Olá pessoal, bom dia.
Hoje eu convido vocês para a reflexão sobre a síndrome da fadiga crônica e seu tratamento.
O crédito é do Novo Portal Zun – texto de Juliana.
A autora revela que em uma rotina tão estressante, o cansaço faz parte de nossa vida. Mas é bom estar atento, pois em excesso pode indicar doenças.
Vamos ver os detalhes.
Para tudo o que vamos fazer nosso corpo consome energia. Assim como um celular em que a bateria vai se esgotando e necessita ser recarregada novamente, nosso corpo também precisa repor as energias gastas durante o dia.
Aí entra a boa alimentação e as horas de sono para reequilibrar nosso organismo. Mas para algumas pessoas uma noite bem dormida não é sinônimo de corpo bem disposto.
Existem pessoas que já acordam cansadas e o mínimo de esforço exigido já se torna um grande fardo. Se você é do tipo que passa o dia inteiro cansado, sem ânimo para estudar, trabalhar ou até mesmo para o lazer fique atento, pois você pode estar sofrendo de uma doença pouco conhecida e diagnosticada no Brasil, a síndrome de fadiga crônica.
Sintomas
Cansaço persistente por meses que não melhora com descanso, lapsos de memória, falta de concentração, alterações no sono e dores no corpo são alguns dos sintomas da síndrome de fadiga crônica.
A doença pode aparecer com mais facilidade em pessoas que sofrem de depressão e acúmulo de estresse, mas ainda não há nenhum exame específico para diagnosticar a doença.
Por isso é preciso orientação médica para descartar outras doenças e diagnosticar e tratar a fadiga crônica o quanto mais rápido, já que a doença interfere diretamente nas atividades do cotidiano e pode provocar alterações no sistema nervoso e imunológico.
Tratamento
Melhorar a qualidade de vida dos pacientes é o principal objetivo. Muitas vezes a síndrome de fadiga crônica exige um tratamento multidisciplinar como acupuntura, terapia cognitiva, atividade física, vitaminas e antidepressivos.
O tratamento costuma durar de seis a nove meses e mudanças na rotina devem ser permanentes.
A síndrome da fadiga crônica é mais comum em mulheres em torno dos 25 anos, mas atinge todas as idades, por isso é sempre bom prestar atenção aos sintomas e procurar ajuda médica, pois o cansaço excessivo pode estar também relacionado a outros problemas de saúde como anemia, hipotireoidismo e até problemas cardíacos.
Sentir- se cansado após um longo dia de trabalho ou depois de atividades físicas é perfeitamente normal, mas deixar de fazer suas atividades por falta de ânimo é um sinal de alerta da sua saúde.
Um dia lindo para todas e até amanhã com muito amor.
Por
Iris de Queiroz
Projetos Sociais
Nenhum comentário:
Postar um comentário