sexta-feira, dezembro 16, 2011

APRENDA A RECEBER


Oi amigas do Elas São Des Blog, que prazer estar novamente com vocês em mais esta sexta feira de sucesso.

Nosso assunto hoje é sobre autoestima, através do artigo lindo de Deborah Busko do Bolsa de Mulher, que nos ensina a como lidar com elogios. Como você recebe elogios?

A autora garante que ter dificuldade para lidar com elogios é algo mais comum do que se imagina. Vocês sabiam disso?

Acompanhem os detalhes.

Receber um elogio depois gastar um tempão escolhendo roupa, acessórios, caprichando no make e no cabelo. Os elogios espontâneos fazem bem para a autoestima, mas algumas mulheres não se sentem seguras ao recebê-los. Geralmente, elas não veem os elogios como verdadeiros e sempre procuram saber qual a segunda intenção do comentário.

Não se sentir à vontade com elogios é algo mais comum do que se imagina e pode ter vários motivos. Mas quando se torna algo muito recorrente, merece atenção, pois pode prejudicar até os relacionamentos da pessoa.

Um dos fatores que provocam esse tipo de comportamento é a autoexigência. Por exemplo, uma pessoa que se acha gorda e recebe o elogio de que está magra, pode pensar que a outra está usando um tom irônico ou de deboche. Outras não se sentem à altura do elogio ou o entendem como uma cobrança.

Em resposta, quem não sabe lidar com elogios usa frases como “é impressão sua”, “são seus olhos”, “imagina, nem ficou tão bom assim” para se proteger da interação com os outros.

A insegurança é outro motivo para esse tipo de reação, principalmente quando os elogios partem do sexo oposto. No entanto, as mulheres precisam ficar atentas aos elogios que recebem na hora da conquista.

É preciso saber identificar elogios sinceros ou quando a intenção é só levar a mulher para cama. Mas como saber? Não existem regras para fazer isso, é tudo uma questão de sensibilidade.

Se você se identifica com as características descritas, saiba que a melhor forma de mudar este comportamento não é se submeter a cirurgias plásticas ou tratamentos estéticos para mudar o que não está bom. O ideal é buscar por ajuda psicológica para compreender melhor quais são as causas dessa dificuldade e fazer o exercício do autoelogio, aprendendo a gostar de si própria.

Beijão para todas e até amanhã.

ELAS SÃO DES

Por

Iris de Queiroz

Projetos Sociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário