Olá pessoal amigo do Blog,
boa segunda feira para vocês.
Hoje nossa reflexão vem do
Novo Portal Zun, sobre Relacionamento com o cliente.
Os especialistas do site
afirmam que o relacionamento com o cliente é um fator abordado cada vez mais no
competitivo universo das empresas, sendo alvo de constantes modificações.
Vejamos os detalhes.
O universo empresarial,
diante das atuais transformações da sociedade, se transformou em um verdadeiro
palco de mudanças cada vez mais bruscas nas formas de se fazer negócios. Em um
momento como o nosso, as empresas cada vez mais devem aumentar sua
competitividade e produtividade, e o relacionamento com o cliente tem seus
paradigmas revolucionados constantemente. Tal expressividade das mudanças fez
com que surgisse o Marketing de Relacionamento com o cliente, área de destaque
em nossa nova era competitiva, que liga-se à ideia de terem prosperidade, nesse
novo cenário, empresas que tiverem capacidade de satisfazer seus clientes,
conquistando assim a fidelidade deste. Para isso, é necessário que as
instituições empresariais estejam profundamente conectadas com o mercado e
invistam cada vez mais no relacionamento com o cliente.
Relacionamento com o
cliente na empresa
Nas empresas que buscam
implantar uma política positiva de relacionamento com o cliente, este deixa de
ser apenas um número, passando a atuar como parte integrante da organização. O
conceito de relacionamento com o cliente tem várias ligações com a ideia de
trazer o cliente para dentro da empresa, de modo que ele participe do
desenvolvimento de novos serviços e produtos, criando ainda mais vínculos com a
organização. A área de relacionamento com o cliente recebeu grande suporte com
o avanço da tecnologia de informação, pois hoje é possível que ideias de novos
produtos e serviços sejam testadas diretamente com o cliente, praticamente em
tempo real. Buscar um relacionamento saudável com o cliente é fundamental, pois
é este que, indiretamente, paga os salários de todos os funcionários, além de
alimentar a empresa e garantir o retorno de eventuais acionistas.
Relacionamento com o cliente
conceito
A conceituação do
Marketing de Relacionamento com o Cliente é bastante interessante. A maioria
dos teóricos interpreta tal tipo de relacionamento como um investimento feito
pela empresa em seu cliente, visando com o retorno a satisfação e a fidelidade
destes, aumentando os lucros para a organização. Segundo Miriam Bretzke, o
Marketing de Relacionamento com o Cliente é “Uma filosofia de administração
empresarial, baseada na aceitação da orientação para o cliente e para o lucro
por parte de toda a empresa e no reconhecimento de que se deve buscar novas
formas de comunicação para estabelecer um relacionamento profundo e duradouro
com os clientes, prospects, fornecedores e todos os intermediários, como forma
de obter uma vantagem competitiva sustentável.” Podemos ver, portanto, que tal
conceito não apenas se direciona ao relacionamento com o cliente, mas também
com todos aqueles que possam influenciar direta ou indiretamente na satisfação
do cliente, tais como distribuidores, fabricantes, revendedores etc.
Relacionamento com o
cliente Marketing
A prática do Marketing de
relacionamento com o cliente, para muitos teóricos, deve se apoiar na
experimentação e no conhecimento. Segundo McKenna, o Marketing que se baseia no
conhecimento exige das empresas uma escala de informações: da tecnologia, da
concorrência, do cliente, das fontes de tecnologia e da própria organização. O
marketing de relacionamento com o cliente enfatiza três principais fatores: a
interatividade, a conectividade e a criatividade. Com tal abordagem, as
empresas devem dedicar-se a seus clientes, monitorando constantemente os
concorrentes e desenvolvendo um sistema de análise, que transforme tal
informação sobre o mercado e sobre a concorrência em uma nova informação sobre
o produto. Tal conhecimento é essencial e deve ser aplicado fortemente no
marketing de relacionamento com o cliente, pois é conhecendo o mercado que uma
empresa poderá se aproximar de seu público na forma mais eficiente.
Relacionamento com o
cliente livro
Através do site
Buscapé é possível encontrarmos links
para a venda de diversos livros sobre o relacionamento com o cliente. Um dos
mais bem recomendados é o Gestão de Relacionamento Com o Cliente, de Fábio
Gomes da Silva e Marcelo Socorro Zambom, disponível pela editora Thomson
Learning. O livro aborda diversos aspectos do relacionamento com o cliente,
indo desde os novos paradigmas criados pela evolução tecnológica até uma
análise história sobre como acontecia o relacionamento das empresas com seu
público. A publicação é muito recomendada para estudantes leigos ou até mesmo
acadêmicos da área.
Relacionamento com o
cliente MRV
A MRV Engenharia possui um
departamento de marketing que serve como exemplo na área de relacionamento com
o cliente. Em sua página específica de relacionamento, a empresa disponibiliza
alguns vídeos criados especialmente para os clientes, ensinando o funcionamento
da compra de um imóvel. Também é disponibilizada a emissão de um boleto por
e-mail, e um interessante sistema de premiação por sorteio, que gratifica com
dinheiro alguns usuários que indicarem outros.
Conceitos, livros e
exemplos fazem entendermos melhor o funcionamento do relacionamento com o
cliente.
Vamos nos informar pessoal
pois, a moeda mais valiosa nesses tempos é a informação precisa.
Beijão para todos e até
amanhã.
Elas São Des
Por
Iris de Queiroz
Projetos Sociais
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