segunda-feira, fevereiro 28, 2011

ELA TRABALHA E ELE FICA EM CASA??


Meninas Lindas do Elas São Des Blog é com satisfação que nós desejamos a todas uma segunda feira de muito sucesso.

Hoje nós trouxemos um texto de Vladimir Maluf, abordando o tema: Ela trabalha, ele fica em casa.

O autor afirma que quando os papéis se invertem, tem muito homem que se acomoda e abusa da situação (e da mulher)

O trabalho de Celso*, 42 anos, é basicamente na frente do computador. Muitos emails e telefonemas, o que fez com que ele há alguns anos trabalhasse dentro de casa. Depois de perder o emprego, a saída foi efetuar negociações de exportação de um dos quartos do apartamento, que virou seu escritório. A desvantagem, porém, é que depois disso passou a ganhar menos que a sua mulher e fica o dia todo em casa.

“O começo foi duro, mas hoje estou mais acostumado. Eu percebia que os porteiros viam a minha mulher sair todo dia cedo para o trabalho e me viam descer de chinelos durante o dia para fazer coisas na rua. Acho que imaginavam que eu não faço nada o dia todo”, conta. “Agradeço à minha mulher que sempre foi compreensiva e nunca me acusou, pois sabe que foi a única maneira de nos mantermos.”

Por estar em casa, aos poucos, as tarefas domésticas acabaram sob sua responsabilidade. “Como a diminuição da minha renda, que não é fixa, entre outros cortes, dispensamos a empregada. Conto apenas com uma faxineira que faz a limpeza mais pesada. Com isso, assumi muitos afazeres que nunca havia feito antes.”

Hoje, Celso leva os filhos na escola, providencia as refeições das crianças, lava a louça e dá um trato no lar. “Como não sei cozinhar, no final de semana eu ajudo a minha mulher a fazer comida para a semana toda, que fica congelada. Mas o arroz, a salada e os bifes eu mesmo faço”, orgulha-se.

Como a faxineira só vai uma vez por semana, as obrigações diárias ficam por conta do dono de casa. “Tenho que dar uma limpada no banheiro, trocar lixo, arrumar a cama... Mas conto com a ajuda dos meus filhos: tanto o menino quanto a menina, pois aprendi que deixar essas tarefas na mão das mulheres é um pensamento retrógrado”, afirma. “Garanto que nós somos um casal que vive bem e feliz.”

Bem diferente é o caso que Luiz*, de 58 anos, contou. Ele revolta-se ao ver que o genro encostou-se em sua filha, quando viu que ela seguraria as pontas. “Ele não trabalha há 10 anos. Deixou passar a idade em que o homem é mais produtivo, que mais cresce na carreira, na minha opinião (mais ou menos, entre os 30 e 40 anos)”. O sogro compreende que o início do problema foi sério e que sua saúde é frágil, mas com o tempo, tornou-se abuso.

“Ele teve câncer quando abandonou o emprego. Até hoje tem alguns problemas de saúde... Mas não tão sérios a ponto de impedi-lo de trabalhar de alguma maneira. O problema é que ele não quer descer nenhum degrau”, relata, revoltado. E dá como exemplo sua própria vida. “Eu tinha um excelente emprego por volta dos 40 anos e o perdi. Como tinha filhos pequenos e uma esposa para manter, não fiquei escolhendo emprego: aceitei a primeira coisa que apareceu e fiz até pequenos serviços elétricos e hidráulicos como bicos, até conseguir me restabelecer.”

Luiz* afirma que não sabe mais o que fazer... “Acho inconcebível ter que ajudar financeiramente a minha filha e meu neto. Não por eles, mas porque eu sei para onde vai o dinheiro... Minha filha se mata na rua e não pense que o marido lava uma louça... Passa o dia estudando para concursos, mas nunca é aprovado.”

Algumas de vocês conhecem histórias parecidas com essas do texto.

Abraçando a todas

Elas São des.

Nenhum comentário:

Postar um comentário