quinta-feira, maio 31, 2012

NOSSO CARINHO E RESPEITO

Recados para Facebook


VIVA SEM CIGARROS - VIVA MAIS E MELHOR



Olá amigos fumantes e não fumantes do blog, hoje eu trouxe do site: Minha Vida, texto de Carolina Gonçalves, nos fazendo entender como cada forma de consumo do tabaco é prejudicial à saúde.

A autora diz que charutos, cachimbos e narguilés apresentam tantos riscos quanto o cigarro.

Vejamos os detalhes.

O Dia Mundial sem Tabaco (31 de Maio) serve para incentivar as pessoas a abandonar um vício que só traz malefícios. De acordo com a pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), divulgada pelo Ministério da Saúde, o percentual de fumantes no país passou de 16,2% em 2006 para 14,8% no ano passado. De acordo com o Ministério, é a primeira vez que esse índice fica abaixo dos 15%.

No entanto, é comum os fumantes largarem o cigarro industrializado e partirem para outras formas de consumo do tabaco, como charutos, cachimbos, narguilés e cigarrilhas, que também são perigosas.

"As pessoas tem uma ideia de que apenas cigarro industrializado é que faz mal, porém todas as formas de fumo são derivadas do tabaco e nenhuma delas é segura ou isenta de dano", afirma a psicóloga Sabrina Presman, conselheira da Associação de Estudos sobre Álcool e Drogas.

As doenças relacionadas ao tabaco são diversas: aumento do ritmo cardíaco, infarto agudo do miocárdio, derrame cerebral, angina, elevação do colesterol ruim (LDL), menopausa precoce, gastrite, úlcera gástrica, enfisema pulmonar, bronquite crônica, doença obstrutiva arterial periférica, tromboangeite obliterante, obstrução progressiva das artérias que pode culminar em amputação e câncer no fígado, rins, coração e pulmões, além dos sintomas agudos como irritações nasais, na garganta e nos olhos, tonturas e dor de cabeça.

Entenda como cada forma de consumo de tabaco é nociva à saúde e largue de vez todos os vícios!

Cigarro industrializado

De acordo com o pneumologista Elton Rosso, consultor da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, todo componente do cigarro é nocivo à saúde. Além disso, as concentrações de nicotina costumam ser menores do que as de outras formas de consumo do tabaco, sendo necessário fumar mais cigarros para abater o vício, ou seja, ter contato com ainda mais componentes tóxicos.

Cigarros ditos mentolados, que são aqueles com sabor, como menta e cravo, também devem ser evitados.

Elton Rosso afirma que os aditivos presentes nesse cigarro não amenizam o efeito nocivo do tabaco, mais ainda não é possível medir as consequências do consumo desses aditivos.

"Não sabemos como esses produtos são adicionados ao tabaco, já que é uma informação confidencial", afirma o pneumologista. "Por isso, é difícil dizer quais são as consequências da ingestão dessas substâncias."

Narguilé

Um estudo da Universidade de Brasília (UnB) afirma que uma sessão de narguilé de 80 minutos equivale a nada menos do que fumar 100 cigarros.

De acordo o pneumologista Elton, o fumo utilizado no narguilé contém as mesmas substâncias tóxicas do tabaco - nicotina, alcatrão, monóxido de carbono e metais pesados.

"No entanto, ele possui uma concentração maior de nicotina, tornando o risco de dependência maior", diz.

Além disso, o usuário de narguilé pode tornar-se rapidamente fumante de cigarro, porque fica viciado facilmente na nicotina.

"Ao contrário do que dizem, a água do narguilé não filtra a fumaça, somente a deixa mais fria, o que inclusive potencializa o aparecimento de doenças", declara o pneumologista.

Enfraquecimento dos dentes e câncer na boca são os principais males decorrentes do narguilé, sendo que os riscos de desenvolver problemas de saúde são iguais aos do cigarro, ainda que a pessoa não fume com frequência.

Cachimbo

"A imagem do cachimbo está associada no inconsciente das pessoas como símbolo de elegância e gerador de inteligência, comportamento que pode levar ao vício", diz Elton Rosso.

O cachimbo é feito com a mistura de dois tipos de tabaco, a Nicotiana tabacum e a Nicotiana rústica, e não é envolvido em papel ou qualquer outro aditivo, salvo os fumos para cachimbo que contêm sabor.

Fumantes de cachimbo podem achar que correm menos riscos porque não estão tragando a fumaça, mas o pneumologista Elton afirma que "há evidências científicas de que, mesmo sem a pessoa tragar, tanto o charuto quanto cachimbo podem ser tão nocivos quanto o cigarro".

As chances de a pessoa ficar viciada em cachimbo não são muito diferentes das do cigarro e esse tipo também está associado ao aumento da mortalidade por câncer de pulmão, laringe, esôfago e outros graves problemas na cavidade oral.

Charuto

Quem fuma charuto apresenta um aumento de 45% no risco de desenvolver doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e 27% mais chances de sofrer de doenças cardíacas. "O charuto mantém as folhas do tabaco inteiras e não possui filtro, intensificando os danos", diz Elton Rosso.

A conselheira Sabrina Presman, da Associação de Estudos sobre Álcool e Drogas, explica que a folha usada no charuto é queimada ao sol, diferente dos cigarros industrializados, nos quais a folha é queimada em um forno a altas temperaturas.

"Essa diferença altera o pH da folha, fazendo com ela seja absorvida pela mucosa da boca em vez de pelo pulmão", explica Sabrina. Por conta disso e pela falta de filtro, o risco de o fumante desenvolver câncer de boca aumenta em relação ao cigarro industrializado.

Cigarro de palha

Também conhecido por palheiro, pó ronca ou paiol, o cigarro de palha é artesanal e muito presente na cultura brasileira, sendo comum encontrá-lo em regiões rurais, onde as comunidades tradicionais ainda preservam o costume de montar o cigarro com o fumo de corda picado.

Em áreas urbanas, o cigarro de palha é montado com o fumo industrializado à venda, que é equivalente ao fumo do cigarro.

A diferença desse tipo para o cigarro industrializado é que o fumo é envolto em palha em vez do papel e não possui qualquer tipo de filtro, sendo a forma mais nociva de inalação da fumaça." A palha não permite a passagem de ar de dentro para fora do cigarro e torna as tragadas mais intensas e concentradas", afirma Sabrina Presman.

O consultor da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia Elton Rosso complementa que um cigarro de palha equivale a fumar três cigarros industrializados, elevando portanto o risco de dependência e aparecimento de doenças como câncer de pulmão, rins e estômago, além de infarto agudo do miocárdio e enfisema pulmonar.

Cigarrilha

Esse tipo de fumo é como uma versão mais curta e estreita do charuto. Ao contrário dos cigarros, que são envolvidos em papel, as cigarrilhas são envolvidas em folhas de fumo.

"Os teores de nicotina deste produto são mais elevados, desencadeando maior dependência e mais chances de desenvolver doenças relacionadas ao tabaco", afirma Elton Rosso.

De acordo com o pneumologista, não se fala muito nesse tipo porque o consumo não é tão comum quanto o do cigarro. "Mas devem ser evitados da mesma forma", lembra.

Fumo de corda

Chamado também de fumo de rolo ou fumo crioulo, o fumo de corda é um tipo de tabaco torcido e enrolado, normalmente utilizado para confeccionar cigarros de palha, mas que também pode ser consumido mascando-se pequenos pedaços.

As folhas são enroladas para formar a corda, que é curada ao sol durante 60 a 90 dias e torcida várias vezes. "Quando mascado, o fumo de corda libera a nicotina diretamente na mucosa da boca do usuário, aumentando o risco de câncer nessa região", explica Elton Rosso.

Os níveis de dependência são iguais aos do cigarro de palha, tanto na sua forma mascada quando inalada.

Folha de tabaco

Tabaco de mascar é um tipo de produto consumido pela colocação de uma porção do tabaco entre a bochecha e a gengiva ou mascando essa porção com os dentes.

Ao contrário das outras formas de fumo, a folha deve ser mecanicamente esmagada com os dentes para libertar o sabor e nicotina.

