Olá galera linda da Ramep,
bom domingo para todas.
Nosso encontro hoje
reflete sobre a reportagem de Celeste Perron - Edição: MdeMulher Conteúdo NOVA,
sobre as frases-chave para você chegar ao topo da carreira.
Aqui a autora nos
apresenta algumas frases que podem ajudar na hora de cativar o chefe.
Vamos apreciar
Embora o talento e a
dedicação contem bastante, falar as palavras certas no momento certo faz a
diferença. Selecionamos oito frases para você ter sempre na ponta da língua e
atingir mais facilmente suas metas.
META 1 - Esquivar-se de
perguntas que não quer responder
"Eu gostaria de
pensar sobre o assunto. Posso lhe mandar uma análise à tarde?"
O supervisor, de repente,
lança uma pergunta que começa com "Quais são as últimas notícias sobre...?",
só que você não tem a menor ideia do que ele está falando. Nunca o deixe
perceber isso. "Se prometer que em pouco tempo fará chegar às mãos dele um
relatório detalhado, ele não só vai parar de constrangê-la com perguntas como
deverá achar que você dá tanta importância ao assunto que não quer apresentar
uma resposta ineficiente", diz a especialista em etiqueta empresarial Dana
Casperson. Esse tipo de resposta não apenas livra a sua cara como também revela
que você é prestativa e cuidadosa. Naturalmente, vai ter de se virar para
cumprir a promessa e apresentar um memorando na hora prometida.
META 2 - Dar más notícias
sem pessimismo "Acabei de levar um
choque!"
Ao saber das complicações
que ocorreram com um projeto importante, seu primeiro impulso é correr para a
sala do superior e anunciar o triste destino do negócio. Essa, porém, não é a
melhor estratégia, porque é bem provável que ele se sinta tentado a descarregar
o mau humor em você, a mensageira funesta, e a culpá-la pelo desastre, mesmo
que não tenha nada a ver com ele. Quer uma tática eficaz? Transmita as más
notícias de forma a provocar um mínimo de rancor. Respire fundo e, sem que sua
voz demonstre emoção, diga: "Acabei de levar um choque". Nunca,
nunquinha use a palavra problema para descrever uma situação desfavorável.
"Porque soa como algo fora de controle e impossível de ser manejado. Se
você usar algo mais suave, vai passar a ideia de que surgiu um obstáculo que
pode ser ultrapassado, como uma colina a ser escalada, e não um penhasco inacessível",
explica Mel Silberman, autor de People Smart: Developing Your Interpersonal
Intelligence (Gente esperta: desenvolvendo a inteligência interpessoal).
"E diga sempre nós, para dar a entender ao chefe que vai ajudar no que for
possível, e não que está apenas despejando o problema nas costas dele",
diz Karen Randall, autora de The 12 Truths about Surviving and Succeeding in
the Office (As12 verdades sobre a sobrevivência e o sucesso profissional).
META 3 - Mostrar que sabe
trabalhar em equipe
"Laís teve uma ideia
brilhante."
Uma de suas colegas teve
uma ideia tão sensacional que você se lamentou por não ter pensado naquilo
antes. Em vez de tentar apagá-la, coloque a moça bem na mira dos holofotes e
aproveite para pegar para si uma parte dessa intensa luz. Da próxima vez que
tiver reunião com um executivo do alto escalão ou que o encontrar no elevador,
diga: "Laís teve uma ótima ideia". Agora, se a sugestão genial dela
já circulou pela empresa, comente: "Brilhante a ideia da Laís, não
é?" Referências elogiosas aos colegas melhoram a própria imagem perante os
superiores, segundo Harry Chambers, autor de Getting Promoted (Conquistando
promoções). "Como a maioria das pessoas é competitiva demais ou
superinsegura para fazer isso, você vai mostrar que é uma vencedora." Além
disso, estará firmando nas entrelinhas que sabe trabalhar em equipe e apreciar
os feitos dos outros.
META 4 - Convencer uma
colega a ajudá-la
"Suas ideias são
indispensáveis para o projeto."
Seu objetivo é obter
colaboração para uma tarefa difícil (leia-se chata e que não vai lhe render uma
promoção) e há uma colega no setor que tem talento para realizá-la bem e
rapidamente. Como convencê-la a dedicar tempo e cérebro ao tal trabalho e ainda
ficar entusiasmada e satisfeita com a atribuição? Com elogios e a sua promessa
de devolver o favor. "Diga-lhe que só ela pode dar a qualidade que a
tarefa requer e que você sabe que ela não vai se negar a ajudar", sugere
Silberman. "Você estará massageando o ego da colega dizendo quanto ela é
boa nisso. A moça, por sua vez, não deverá ignorar a chance de reforçar essa
reputação." Ao perceber hesitação, continue: "Vou ficar devendo essa
para você". As pessoas gostam de saber que os outros têm uma dívida com
elas. Importante: se receber cumprimentos pela atividade realizada, não se
esqueça de dar o crédito à sua co-autora.
META 5 - Tornar-se
indispensável a seu chefe
"Vou tomar
providências imediatamente!"
Não é sábio demonstrar
ansiedade diante de um problema levantado pelo chefe, pois acrescenta mais um
stress aos vários que ele já tem. Em compensação, a frase "Vou tomar
providências imediatamente" quer dizer, para quem ouve, "Não se
preocupe com isso", o que tira uma carga de cima dos ombros do seu
superior. Além de acalmá-lo, passa a mensagem de que já está trabalhando na
solução. Quem não quer trabalhar com alguém assim? Depois, é só colher os
frutos.
META 6 - Aliviar a sua
carga de trabalho
"Sei da importância
dessa tarefa. Podemos, então, rever as minhas prioridades?"
O seu gerente lhe dá mais
uma atribuição realmente espinhosa e você já tem uma lista infindável de
tarefas para cumprir. Dizer simplesmente "Tudo bem" e não conseguir
cumprir o que foi pedido no prazo determinado é uma péssima ideia. Mas como
falar sem rodeios que não dá sem parecer arrogante e insubordinada? De acordo
com Chambers, você deve, em primeiro lugar, enfatizar que sabe bem da
importância do projeto. Depois, pedir a ajuda dele para estabelecer as suas
prioridades. Assim seu superior poderá medir o volume de trabalho que você tem
e ajudá-la a redimensioná-lo. Algumas terão de ir para o fim da lista - com a
autorização dele, claro.
META 7 - Admitir que errou
sem parecer fracassada
"Não foi um erro
intencional."
A forma como você encara
as inevitáveis falhas profissionais determina até que ponto as consequências
irão arranhar a sua imagem. É essencial reconhecer os próprios erros - quem
nega a sua parte de responsabilidade acaba sendo tachada de fracassada, covarde
-, mas nada de exagerar no arrependimento e na culpa diante das pessoas
afetadas. A ideia é assumir o que fez sem chamar muita atenção para o deslize.
Um pedido de desculpas curto e delicado deve colocar um ponto final na questão.
Você pode terminar dizendo algo como: "Isso não vai acontecer de
novo".
META 8 - Receber críticas
sem ficar com raiva
"Obrigada por me
avisar, vou pensar seriamente nas suas sugestões."
Ser corrigida ou criticada
é constrangedor e perturba a sua paz de espírito. Só que você não deve
demonstrar que ficou zangada com o que ouviu, e sim que entendeu a mensagem. A
frase acima cai bem, porque revela respeito sem demonstrar fraqueza.
Beijão para todas e até
amanhã com muito carinho.
Ramep
Por
Iris de Queiroz
Projetos Sociais
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