Olá queridos amigos do Elas São Des Blog.
Hoje nossa reflexão é sobre os motivos de demissão por justa causa
O crédito é do Novo Portal Zun, texto de Juliana
Um dos maiores medos entre os trabalhadores é ser demitido, ainda mais se essa demissão for por justa causa, já que neste caso o trabalhador perde muitos direitos. Uma dúvida muito frequente é sobre as razões que levam a empresa a tomar essa atitude, sendo que mais comum é quando o funcionário falta com suas responsabilidades dentro do local de trabalho, não cumprindo suas obrigações, chegando atrasado ou faltando sem nenhum motivo. Para entender melhor, veja outros motivos que levam a uma demissão por justa:
Motivos de demissão justa causa
Furtar alguma coisa da empresa.
Agressividade no trato dos colegas, conduta imoral e antiética. Considerando também neste caso o assédio sexual ou moral.
Nos casos de concorrência desleal, quando o empregado exerce concorrência com a empresa.
Violar os segredos da empresa, quando um segredo industrial é repassado a terceiros.
Abandono de emprego, neste caso é preciso ter provas evidentes da falta de interesse do funcionário, o mais comum é o envio de telegramas avisando que compareça sob a pena de abandono de emprego.
Agredir verbalmente ou fisicamente algum colega ou empregador. Só é desconsiderada a ofensa física nos casos de legítima defesa.
Indisciplina ou insubordinação, quando as ordens de um superior ou normas internas não são respeitadas.
Estes são alguns motivos que podem levar a empresa a demitir um funcionário por justa causa, você poderá procurar um sindicato para esclarecer suas dúvidas e saber mais detalhes sobre o assunto. Conseguir um bom emprego está cada vez mais concorrido nos dias de hoje, cumprir corretamente os deveres que foram confiados respeitando sempre seus colegas, superiores é sinônimo de um ambiente saudável, tranquilo e emprego garantido.
Abraços para todos e até amanhã
Por
Iris de Queiroz
Projetos Sociais
Nenhum comentário:
Postar um comentário