domingo, junho 15, 2014

PARA NÃO DEPENDER DA OPINIÃO DOS OUTROS?


Olá meninas, saúde e paz para todas.

Hoje falaremos sobre o tema de Adrina Araujo – Psicóloga do site Minha Vida, onde se diz que depender demais da opinião dos outros pode reduzir autonomia e liberdade individual.

A especialista defende que aprender a lidar melhor com as opiniões negativas de outras pessoas reduz número de frustrações e traz mais qualidade de vida. Será?

Vejamos na íntegra.

Algumas pessoas são extremamente preocupadas com o que "os outros" vão pensar sobre seus atos. Quem vive assim fica a mercê das ideias e pensamentos externos, sem ser capaz de pensar por si mesmo, avaliar e tomar uma decisão com segurança. É claro que as avaliações de outras pessoas podem servir como ótimos feedbacks e ajudar na estratégia de escolha em várias situações, mas não pode jamais ser a base de tudo. Se dermos a outra pessoa o poder e a condição de escolher o que é melhor para nós, perdemos nesse momento toda e qualquer condição de escolha, liberdade e autonomia.

Quem vive sem saber o que deve fazer, como agir, se portar e pensar, acaba perdendo autonomia, apresenta dificuldade de escolha e perde a liberdade de ação. Quem está atento excessivamente ao que "os outros" vão dizer, acaba muitas vezes por abrir mão de seus próprios sonhos, desejos e vontades. A preocupação exacerbada e até mesmo um comportamento inseguro em relação ao que os outros pensam sobre nós pode gerar grande desconforto e nos privar da nossa liberdade de expressão. Quando isso acontece é preciso rever o que está havendo, é motivo para refletir e mudar.

Ser capaz de sonhar, desejar o que se quer viver, conquistar e realizar é parte do processo de liberdade individual. Estar pronto para pagar o preço das ações e com isso enfrentar as pessoas que podem ser contras ou mesmo não entendem a necessidade desses desejos, se faz necessário. É importante saber negociar, conversar, expor os sentimentos e vontades. O diálogo nem sempre é fácil, porém é libertador. Saber ser assertivo sem ser agressivo é uma arte. Conseguir dialogar sobre o desejo ser precisar se impor de forma violenta é libertador. Quem sabe dizer não e manter-se inteiro é capaz de seguir a vida com tranquilidade de segurança, pois respeita a si e os outros.

Quem se preocupa com o outro e não vê as próprias necessidades acaba sofrendo duas vezes: por não saber se impor e conversar e por não ser capaz de realizar o que deseja.

Para facilitar a conquista e o desfrutar dos sonhos e objetivos é importantes o dialogo claro e aberto com as pessoas a volta. Normalmente, o medo da rejeição, da punição e castigo são mais fortes e que bloqueiam a tomada de decisão.

Para desenvolver atitudes livres, experimentando liberdade de pensamento e ação, sem se importar de forma rigorosa com que as pessoas vão achar ou opinar sob a vida é preciso autoconhecimento para o amadurecimento pessoal. Sessões de psicoterapia, hipnose, coaching e outras técnicas podem ser muito úteis e libertadoras.

Estão aí meninas as dicas da especialista as quais agradeço de todo coração e ao site Minha Vida pelos esclarecimentos.


Ramep

Por

Iris de Queiroz

Projetos Sociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário