Oi garotas amigas e
seguidoras do Elas São Des Blog, linda sexta feira para vocês.
Hoje vamos falar da
utilização das redes sociais para ampliar negócios, através da reportagem de
Helena Dias - Edição: MdeMulher e conteúdo do site SOU MAIS EU!
A autora nos convida: Aprenda
a usar o Facebook como aliado do seu negócio.
E a leitora Patricia
afirma ainda que “Fazendo lembrancinhas nas horas vagas para ganhar uma renda
extra, consigo faturar R$ 1.500 por mês. E com peças bem fáceis de criar e de
vender!”
Vejamos os detalhes.
No mundo virtual, o perfil
de uma marca, empresa ou produto no Facebook é sua vitrine. É importante que
essa página tenha foto de cobertura, foto de perfil e dados com o máximo de
informações possível. "Invista em imagens e nas descrições, pois o cliente
não pode tocar no produto", ensina o analista de mídias sociais André
Sobreiro. O ideal é que as fotos estejam bem iluminadas, com alta qualidade e
fundos claros e lisos, para possibilitar uma boa visualização.
Além disso, é importante
atualizar a página com posts diariamente. "Na hora de escolher o que
postar, é preciso ter em mente que, nas mídias sociais, as pessoas estão mais
interessadas em temas relacionados às suas preferências e à sua vida pessoal do
que em informações promocionais", explica o diretor da empresa de
marketing digital NW Mídia, Alex Andrade.
Por isso, o mais indicado
é equilibrar posts sobre a empresa com outros mais genéricos, que tragam
notícias, vídeos, novidades e até frases. Os assuntos devem combinar com o
perfil do seu público-alvo. Com isso
e com a força do boca a boca, sua página vai ganhando importância, e seu
produto vai se tornando conhecido,
completa André.
Conheça seu público alvo
antes de anunciar
Existem dois tipos de
anúncio. No primeiro, você negocia diretamente com o Facebook, e aí seu perfil
é colocado em destaque, para que os usuários o vejam quando entram na página
inicial (os seus posts ficam sempre no topo da linha do tempo dos seguidores).
O segundo tipo de anúncio
são os chamados posts pagos. É um acordo comercial entre a marca e o dono de um
blog, perfil no Facebook ou Twitter. Em troca de um valor combinado, esse blog
ou perfil vai falar do seu produto ou da sua marca em um post. Segundo André
Sobreiro, "as pessoas tendem a gostar dos blogueiros e a encará-los como
parte das suas vidas. Isso torna a opinião deles tão relevante quanto a de
amigos na hora de tomar decisões".
Por isso, é importante
escolher bem em qual blog ou perfil você vai divulgar seu produto. Para isso,
avalie o número de fãs ou seguidores. Além disso, certifique-se de que seu
anúncio esteja em um perfil afinado com a proposta do seu produto. Pelos
assuntos dos posts da pessoa, você sabe se ela se enquadra no grupo de
interesses que corresponde aos dos seus clientes.
Patrícia Santos, 29 anos, engenheira, Salvador, BA
Na minha família, eu e
minha cunhada éramos as responsáveis pela decoração das festas das crianças.
Nas comemorações da molecada, fazíamos os convites, lembrancinhas, enfeites da
mesa... Como eu e a Luciana sempre gostamos de mexer em programas de design no
computador, pegamos jeito para inventar umas coisas bem legais. Era um sucesso na
família! Aí, percebemos que poderia ser um sucesso nos negócios também!
Comecei no improviso
A ideia de ganhar dinheiro
com nossas lembrancinhas surgiu quando os amigos que viam nosso trabalho nas
festinhas começaram a perguntar se podíamos fazer para seus filhos. Como isso
foi ficando cada vez mais frequente, percebemos que dava para faturar uma grana
com nossas criações. Foi então que começamos a cobrar por esses pedidos. No
começo, não tínhamos muita ambição. Fazíamos as lembrancinhas em casa, com nossas
impressoras comuns. Montávamos os modelos no computador e imprimíamos em papel
adesivo, para depois recortar e colar nas peças.
Passei a receber
encomendas de todo o Brasil
Como oferecíamos coisas
muito legais, diferentes e com preço baixo, as encomendas começaram a aumentar
sem parar. Foi aí que resolvemos ir além. No meio de 2011, criamos uma página
no Facebook para a Festa Show, nome que demos para a nossa "marca".
Postamos as fotos dos produtos que já tínhamos feito e divulgamos para os
conhecidos. Funcionou: no primeiro mês já tiramos R$ 500 cada uma!
As vendas triplicaram!
A maior vantagem desse
negócio é que nossos produtos são fáceis de fazer e de vender. E o Facebook foi
a grande ferramenta para conquistar novos clientes. Por isso, sempre somos
atenciosas e respondemos a todos os e-mails e mensagens que chegam. Além disso,
nunca deixamos a página desatualizada. E ainda postamos frases inspiradoras e
receitas. Essas coisas parecem não ter nada a ver com o que fazemos, mas atraem
o interesse de quem curte a página no geral, são mulheres que organizam as
festinhas de seus filhos.
Assim, nosso negócio foi
crescendo. Em um ano, praticamente triplicamos as vendas. Hoje tiramos cerca de
R$ 1.500 por mês cada uma! E nosso ritmo de trabalho nem é tão puxado.
Diariamente, nos momentos mais tranquilos, cuidamos das redes sociais e dos
e-mails, recebendo as encomendas.
Um grande abraço para
todas com votos de um final de semana fabuloso.
Elas São Des
Por
Iris de Queiroz
Projetos Sociais
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