Oi meninas, bom dia.
Já ocorreu de ninguém lhe
ouvir no trabalho e suas ideias são sempre as primeiras a serem descartadas?
Suas opiniões parecem sem valor?
Pois, saiba como mudar
essa situação.
O crédito é da poderosa Danielle
Nordi, iG São Paulo.
“Costumo dizer que quem não participa,
boicota. Não importa se for apenas uma ideia ou um grande projeto”, afirma
Marcelo Cuellar, executivo da Michel Page, empresa de recrutamento
especializado em gerência e alto executivo. Por isso, afirma Marcelo, a
importância do gestor dar oportunidade aos seus funcionários para que
participar das reuniões trazendo novas ideias e propostas é enorme. Com isso, a
equipe permanece mais focada e unida.
Por outro lado, o
executivo explica que existe diferença entre realmente não ser ouvido e ter a
sensação de que ninguém leva suas opiniões em consideração. “Muita gente acha
que ser ouvido é ter uma ideia aceita, mas isso não é verdade. A realidade hoje
é muito mais competitiva do que há 30 anos. Tudo é mais contestado. As ideias
não deixaram de ser ouvidas, apenas não são mais tão facilmente aceitas”,
aponta.
Alguns gestores realmente
têm dificuldade para ouvir seus funcionários. Nestes casos, a falha é da
empresa que não possui um procedimento que possibilite aos seus colaboradores
uma contribuição mais efetiva. “Poder se expressar é muito importante no ambiente
corporativo, pois é a base de grandes ideias”, afirma a consultora de Recursos
Humanos da Catho Online Rafaela Almeida. Mas e se a empresa estimula o
funcionário a participar e a contribuir com novas propostas e mesmo assim
alguns não conseguem se impor? Neste cenário, o funcionário precisa entender
onde está errando.
Problemas comuns
De acordo com com a
diretora da Stanton Chase, empresa de recrutamento de executivos, Selma
Morandi, um dos problemas mais comuns é não ter segurança suficiente para defender
seu ponto de vista. “O enfrentamento é inevitável. Para poder encarar todos os
questionamentos que uma ideia nova provoca é preciso entender muito bem do que
está falando.”
Segundo Rafaela, no
ambiente corporativo, é preciso ter jogo de cintura e saber o momento adequado
de falar. “Além, claro, de ter ótimos argumentos. Para expor suas ideias,
utilize dados concretos. Evite dar apenas opiniões.”
Marcelo diz que muitos
funcionários ainda não sabem como contribuir com novas perspectivas da forma
correta. “A maneira como algo é mostrado importa muito. Email, por exemplo, não
tem tom de voz nem sensação de urgência. Não é a melhor forma de comunicação se
você precisa ‘vender’ seu ponto de vista.”
Ousadia também é
fundamental, diz Selma. “Pessoas tímidas ou inseguras, que tenham medo de
críticas, apresentam mais dificuldade em se expor. Isso não quer dizer que elas
não tenham nada para acrescentar, apenas que não sabem como fazê-lo.” Ela
afirma que são justamente os mais ousados os primeiros a se sobressaírem. “O
marketing pessoal, hoje, vem em primeiro lugar. Um profissional pode ser ótimo,
mas se não souber se ‘vender’ terá mais dificuldade em ser notado.”
Marcelo ressalta que
procurar outro emprego pode ser uma forma precipitada de resolver o problema.
“A pessoa pode ter dificuldade em se expressar. Se mudar de emprego, a
inabilidade de se comunicar ainda estará lá. Antes de tomar essa atitude, é
preciso identificar se o problema é o funcionário ou a empresa.” Se for a
empresa, segundo ele, aí sim a troca de local de trabalho deve ser pensada.
Discordar do chefe pode?
E se o ponto de vista que
o funcionário deseja expor vai de encontro ao do chefe? Nestes casos,
civilidade é a palavra-chave. Quando for discordar de alguém hierarquicamente
superior, os argumentos precisam estar bem apurados e a maneira de se expressar
deve ser cordial.
“O essencial é ouvir o
chefe primeiro e entender suas motivações. A gente pode e deve discordar se
temos opinião contrária”, diz Marcelo Cuellar. Segundo Selma Morandi, é
importante que o profissional não concorde com uma ideia do chefe apenas para
agradar. “A divergência de opiniões existe, sempre de forma civilizada. Ter
dados para balizar seu ponto de vista também ajuda muito quando se discorda do
chefe.”
Dicas de como ser ouvido
no trabalho
O iG reuniu as dicas dos
especialistas consultados nesta matéria e preparou um guia para você poder
aprender a se comunicar e expor suas ideias de maneira mais eficiente no
ambiente corporativo.
-Procure dar idéias pessoalmente.
Email deve ser usado apenas para oficializar algo que já foi discutido
-Conheça não só o assunto
e como também o posicionamento da empresa em situações parecidas.
- Utilize argumentos
objetivos sempre. Evite opiniões
- Não seja agressivo ao defender
uma ideia
- Tenha postura
profissional mesmo durante uma discussão acerca de sua opinião
- Seja respeitoso ao se
dirigir a um colega ou ao superior
- Não leve a discussão
para o lado pessoal
- Seja ousado e não tenha
vergonha de se expor diante de todos
- Seja flexível e
receptivo às ideias dos colegas
- Seja cortês e humilde. A
empatia é muito útil no ambiente de trabalho
- Não deixe conflitos
pendentes. Qualquer tipo de desconforto deve ser esclarecido para evitar
discórdia e fofocas que ofusquem suas opiniões.
Um beijão no coração de
todas e até amanhã.
Ramep
Por
Iris de Queiroz
Projetos Sociais
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