"Os níveis de zinco, chumbo e polônio são encontrados em maiores quantidades nessa forma de consumo, aumentando os riscos de câncer no geral", diz o pneumologista Elton. Os riscos de vício também são mais elevados, já que a nicotina é liberada diretamente na mucosa bucal do usuário.

Um abraço para todos os amigos fumantes e não fumantes.

Elas São Des

Por

Iris de Queiroz

Projetos Sociais

segunda-feira, maio 28, 2012

FIQUE SABENDO!!


Oi garotas do Elas São Des Blog, saúde para todas.

Nosso assunto para reflexão hoje é sobre os direitos da empregada doméstica.

O crédito é do Novo Portal Zun por Gleice.

Segundo a autora as empregadas domésticas também possuem seus direitos articulados perante a lei, conheçam alguns deles que ainda causam dúvidas.

Vamos ver os detalhes.

Assim como todas as outras profissões, a de empregada doméstica também possui seus direitos e deveres perante o mercado trabalhador.

É entendida, por ser aquela que presta serviços de natureza contínua, e com intuitos não lucrativos à pessoa ou família no espaço residencial destes.

A Lei 5.859, de 11 de dezembro de 1972, regulamentada pelo Decreto n° 71.885, de 9 de março de 1973, relata sobre o conceito e os direitos estabelecidos sobre a profissão da empregada doméstica.

Muitas questões apresentam dúvidas nas pessoas que exercem este tipo de trabalho, por isso é recomendável estar atento e saber realmente quais são os seus devidos direitos.

Salário mínimo

Todos os profissionais domésticos possuem o direito de receber salário mínimo, que encontra-se fixado em lei da Constituição Federal de 1888. Assim como, ter a carteira de trabalho devidamente assinada.

Férias e 13° salário

Contado da data da admissão, assim que completar 12 meses de contratação, todos os funcionários domésticos possuem o direito de remuneração com, pelo menos 1/3 a mais que o seu salário normal.

Este poderá solicitar a conversão de 1/3 das férias em abono pecuniário, porém deverá solicitar 15 dias antes do término do período aquisitivo, recebendo assim o pagamento da remuneração das férias até 2 dias antes do começo das férias. Gozará também de férias por 30 dias corridos.

Quanto ao 13° salário, deverá ser concedido anualmente, em duas parcelas. A primeira, ocorrerá entre os meses de fevereiro e novembro, sendo esta a metade do salário do mês anterior, e a segunda parcela, até o dia vinte de dezembro, com base no valor do pagamento do mês de dezembro, sendo descontado o valor da primeira parcela já paga.

Gestante

Todas as empregadas domésticas gestantes têm direito a licença à gestante de 120 dias, sem receber prejuízos em relação ao salário, que será pago por meio da Previdência Social, no valor a qual recebeu o último salário, não podendo ser este valor inferior ao salário mínimo.

O salário-maternidade é pago independentemente do tempo de serviço que a empregada doméstica já exerceu. O começo do afastamento do trabalho é definido por atestado médico proporcionado pelo SUS ou pelo médico particular, que poderá ser solicitado no período de 28 dias antes do parto.

As empregadas domésticas que adotam ou obtém guarda judicial de crianças, também contém direito a licença-maternidade, em que 120 dias são proporcionados até um ano de idade, 60 dias de 1 a 4 anos, e 30 dias de 4 a 8 anos.

Feriados civis e religiosos

Todos os trabalhadores domésticos têm o direito a folgas em feriados civis e religiosos. Se acaso houver trabalho nestas datas, o empregador deve pagar o dia em dobro ou permitir uma folga compensatória em outro dia da semana.

Para saber mais informações sobre os direitos relacionados ao trabalho doméstico, acesse o site do Ministério de Trabalho e Emprego e tire suas dúvidas.

Abraços para todas e até amanhã.

Elas São Des

Por

Iris de Queiroz

Projetos Sociais

sábado, maio 26, 2012

QUALIDADE VIDA PARA TODOS - PARTICIPE




Prezados amigos do Elas São Des Blog, lindo sábado para vocês

Recebi da net um Email onde se afirma que está chegando o dia do lançamento do programa Cidades Sustentáveis em Fortaleza, será na próxima segunda.

