Bom dia amigas, feliz sábado.
Hoje nosso assunto é sobre vasectomia como é como funciona, vantagens e desvantagens. Este assunto é muito importante para quem está buscando uma segunda opção no lugar da laqueadura de trompas.
O crédito é do Novo Portal Zun – texto de Juliana.
Acompanhem por favor.
Um dos meios mais eficientes e seguros, a vasectomia deixou de ser um tabu entre os homens e passou a ser mais um dos métodos definitivos mais simples de controle da natalidade.
Por ser um procedimento muitas vezes irreversível ele só é realizado a pedido do homem que deve ter mais de 25 anos e no mínimo dois filhos vivos e hoje a vasectomia pode ser feito pelo SUS.
O que é
A vasectomia consiste numa pequena cirurgia sem necessidade de internação hospitalar, em que o homem se tornará estéril.
Como é feito
O procedimento dura cerca de 20 minutos, feito com anestesia local, em que é retirado um pequeno fragmento de cada um dos canais responsáveis pela passagem dos espermatozoides, depois disso os canais são amarrados de forma a não haver uma possível recanalização, em poucos meses o sêmen não conterá mais espermatozoides, sendo isso comprovado através de exames posteriores. Um dos medos masculinos é se a vasectomia causa impotência, por isso é importante frisar que a vasectomia deixa o homem estéril, mas não impotente e não altera em nada ou seu desempenho sexual, podendo voltar às atividades sexuais normalmente assim que se sentir confortável para isso.
• O paciente não precisa de internação hospitalar
• O procedimento é super rápido e indolor.
• Método seguro para evitar gravidez.
• Pode manter normalmente a rotina de trabalho, embora haja restrições quanto a levantar peso.
•O desempenho sexual não é afetado.
Cuidados
• Mesmo que pequena a vasectomia é uma cirurgia, por isso necessita de exames pré-operatórios.
• Pode haver um pouco inchaço ao redor do corte, que pode ficar levemente dolorido.
• Os dois primeiros meses após a cirurgia ainda devem ser utilizados outros métodos para evitar a gravidez.
• O método não protege contra doenças sexualmente transmissíveis.
Como vimos este é um procedimento seguro e eficaz, mas é preciso ser analisado e bem aceito pelo homem, procurar a ajuda de um profissional da saúde e esclarecer as dúvidas é um bom começo para os homens interessados. Planejar a família e optar pela vasectomia com certeza é uma atitude de homens bem resolvidos!
Abraços para todos e até amanhã
Por
Iris de Queiroz
Projetos Sociais
Nenhum comentário:
Postar um comentário