Olá garotas do Elas São
Des, feliz Ano Novo para todas.
Hoje eu trouxe do site
Delas, crédito de Livia Valim e Bianca Iaconelli para o iG São Paulo, o guia
para mulheres empreendedoras.
Vejamos os detalhes.
Quer ser dona de seu
próprio negócio? Então anote as dicas de especialistas para realizar esse sonho
em 2013!
Você sabia que 51% dos
empreendedores brasileiros hoje são do sexo feminino? O dado levantado pelo
painel Global Entrepreneurship Monitor mostra que cada vez mais as mulheres
estão saindo do papel de empregadas para empregadoras, em busca de liberdade
profissional e maior controle sobre sua carreira e finanças.
Outra pesquisa, realizada
pela Endeavor, sugere que o sucesso das mulheres tem relação direta com a alta
capacidade que elas têm de trazer inovações para o setor.
“Inovação é uma das
palavras-chave para definir o perfil de um empreendedor de sucesso. Quem decide
montar e gerir um negócio precisa ser arrojado, correr riscos e não desistir.
Quando se é empregado, existe uma estabilidade e uma tranquilidade que desaparecem
quando somos os gestores máximos”, conta Reinaldo Messias, consultor do
Sebrae-SP.
Ter um perfil empreendedor
é o primeiro requisito para fazer o seu negócio dar certo. Veja se você tem
esse perfil:
O empreendedor deve ser
uma pessoa arrojada, corajosa, que arrisca, corre atrás, que não tem medo de a
sua ideia não dar certo.
Se a ideia não der certo,
ele tem que voltar e tentar de novo, ou seja, precisa ser persistente.
Além disso, é
imprescindível ser organizado, porque um empresário passa a ter
responsabilidades com prazos, valores e informações novas.
Por último e não menos
importante, o empreendedor deve estar aberto às opiniões. Achar que sabe tudo é
fracasso na certa! “O primeiro passo está no autoconhecimento, na reflexão
sobre suas forças e fraquezas”, explica Juliano Seabra, diretor de Educação e
Pesquisa da Endeavor.
Se a descrição acima está
muito longe de sua personalidade, existem duas possibilidades: ou o
empreendedorismo não foi feito para você ou você precisa estudar e entender
melhor o ramo do negócio em que pretende entrar.
Mais até do que ter o
perfil certo, o domínio do tema pode ser o melhor trampolim para adquirir
segurança e coragem. Nesse caso, busque cursos técnicos na área e parcerias com
pessoas mais experientes.
Juliano ainda afirma que
verdadeiros empreendedores devem entender que as soluções não vêm prontas e é
preciso colocar a ‘mão na massa’: “Não existe empreendedorismo sem aprendizado
constante”.
A importância de ter uma
estratégia financeira. Claro que um dos grandes objetivos de alguém que parte
para um negócio próprio é obter lucros. Mas eles demoram e a ansiedade pode
dificultar o sucesso.
Segundo Reinaldo Messias,
o Sebrae tem pesquisas que mostram que 27% das empresas abertas por ano no
Brasil fecham as portas em até 12 meses e um dos principais motivos é a falta
de estratégia financeira e dinheiro para cobrir custos. É preciso pensar com
carinho nos investimentos, antes de esperar os lucros.
A julgar por esse alerta
sobre o fracasso em negócios iniciantes, contar com a obtenção de crédito junto
aos bancos também pode não ser a melhor alternativa.
“Quanto mais recursos
próprios você arrecadar no começo, melhor. O desembolso inicial é sempre maior,
pois você ainda não tem lucros e precisa gastar com treinamento de equipe,
pagamento de instalações, documentação... Isso sem falar em custos básicos,
como aluguel, salário de funcionários, contas de água, luz e telefone”, diz
Samy Dana, professor de finanças da Escola de Economia da Fundação Getúlio
Vargas, em São Paulo.
Não existe uma regra que
determine o investimento inicial para todos os negócios, mas dá para se ter uma
ideia somando todos os itens relacionados a custos do orçamento, como instalações
(móveis, maquinário, material etc), documentação, treinamento da equipe , água,
luz, telefone, internet, aluguel, salários etc, e multiplicando por doze. Isso
porque é prudente ter guardado o montante necessário para o negócio funcionar
por pelo menos um ano, período em que dificilmente lucros consideráveis são
esperados.
Quando o negócio começa a
“caminhar” e é preciso colocar em prática tudo que foi planejado, as
preocupações com a questão financeira não devem diminuir. “Fazer planilhas
mensais de gastos, deixando uma margem significativa para eventuais
necessidades, é fundamental”, diz Samy.
Fazer gráficos e planilhas
é tornar suas necessidades visuais, acessíveis e fáceis de acompanhar no dia a
dia. E lembre-se: os lucros podem demorar de quatro meses a um ano para começar
a surgir; esse dado é importante para estimar seus gastos iniciais.
Para resumir (imprima e
pendure em algum lugar bem visível):
Caderno de negócios
Modelo de negócios da
Pereirão já tem franqueados
Lojas de conveniência são
boa opção de negócio
Dicas para melhorar a
performance do site da sua empresa
Os 10 primeiros passos
(bem práticos) para começar a tirar sua ideia do papel e torná-la realidade até
o final de 2013.
