Bom dia amigos do Blog Elas São Des.
Hoje nosso assunto é uma denúncia divulgada essa semana no Jornal Diário do Nordeste, onde se afirmou que o Caps de Maracanaú ora desativado é alvo de pilhagem.
Segundo a triste matéria, a destruição da antiga sede do Caps do Centro de Maracanaú começou no domingo passado.
Acompanhem os detalhes.
Fortaleza. O prédio onde funcionou o Centro de Assistência Psicossocial (Caps) de Maracanaú, até novembro do ano passado, tem sido agora alvo frequentes de saques e pilhagem. A denúncia é da educadora Kenny Ferreira, que pede que sejam tomadas providências pela Prefeitura Municipal, para que mais danos não sejam causados aos moradores das adjacências.
Kenny conta que a edificação que abrigava o Caps do Centro de Maracanaú está desocupado e sendo totalmente saqueado, desde a tarde do domingo passado, e não tem cessado.
Ela conta que já levaram portões externos, fiações, portas e até aparelhos sanitários. Seu medo maior é que o local venha a ser ocupado por pessoas marginais, que encontram no local um lugar para esconderijo.
"Estamos em pânico, porque o prédio é vizinho a uma casa de show, que tem intensa programação no final de semana. Se não houver nenhuma providência, temo que o local se torne ainda mais ameaçador e perigoso para os cidadãos", ressalta a educadora da Febem.
Kenny disse que os furtos e roubos acontecem até em plena luz do dia. "Não há como inibir, porque se vê sendo retiradas portas e janelas, e não há nenhuma repressão do poder público", critica a moradora.
Ela própria tomou iniciativa de fotografia os resultados do vandalismo e da pilhagem. Na parte externa, já se verificam as ações dos vândalos e dos ladrões, onde não pouparam cerca o piso do velho casarão onde já funcionou o serviço de atendimento para portadores de doenças psicossociais e dependentes químicos. Atualmente, o Caps vem funcionando em outro local, também na área central de Maracanaú.
"O que está acontecendo é algo de acintoso e não apenas desrespeitoso com o cidadão como desafiador para as autoridades", afirma Kenny.
O prédio está a menos de 100 metros do Centro de Monitoramento das Câmeras do Município. Curiosamente, lembra que o endereço do prédio, localizado na Rua Pereira de Andrade Filho também é um dos mais movimentados corredores da área urbana de Maracanaú.
Providências
A Prefeitura de Maracanaú confirma o ocorrido e informa que já foram tomadas as devidas providências como o registro do Boletim de Ocorrência (B.O.).
Ressalta, ainda, que existe um projeto de reforma do prédio que está sendo concluído, que permitirá novos atendimentos, posteriormente, conforme o coordenador da Área de Saúde do Município, Ricksberg Cabral. No tocante à questão da segurança, a prioridade do monitoramento por meio de câmeras é dada para as ruas com maior movimentação e nos prédios públicos em funcionamento.
Mais informações:
Prefeitura Municipal de Maracanaú
Centro Administrativo
Rua Edson Queiroz, 350 - Centro
Telefone: (85) 3371-1114
www.maracanau.ce.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário