sexta-feira, janeiro 06, 2012

MUITO CUIDADO COM O RECÉM NASCIDO


Olá queridas e seguidoras amigas do Elas São Des, meu carinho para todas.

Hoje nosso assunto vem do Novo Portal Zun, texto de Juliana, onde se aprende sobre os olhos amarelados em recém nascido.

Tema por demais importante para as poderosas que tem filho.

Vamos ver os detalhes.

Muito comum em recém-nascido e popularmente conhecido como amarelão, a icterícia neonatalé uma alteração fisiológica na coloração do branco dos olhos, que muda para um tom amarelado, deixando os olhos amarelados no bebê.

Este tipo de alteração não é caracterizado como doença pelos pediatras, visto que 50% dos recém-nascidos apresentam esse problema que se manifesta entre o 2º ou 3º dia de vida dos bebês, não oferece risco, porém precisa ser tratado corretamente.

Causa

Acontece pelo excesso de um pigmento amarelado produzido pelo metabolismo das células vermelhas, chamado de bilirrubina. O que ocorre é que o fígado do bebê não consegue manter a quantidade produzida, acumulando o excesso no sangue, deixando-o amarelado. A cor amarelada aparece primeiro no rosto e depois vai se espalhando pelo tórax, abdômen e pernas.

Tratamento

Na maioria dos casos a icterícia regride espontaneamente por volta do décimo dia de vida, porém o banho de sol é o tratamento mais comum e muito importante, pois ajuda a eliminar a bilirrubina. Deve ser feito pela manhã ou a tardezinha, sendo que o tempo de duração será estabelecido pelo pediatra. Nos casos mais intensos a fototerapia pode ser indicada, trata-se de um procedimento em que o bebê recebe de luz direta.

Outros casos

Existem outros casos em que a icterícia é mais grave, um deles é a incompatibilidade de grupo sanguíneo, normalmente aparece no 1º dia de vida e é a forma mais grave, pois neste caso os anticorpos da mãe destroem os componentes dos glóbulos vermelhos do bebê produzindo em excesso a bilirrubina. Por isso é muito importante o acompanhamento médico antes, durante e após o nascimento do bebê.

Cuidados com o recém-nascido são sempre necessários, por isso fique sempre atento a qualquer sintoma diferente que seu bebê apresentar. A icterícia normalmente não é causa de grandes preocupações, mas nada substitui uma avaliação médica.

Abraços para todas e até amanhã

Elas São Des

Por

Iris de Queiroz

Projetos Sociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário