Bom dia amigas e seguidoras do Elas São Des Blog, prosperidade para vocês nesta quinta feira de sucesso.
Hoje vamos refletir sobre Direitos do Cidadão, com artigo de Fran, do Novo Portal Zun, que nos esclarece sobre o Cartão Cidadão Caixa Econômica Federal
Acompanhem por favor.
O Cartão Cidadão é um cartão magnético emitido pela Caixa Econômica Federal, que permite a consulta de todas as informações sobre o saldo e emissão do extrato de FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), consulta do PIS/PASEP (Programa de Integração Social), com avaliação de rendimentos, e também o saque de todos os benefícios que tiver direito como Bolsa Família, parcela do seguro desemprego e abono salarial.
Atualmente, é possível realizar esses e outros procedimentos a partir do Internet Banking Caixa, que oferece aos seus clientes muita segurança e comodidade, sendo possível fazer tudo necessário pela internet, em um banco online 24 horas por dia. Para o acesso é preciso ter em mãos o seu cartão cidadão e a sua senha de segurança.
Como solicitar o cartão cidadão: O Cartão Cidadão pode ser emitido nas agências bancárias da Caixa ou pelo telefone 0800-726-010, sendo necessário ter em mãos o número do seu PIS. Se optar pelas agências bancárias é preciso estar munido dos seguintes documentos: Certidão Civil, Carteira de Identidade, CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social), CPF e Comprovante de Endereço. Após receber o Cartão Cidadão é preciso que o usuário troque a senha do cartão para uma senha de sua segurança, evitando transtornos, em uma Unidade Lotérica ou na própria Agência Bancária
Entretanto, o Cartão Cidadão é destinado somente para todos aqueles cidadãos que tem vínculo empregatício de acordo com todas as leis trabalhistas, com regularidade nos pagamentos devidos à Previdência. Também é preciso que o trabalhador esteja cadastrado ao NIS (Número de Inscrição Social) ou ao NIT (Número de Inscrição do Trabalhador). No Caso do Programa Bolsa Família, o benefício é concedido para família com até 140 reais por pessoa, sendo necessário um cadastro com aprovação do Governo e que as crianças frequentem a escola regularmente.
Abraços carinhosos para todas e até amanhã.
Por
Iris de Queiroz
Projetos Sociais
Nenhum comentário:
Postar um comentário