a consulta. Existem indicações precisas para a lipoaspiração, lipoescultura e lipoenxertia estruturada (enxerto de gordura).

De maneira geral, podemos dizer que os seguintes pacientes podem ser submetidos à cirurgia de lipoaspiração e lipoenxertia estruturada:

Pacientes com peso ideal ou até 20-30% acima do peso ideal

Pacientes saudáveis que não tenham contraindicações médicas para serem submetidos a procedimento cirúrgico

Pacientes emocionalmente estáveis, otimistas e realistas com a limitação do procedimento. É preciso saber que pode ser necessário novo procedimento para se retirar o excesso de pele pendente

Pacientes que sigam à risca a orientação médica pós-operatória e venham ao consultório sempre que solicitados. É preciso estar preparado para eventual intercorrência.

Portanto, pacientes que não se enquadram nas situações acima podem não necessitar de lipoaspiração. Ela pode ser desnecessária, pois não é o tratamento ideal para o paciente.

Em primeiro lugar, o paciente que deseja melhorar o contorno corporal deve ser norteado por endocrinologista, nutrólogo, nutricionista e instrutor de academia capacitado. Todos esses profissionais vão se atentar a trazer mais saúde para o paciente por meio da introdução de hábitos saudáveis em sua vida. Com essa sistemática, muito da gordura que está "dentro da barriga" poderá ser diminuída. Essa gordura é responsável por doenças como pressão alta, entre outras. Com a manutenção desse novo estilo de vida saudável, a gordura de "fora da barriga", culotes, flanco e outros lugares indesejados, começa a ser perdida.

No entanto, essa a perda dessa gordura externa tem um limite diferente para cada pessoa. Quando se atinge esse limite, ou seja, nem com alimentação saudável e a prática regular de exercícios consegue eliminar a "gordurinha indesejada", aí a cirurgia plástica pode ser a única alternativa para ajudar a complementar a nova silhueta corporal. Dessa maneira, percebemos que a lipoaspiração é o último recurso nesta jornada pela estética corporal e foca apenas na retirada de excesso de gordura localizada.

O entendimento do melhor momento para se fazer a cirurgia plástica só é feito durante a consulta médica com seu cirurgião plástico, que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Ele vai nortear se é necessário perder mais peso antes do procedimento ou se você já está apta(o) para a lipoaspiração e suas variantes. O bom profissional deve aconselhar o momento correto de se fazer a cirurgia, visando sempre o bem estar e saúde do paciente. Quando necessário, pode-se solicitar exames complementares para averiguar a quantidade de gordura corpórea; isto pode ajudar no entendimento de como a gordura se distribui no corpo do paciente e a maneira que vai diminuindo (ou não) com os hábitos saudáveis adotados.

Para que as cirurgias de lipoaspiração, lipoescultura e lipoenxertia estruturada sejam seguras, existe um consenso de que o total de gordura a ser lipoaspirado não pode ultrapassar 7% do peso do paciente. Outro fato a ser obedecido pelo médico é que a soma das regiões a serem operadas não pode representar mais do que 40% da área corporal. Portanto, dependendo do caso, pode não ser aconselhável fazer lipoaspiração em várias áreas do corpo no mesmo tempo cirúrgico.

Entenda a lipoenxertia estruturada

A lipoenxertia estruturada e o uso de enxerto de gordura contém, conforme mostrado em muitos estudos, células-tronco. As células-tronco são aquelas que dão origem a mais de 200 tipos de tecidos que compõe o corpo humano. Elas variam na sua capacidade de se transformar em outros tipos de células conforme o local onde são adquiridas. No caso da lipoescultura estruturada, utiliza-se a gordura como fonte de obtenção dessas células.

No entanto, é preciso entender que as células de gordura (adipócitos) obtidas na lipoaspiração não dão origem a nada. São as células-tronco que existem no estroma de sustentação dessas células gordurosas que são potencialmente geradoras de outras células. Portanto, na lipoenxertia estruturada, leva-se volume (células gordurosas) e estroma (células-tronco). O grande desafio é manter o maior numero possível desse estroma para aumentar a quantidade de células-tronco.

Outro fato que é amplamente discutido é a "pega" dessas células na área em que são depositadas durante a cirurgia. Parte da gordura aplicada pode ser parcialmente reabsorvida com o tempo. Caso isso ocorra, é possível reaplicar mais gordura caso se julgue necessário. De qualquer maneira, a medicina está evoluindo rapidamente neste setor e, até a data de publicação neste site, faz parte do arsenal terapêutico do cirurgião plástico moderno.

Por fim, ressalta-se que nenhuma variante da lipoaspiração deve ser vista como uma "solução milagrosa" para perda de peso. O objetivo, como foi dito, é apenas retirar o excesso de gordura localizada. Eventualmente, pode ser necessário mais de uma cirurgia para a retirada da gordura, visando a maior segurança do paciente. Esta prática pode ser mais frequente em situações onde ocorreu grande perda de peso pós-obesidade, como, por exemplo, em um paciente que realizou cirurgia bariátrica.

Um abraço carinhoso para as amigas, meu agradecimento desde já ao site Minha Vida e ao Dr.Marcelo Wulkan pelos excelentes esclarecimentos.

Ramep

Por

Iris de Queiroz

Projetos Sociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário