Olá pessoal querido da Ramep esse assunto hoje é de utilidade pública tendo como crédito o Jornal O Povo OnLine.
Segundo o citado veículo de comunicação, crianças que já tomaram dose de sarampo devem ser vacinadas novamente, adultos com mais de 49 anos e pessoas que tiveram contato com infectados, independente da idade, também devem receber nova dose.
Vejamos na íntegra.
Crianças entre 6 meses e 5 anos residentes em Fortaleza e região metropolitana que já tomaram as duas doses da vacina contra o sarampo devem ser imunizadas novamente, de acordo com nota da Secretaria de Saúde do Ceará. A medida serve como tentativa de conter o surto da doença identificado na região desde o início do ano.
Adultos com mais de 49 anos e pessoas que tiveram contato com pacientes infectados também devem receber a dose. Segundo o pediatra e infectologista Robério Leite, pessoas com mais de 49 anos têm 100% de chance de já terem contraído o sarampo, que na época era muito disseminado. "Mas mesmo quem tem mais de 45 anos, se tiver contato com infectados, deve se vacinar até 72 horas, período em que o vírus da vacina é capaz de imunizar", completa.
Sem a comprovação da dose, todos devem ser considerados não-vacinados. Adultos que afirmam já ter tido a doença antes de 1999, último ano em que foi registrado caso da doença, mas não possuem o cartão de vacinação também devem ser imunizados. De acordo com a Secretaria de Saúde, nos dez casos confirmados e nos dez em investigação não há esquema de vacinação completo.
Sintomas
Febre alta, acompanhada de complicações respiratórias, como tosse e coriza, além de conjuntivite, são os primeiros sinais de sarampo. Cerca de quatro dias depois, surgem manchas vermelhas, que começam na cabeça e descem para o restante do corpo.
Campanha
Desde a última segunda-feira, 27, a campanha de vacinação nos postos de saúde de Fortaleza imuniza crianças de 6 meses a 5 anos com a vacina tríplice viral, que também protege contra a rubéola e a caxumba. A previsão é que 160.551 crianças sejam vacinadas.
Neste sábado, 1º, a campanha será ampliada, incluindo os 14 municípios da região metropolitana. Com isso, a expectativa aumenta para 246.036 crianças vacinadas.
Um beijão para todos os amigos e amigas que nos seguem.
Ramep
Por
Iris de Queiroz
Projetos Sociais
Nenhum comentário:
Postar um comentário