Oi pessoal amigo do blog, saúde para todos.
Hoje nós vamos refletir sobre o artigo de Adeni do Novo Portal Zun, sobre: Por que comer de 3 em 3 horas.
A autora diz que ainda se resiste à ideia de comer de 3 em horas, o que é muito saudável, pois o organismo só utilizará o que for necessário para ele.
Vamos ver detalhes.
A maioria das pessoas costuma se alimentar poucas vezes ao dia e isto, comprovadamente, não é bom para o corpo humano.
Elas somente comem quando ficam com fome ou quando se lembram de que têm que comer, por isso, acabam comendo além do que é preciso, porque em um intervalo de tempo maior, a fome e a ansiedade aumentam.
Mas, apesar das informações existentes nas mais diversas fontes, parece ser difícil, ainda, criar-se o hábito de fracionar as refeições em mais vezes, o que, certamente, só traria benefícios à saúde.
Por que de 3 em 3 horas?
Alimentar-se de 3 em 3 horas significa também combater a compulsão, pois nesse intervalo maior de tempo a fome é menor e há a tendência de comer menos ou comer somente aquilo que é o necessário.
Se o café da manhã é apenas um cafezinho ou mesmo um copo de leite, chegando na hora do almoço a pessoa estará “morrendo de fome”.
Irá comer além do limite necessário e talvez até coisas que não sejam saudáveis, terminando ainda, com uma deliciosa sobremesa.
Qual a refeição mais importante?
Sem sombra para dúvidas a refeição mais importante é o café da manhã. Sendo a primeira delas, é a refeição que pode suprir as necessidades e as calorias perdidas durante o sono.
Para estas necessidades, deverá se compor de carboidrato, de proteína magra e de frutas.
Sendo dessa forma, haverá mais disposição no enfrentamento das atividades do dia a dia, melhorando a concentração dos que estudam, dando maior energia e “gás” para a prática de esportes, melhorando o rendimento no trabalho.
Sim, emagrece porque, nesse tipo de procedimento, o organismo percebe que não há mais necessidade de efetuar as tais reservas de energia que são aquelas gordurinhas nunca desejáveis no corpo.
O organismo apenas utiliza o que acha necessário e o que sobra elimina ou o utiliza como sua própria fonte de energia.
Ao contrário, quando se fica muito tempo sem comer, o cérebro analisa que pode haver uma privação de alimento.
Imediatamente ele envia um aviso de que parte do que foi ingerido seja “reservado” por precaução e é aí que o indivíduo começa a engordar, mesmo que coma poucas vezes ao dia.
Manter o equilíbrio
Está dito, então, que de nada adianta comer várias vezes e muito. A regra é ter a refeição por pelo menos seis vezes ao dia e que sejam feitas através de alimentos equilibrados e balanceados.
Conhecer a pirâmide alimentar nesse processo de equilíbrio é muito importante nesse caso. Os exageros sempre devem ser evitados, como comer besteiras na hora do lanche.
O almoço é uma refeição também muito importante, não podendo estar baseada em lanches com sanduíches, batata frita e refrigerantes.
Se a pessoa tiver alguma dificuldade no sentido de organizar-se nesta prática saudável de fracionar a alimentação e obter ainda mais informações, deve procurar um Nutricionista que prescreverá o cardápio mais adequado a ela.
Comer mais vezes e em menores quantidades é a maneira ideal de alimentar-se.
Abraços para todos e até amanhã.
Por
Iris de Queiroz
Projetos Sociais
Nenhum comentário:
Postar um comentário