O Programa Cidades Sustentáveis oferece uma agenda completa de sustentabilidade urbana, um conjunto de indicadores associados a esta agenda, enriquecida por casos exemplares nacionais e internacionais como referências a serem perseguidas pelos gestores públicos municipais. O programa é complementado por uma campanha que tenta sensibilizar os eleitores a escolher a sustentabilidade como critério de voto e os candidatos a adotar a agenda da sustentabilidade.

O lançamento será dia 28/05, segunda, às 09h, no auditório do IFCE Fortaleza (CEFET), Av. 13 de Maio, 2081, Benfica. Entrada livre. Todos os partidos políticos e pré-candidatos também são convidados. Maiores informações podem ser encontradas no site: www.cidadessustentaveis.org.br

Participe desse grande momento. É a oportunidade de colocar a sustentabilidade em protagonismo na nossa cidade.

É importante mobilizar o maior número de pessoas para estarem envolvidas e presentes ao lançamento do programa. Por favor, mobilizem suas redes de contato.

beijão para todos, passem esse movimento para a frente e até amanhã.


Elas São Des

Iris de Queiroz

Projetos Sociais

sexta-feira, maio 25, 2012

UM DIA MARAVILHOSO PARA A CATEGORIA

recados


E SE FOR GÊMEOS?


Olá meninas do Elas São Des Blog, uma excelente sexta feira para todas.

Hoje eu trouxe do Novo Portal Zun, texto de Adeni, um artigo muito esclarecedor sobre Gravidez de gêmeos e seus cuidados.

Afirma o texto que a emoção de uma gravidez de gêmeos normalmente costuma ser em dobro, porém vai exigir da mamãe atenção e cuidados redobrados.

Vamos aos detalhes.

Todos os homens sabem que para as mulheres, ser mãe é algo maravilhoso, não existindo nada igual. Ainda mais, quando se é mãe de gêmeos, então tudo passa a ser em dobro. Dobra-se o trabalho, dobram-se as fraldas, as mamadeiras, mas também as alegrias, os sorrisos e os abraços.

Antigamente, havia sempre alguma expectativa em relação ao nascimento dos filhos, pois não existiam tantos exames e aparelhos modernos capazes de comprovar a saúde e o sexo dos bebês ainda dentro da barriga da mãe, restando apenas alguns palpites dado a futuro mamãe pelo tamanho da barriga.

Como saber

Antes dos exames modernos que conhecemos hoje, algumas mães mais sensíveis até podiam “prever” a gravidez de gêmeos pelos movimentos feitos pelos bebês na barriga, porém podemos hoje imaginar a dificuldade dessas mães de antigamente na preparação do quarto, do enxoval e na hora “H” saber que serão dois bebês ou apenas um.

Hoje, tudo mudou, pois já no início da gravidez pode-se saber se é um ou mais bebês, o sexo das crianças e, então o planejamento é feito na certeza de atendê-los da melhor forma possível.

Cuidados

Na gestação de gêmeos, também chamada de múltipla, a ida ao médico é mais frequente, bem como, o número de ultrassons que em relação a um bebê somente é bem maior. Normalmente, essas consultas são realizadas a cada quatro semanas, porém, em casos de múltiplos, é recomendável fazê-las a cada duas semanas.

Os cuidados com a gravidez de gêmeos passam a ser redobrados no caso de gêmeos idênticos, os quais ficam numa mesma placenta e que têm os seus próprios sacos amnióticos. Isto porque apresenta um risco maior de complicações, como a síndrome da transfusão feto-fetal, em que um bebê recebendo menos sangue que o outro, fica debilitado.

A grávida de gêmeos precisará de uma alimentação rica em mais nutrientes, que também servirá para os bebês. Comer bem, não é comer muito, pois engordar além do limite pode provocar riscos, como a diabetes gestacional.

Além disso, prejudica também a movimentação da mulher, trazendo-lhe desconforto e perda de qualidade de vida enquanto gestante. O descanso é importante e fundamental na gravidez, ainda mais de gêmeos, o repouso é a garantia de uma gravidez tranquila, pois levar dois bebês na barriga não é uma tarefa tão fácil assim, exigindo mais do útero e do corpo da mulher.