Não tenha medo de aprender
Pare e pense: que tipo de
conhecimento é preciso ter para abrir esse negócio que tenho em mente? Ninguém
é obrigado a entender de finanças, de recursos humanos para selecionar uma
equipe e das técnicas básicas de produção de um produto. Mas vai precisar
aprender. Por isso, procure cursos para se especializar e faça alianças com
pessoas que podem lhe ensinar ou dividir com você estas responsabilidades. Isso
se chama “rede de contatos”, e quanto maior for a sua, mais chances você tem de
obter sucesso.
Torne-se uma expert no seu
négócio ou no seu produto.
Pensar em abrir um negócio
só porque ele dá dinheiro é uma roubada. Você deve entender de pão para abrir
uma padaria ou saber muito sobre fragrâncias para ter uma perfumaria. Assumir
que um negócio é bom apenas porque está na moda ou “em alta” no mercado é um
erro. Se você tem uma ideia de negócio, precisa buscar o máximo de informações
possíveis sobre técnicas, processos e metodologias e aí sim, avaliar se é um
bom negócio para você.
Pense em dinheiro.
Eles são necessários para
fazer o seu negócio sobreviver no começo, quando os lucros ainda não estão
entrando. Quanto antes começar, melhor!
Espalhe a notícia
Fale sobre a sua ideia
para o maior número possível de pessoas, elas podem ser úteis em todas as
etapas do processo e podem ser portadoras de uma solução extraordinária que
você sequer imaginava que pudesse estar tão à mão!
Escolha sua equipe
Faça as contas e defina
quantas pessoas serão necessárias em cada etapa da criação do produto. Em
seguida, identifique o perfil que elas devem ter (o Google os sites de agências
de empregos podem ajudar você a mapear essas qualificações). Definido o perfil
e os salários, aí está na hora de buscar os profissionais no mercado de
trabalho.
Procure o local adequado
Caso o seu negócio vá
precisar de um espaço físico independente, você terá que se preocupar com ele
especificamente. “Abrir um restaurante, por exemplo, em uma área comercial pode
ser uma boa ideia. Afinal, quem trabalha precisa almoçar e jantar. Mas perceba
quantos restaurantes com o mesmo tipo de comida já existem por ali e busque
diferenciais para que o seu não seja só mais um”, explica Samy. Existem
restrições relacionadas às leis de ocupação dos espaços das cidades que você
terá que descobrir junto às prefeituras ou subprefeituras da sua cidade. Uma
fábrica, por exemplo, não pode ser construída na região central de uma cidade e
um bar não pode ser aberto em áreas residenciais.
Não esqueça da
documentação
É também na Prefeitura e
na Junta Comercial de sua cidade, que você vai conseguir os documentos e
alvarás necessários para a liberação do seu negócio. “Seja em um local alugado,
seja na sua própria casa você sempre vai precisar de licença para funcionar.
Existem vários tipos de licença e elas dependem da estrutura prevista, do
tamanho e do tipo de trabalho que será desenvolvido naquele local. Os
documentos hoje podem demorar de 30 a 90 dias para sair e é importante não
começar nada antes disso”, explica Reinaldo.
Aprenda a planejar
O planejamento é uma das
partes mais delicadas e importantes na sua trajetória em direção ao sucesso do
seu negócio. É preciso colocar tudo no papel (mesmo!), saber quanto se pretende
gastar, o local escolhido, os lucros que se deseja, a equipe com quem se quer
trabalha, preparar previsões, elaborar modelos de contratos e de propostas.
Analise a concorrência
“Não subestime os
concorrentes. Às vezes, empreendedores estão tão apaixonados por seus produtos
e serviços que se surpreendem ao descobrir que outros já possuem versões melhores”,
conta Juliano. É preciso ficar de olho no que está sendo feito ao seu redor!
E conheça profundamente
seus futuros clientes
É preciso entender muito
bem quais são os anseios do seu público, para ir direto ao que eles desejam e
transformar o seu produto ou serviço em algo necessário na vida deles.
Informe-se, informe-se,
informe-se...
Além dos cursos técnicos
específicos sobre o tipo de negócio ou de produto, existem empresas que
oferecem workshops e cursos para ensinar você a treinar a visão empreendedora,
a montar estratégias e a fazer planejamentos. A Endeavor mantém um programa de
workshops entre os meses de março e novembro em seis capitais brasileiras.
Aproveite que o ano está começando e se inscreva. O conteúdo também fica
disponível via web, caso você já queira começar as pesquisas. O endereço do
site é www.endeavor.com.br. O SEBRAE também possui cursos que são referência
nacional em empreendedorismo, inclusive em formatos on-line. O público-alvo
desses cursos são pessoas assim como você, que querem montar sua estrutura
empresarial e precisam adquirir informações que vão desde como entender e lidar
com os serviços financeiros dos bancos até conceitos de inovação e tecnologia.
Isso tudo nos setores da economia: comércio, agronegócio, serviços e indústria.
O site é www.sebrae.com.br.
Ufa quanta coisa né? Estavam pensando que ser
Poderosa é moleza?
Então deixemos de
adivinhações se 2013 será bom e vamos a luta.
Beijão para todas e até
amanhã.
Elas São Des
Por
Iris de Queiroz
Projetos Sociais
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