Bom dia amigas do Elas São Des Blog.
Hoje eu trouxe um resumo de informações sobre as Doenças que são transmitidas pela água
Crédito: Novo Portal Zun| Ariane
Desde a infância nos ensinam que a água é o bem mais importante para a sobrevivência do ser humano e de outros seres. Mas a falta de consciência das pessoas com a sua conservação faz com que em alguns casos esse benefício se torne um pesadelo. Entre tantas consequências estão a falta de água potável e a contaminação, que pode acarretar doenças para o ser humano levando até mesmo a morte. Em uma pesquisa foi constatado que cerca de 30 mil pessoas morrem diariamente no mundo por consequência da transmissão de doenças pela água. Vejamos as principais.
Cólera
criança africana com cóleraA doença é originaria da Índia e de Bangladesh e se espalhou pelo mundo no ano de 1817, chegando ao Brasil em 1885. É uma doença infecciosa que ataca o intestino provocando a eliminação de uma grande quantia de água e sais minerais, causando desidratação no indivíduo. O vírus conhecido como Vibrio Cholerae pode ficar incubado no organismo de um a quatro dias. Seus principais sintomas são cólicas abdominais, náusea, vômito e diarréia constante.
Hepatite
pessoa hepatite icteríciaTem como consequência inflamação do fígado, que pode ser provocada por água contaminada e por vários tipos de vírus. Possui sintomas parecidos com os da gripe mais a coloração amarelada que a pele adquire com a doença chamada Icterícia. Geralmente as hepatites transmitidas por água e alimentos contaminados são do tipo A e E. As pessoas que já contraíram essa doença não podem fazer doação de sangue porque a doença pode ainda estar no organismo mesmo que não tenha nenhum sintoma.
Esquistossomose
É transmitida por um verme chamado esquitossomo que se instala nas veias do intestino, provocando diarréia, barriga d’água e problemas em outros órgãos do corpo. Este verme solta pequenos ovos que são expelidos pelas fezes e se não houver rede de esgotos ou fossa podem chegar a lagos e rios nos quais esses se transformam em larvas e penetram em caramujos (Planorbídeo), para se reproduzir e soltar mais larvas, chamadas de Cercária.
Para saber mais acesse o site Só Biologia.
Beijão para todas e até amanhã.
Por
Iris de Queiroz
Projetos Sociais
Nenhum comentário:
Postar um comentário