Na gravidez múltipla, muitos cuidados e precauções serão adotados pela gestante junto ao seu médico a fim de evitar futuras complicações, normalmente o parto prematuro é uma das grandes preocupações, porém se houver um acompanhamento médico adequado e o cuidado exigido por parte da mãe, a gravidez será tranquila e saudável.

Apesar do susto da gravidez múltipla, a alegria que os gêmeos proporcionam juntos é infinitamente superior ao trabalho que eles inicialmente exigem.

Um carinho para todas e até amanhã.

Elas São Des

Por

Iris de Queiroz

Projetos Sociais

quinta-feira, maio 24, 2012

DIA GOSTOSO!!

Recados


PARA QUEM USA LENTES DE CONTATO


Olá companheiras do Elas São Des Blog, um delicioso dia para vocês.

Nosso papo hoje é sobre lentes de contato coloridas com grau descartáveis.

O crédito é do nosso já conhecido Novo Portal Zun, texto de Fran.

O artigo afirma que as lentes de contato com grau podem substituir os óculos, também possuem a função estética, mudando a cor ou a aparência dos olhos.

As lentes de contato com grau são uma ótima opção para aqueles que precisam usar óculos, entretanto, não gostam de usá-lo, principalmente em ocasiões especiais. Por conta disso, a procura por lentes de contato coloridas com grau só aumenta e a cada dia que passa novos modelos são lançadas no mercado para satisfazer os mais diversos gostos.

Com a demanda crescente por esse tipo de lente, juntamente com a tecnologia cada vez mais avançada, hoje é possível encontrar vários modelos de lentes coloridas com grau. Confira maiores informações.

Lentes de contato descartáveis o que são?

As lentes com grau descartáveis como o próprio nome já diz, são aquelas descartadas após o uso.

Normalmente as lentes descartáveis possuem mais água em sua composição, por isso são mais confortáveis e não irritam tanto os olhos, porém perdem seus componentes mais rapidamente, entre eles a água, o que faz com que a lente perca sua eficácia, por isso é importante descartá-las vencido o prazo.

Outra vantagem do uso de lentes descartáveis está na segurança e na higiene das lentes, pois devido à frequência da troca, evita-se o acúmulo de bactérias, protegendo a saúde ocular.

Lente de contato cores

A principal finalidade das lentes de contato coloridas é realmente mudar a cor dos olhos, porém para aqueles mais discretos é possível encontrar cores bem próximas à cor natural dos olhos, tornando-se quase impossível a quem olha dizer se a pessoa está usando lentes de contato ou não.

Existem marcas nacionais e internacionais que dispõe de lentes com grau, encontramos também as chamadas lentes artísticas com cores diferenciadas como vermelho e branco, há ainda as com desenhos ou que representam olhos de animais como gatos e leões, porém é preciso usá-las com certa precaução, pois não combinam em situações mais formais.

Para quem não busca uma mudança tão radical, mas deseja mudar o visual, mudar a cor dos olhos é uma boa opção, diante disso podemos optar por tonalidades de verde, azul, mel e cinza, que são as mais buscadas.

Lente de contato coloridas como comprar

É importante ressaltar que as lentes de contato, tanto as coloridas quanto as transparentes com grau devem ser prescritas somente por médicos oftalmologistas, que através de exames poderá avaliar o seu grau de deficiência visual.

Portanto, antes de comprá-las, é fundamental consultar o seu oftalmologista. Tendo em mãos o receituário médico basta ir até uma ótica para adquirir sua lente de contato, o preço das lentes coloridas oscila muito, variando de R$ 100 a 700 reais.

Lembre-se de optar sempre por marcas de qualidade que ofereçam além de conforto saúde para os seus olhos.

Normalmente as lentes descartáveis tem duração de 1 dia, porém podemos encontrar algumas com duração de uma semana a 30 dias, ainda chamadas de descartáveis, outras com prazo de troca acima de 3 meses deixam de ser descartáveis e passam a ser chamadas de substituição temporária.

Um abraço para todas e até amanhã.

Elas São Des

Por

Iris de Queiroz

Projetos Sociais